Resenha - As Quatro Estações - Legião Urbana
Por Carlos Roberto Merigo Filho
Postado em 16 de janeiro de 2000
Final da década de 80, a Legião Urbana começara a se tornar o maior fenômeno musica brasileiro. Influenciados pela cena punk inglesa, a banda de Brasilía já tinha lançado 3 discos, entre brigas e mudanças de formação. Tudo isso aliado ao rebeldismo de Renato Russo, hoje um dos mais cultuados poetas da música nacional, tornava a Legião Urbana uma lenda.
Legião Urbana - Mais Novidades
Após a ajuda de Herbert Viana dos Paralamas do Sucesso, com Renato Russo nos vocais/guitarra, Dado Villa-Lobos na guitarra, Marcelo Bonfá na bateria e Negrete no baixo lançaram o primeiro disco em 1985. Foi uma gravação tumultuada, discussões, brigas com os produtores. O sucesso disco acabou surpreendendo a todos, se tornaram a nova sensação vinda de Brasília. No ano seguinte chegaram a 600 mil cópias vendidas com o lançamento do álbum "Dois". Começaram a tocar em ginásios.
No terceiro disco "Que País É Este", voltaram as origens e agora eram os deuses do punk rock brasileiro. De ginásios passaram a tocar em grandes estádios, apresentações estas que se tornaram cada vez mais tumultuadas devido a mistura altamente explosiva do repertório da banda com a atitude punk de Renato Russo. O show do Legião Urbana era uma provocação, Renato Russo intimava a tudo e a todos.
Após isso, Renato Russo achava que não poderiam continuar com aquilo, ele disse: "Vamos fazer umas coisas mais leves, mais na paz". Nesse pensamento e agora com a saída do baixista Negrete, que havia desistido de tudo para ir morar numa fazenda a banda voltava a ser um trio, saiu o disco que mais vendeu: "As Quatro Estações".
Com letras que retratavam os conflitos da adolescência, com referencias à Bíblia, Camões e Buda. "As Quatro Estações" levou a Legião Urbana a estourar de vez, um álbum que continha uma batelada de sucessos todos executados a exaustão nas rádios do país. O disco abre com a agressiva "Há Tempos", mas é a segunda faixa do disco Pais e Filhos que se torna o maior sucesso do disco e um dos maiores clássicos da música brasileira. Outros destaques são: "Quando o Sol Bater Na Janela Do Teu Quarto", "Meninos e Meninas" que é uma referência ao homossexualismo, que Renato Russo tinha assumindo publicamente dois anos antes. "Monte Castelo" que foi inspirada nos poemas "I Coríntios 13" e "Soneto 11" de Luis de Camões. Fizeram uma excursão extensa pelo país, sempre com shows lotados.
A sonoridade punk tinha ficado de lado, mas as letras intimistas fizeram deste um dos melhores da banda junto com o álbum de estréia. Quatro Estações vendeu aproximadamente 1milhão de cópias e tornou a Legião Urbana a banda mais aclamada do rock brasileiro.
Há Tempos
Pais e Filhos
Feedback Song For a Dying Friend
Quando o Sol Bater na Janela do Seu Quarto
Eu Era Um Lobisomem Juvenil
1965 (Duas Tribos)
Monte Castelo
Maurício
Meninos e Meninas
Sete Cidades
Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar
Renato Russo – Vocal/Guitarra
Dado Villa-Lobos – Guitarra
Marcelo Bonfá – Bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
O álbum clássico do thrash metal que foi composto no violão
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
Garotos Podres são interrogados pela polícia por causa da música "Papai Noel Velho Batuta"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Mick Abrahams, guitarrista original do Jethro Tull, morre aos 82 anos
Ex e atuais membros do Pantera, Pentagram, Dark Funeral e Fu Manchu unem forças no Axe Dragger
Sexo ok, drogas tô fora, rock'n'roll é tudo; 5 músicos de hair metal que fogem do estereótipo
Novo álbum do Linkin Park ganha disco de platina tripla no Brasil
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Por que Frejat demitiu seu guitarrista de longa data: "Eu não saí, fui saído"
Box-set do Rainbow com 9 CDs será lançado em março de 2026
O artista de rock nacional com maior cachê do mercado hoje, segundo ex-diretor da BMG
A resposta de Fernando Deluqui sobre chance de Paulo Ricardo participar do atual RPM
O disco do AC/DC que agrada Kerry King por ser "sombrio"

As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
O hit da Legião Urbana em que Renato Russo usa a Bíblia para falar de relação gay
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
Rogério Flausino conta como a morte de Renato Russo afetou a carreira do Jota Quest
A opinião de Renato Russo sobre uso de homeopatia para dependência química



