Resenha - As Quatro Estações - Legião Urbana

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Carlos Roberto Merigo Filho
Enviar correções  |  Ver Acessos

Final da década de 80, a Legião Urbana começara a se tornar o maior fenômeno musica brasileiro. Influenciados pela cena punk inglesa, a banda de Brasilía já tinha lançado 3 discos, entre brigas e mudanças de formação. Tudo isso aliado ao rebeldismo de Renato Russo, hoje um dos mais cultuados poetas da música nacional, tornava a Legião Urbana uma lenda.

Enem 2019: prova do 1° dia tem Legião Urbana na capa, Cazuza e até MadonnaBlack Metal: o lado mais negro da cena brasileira

Após a ajuda de Herbert Viana dos Paralamas do Sucesso, com Renato Russo nos vocais/guitarra, Dado Villa-Lobos na guitarra, Marcelo Bonfá na bateria e Negrete no baixo lançaram o primeiro disco em 1985. Foi uma gravação tumultuada, discussões, brigas com os produtores. O sucesso disco acabou surpreendendo a todos, se tornaram a nova sensação vinda de Brasília. No ano seguinte chegaram a 600 mil cópias vendidas com o lançamento do álbum "Dois". Começaram a tocar em ginásios.

No terceiro disco "Que País É Este", voltaram as origens e agora eram os deuses do punk rock brasileiro. De ginásios passaram a tocar em grandes estádios, apresentações estas que se tornaram cada vez mais tumultuadas devido a mistura altamente explosiva do repertório da banda com a atitude punk de Renato Russo. O show do Legião Urbana era uma provocação, Renato Russo intimava a tudo e a todos.

Após isso, Renato Russo achava que não poderiam continuar com aquilo, ele disse: "Vamos fazer umas coisas mais leves, mais na paz". Nesse pensamento e agora com a saída do baixista Negrete, que havia desistido de tudo para ir morar numa fazenda a banda voltava a ser um trio, saiu o disco que mais vendeu: "As Quatro Estações".

Com letras que retratavam os conflitos da adolescência, com referencias à Bíblia, Camões e Buda. "As Quatro Estações" levou a Legião Urbana a estourar de vez, um álbum que continha uma batelada de sucessos todos executados a exaustão nas rádios do país. O disco abre com a agressiva "Há Tempos", mas é a segunda faixa do disco Pais e Filhos que se torna o maior sucesso do disco e um dos maiores clássicos da música brasileira. Outros destaques são: "Quando o Sol Bater Na Janela Do Teu Quarto", "Meninos e Meninas" que é uma referência ao homossexualismo, que Renato Russo tinha assumindo publicamente dois anos antes. "Monte Castelo" que foi inspirada nos poemas "I Coríntios 13" e "Soneto 11" de Luis de Camões. Fizeram uma excursão extensa pelo país, sempre com shows lotados.

A sonoridade punk tinha ficado de lado, mas as letras intimistas fizeram deste um dos melhores da banda junto com o álbum de estréia. Quatro Estações vendeu aproximadamente 1milhão de cópias e tornou a Legião Urbana a banda mais aclamada do rock brasileiro.

Há Tempos
Pais e Filhos
Feedback Song For a Dying Friend
Quando o Sol Bater na Janela do Seu Quarto
Eu Era Um Lobisomem Juvenil
1965 (Duas Tribos)
Monte Castelo
Maurício
Meninos e Meninas
Sete Cidades
Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar

Renato Russo - Vocal/Guitarra
Dado Villa-Lobos - Guitarra
Marcelo Bonfá - Bateria




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Legião Urbana"


Enem 2019: prova do 1° dia tem Legião Urbana na capa, Cazuza e até MadonnaEm 26/10/1989: Legião Urbana lançava o álbum As Quatro Estações

Em 11/10/1996: morria Renato Russo, um dos maiores artistas de uma geraçãoEm 11/10/1996
Morria Renato Russo, um dos maiores artistas de uma geração

Capital Inicial: Melhor banda de rock do Brasil é Legião Urbana, diz Dinho Ouro PretoCapital Inicial
"Melhor banda de rock do Brasil é Legião Urbana", diz Dinho Ouro Preto

Renato Russo: Eu sou psicótico, igualzinho ao Axl Rose''Renato Russo
"Eu sou psicótico, igualzinho ao Axl Rose''

Góticas: 10 grandes bandas do gênero na Inglaterra dos anos 80Góticas
10 grandes bandas do gênero na Inglaterra dos anos 80


Black Metal: o lado mais negro da cena brasileiraBlack Metal
O lado mais negro da cena brasileira

Metallica: James Hetfield imitando Dave Mustaine na TVMetallica
James Hetfield imitando Dave Mustaine na TV


Sobre Carlos Roberto Merigo Filho

Louco por Rock 'n Roll de todos os tipos desde sua criação até os dias de hoje, infelizmente não toca nada. Suas bandas preferidas são Kiss, The Black Crowes, Aerosmith, The Cult, Iron Maiden, Black Sabbath, Queen, Camisa de Venus, Velhas Virgens, etc.

Mais matérias de Carlos Roberto Merigo Filho no Whiplash.Net.

adGoo336