Matérias Mais Lidas

Raimundos: Digão revela que recebeu proposta astronômica para reunião com RodolfoRaimundos
Digão revela que recebeu proposta "astronômica" para reunião com Rodolfo

KK's Priest: banda com ex- membros do Judas lançará primeiro disco em maioKK's Priest
Banda com ex- membros do Judas lançará primeiro disco em maio

Megadeth: David Ellefson se manifesta após ser acusado de enviar nudes a menor de idadeMegadeth
David Ellefson se manifesta após ser acusado de enviar nudes a menor de idade

Eloy Casagrande: o meio metal perdeu espaço por anos e hoje respira por aparelhosEloy Casagrande
"o meio metal perdeu espaço por anos e hoje respira por aparelhos"

Metallica: a canção famosa da banda que James Hetfield acha uma porcariaMetallica
A canção famosa da banda que James Hetfield acha "uma porcaria"

Adrian Smith: preocupado com o futuro, ele acha que a Internet pode matar a músicaAdrian Smith
Preocupado com o futuro, ele acha que a Internet pode matar a música

Iron Maiden: Adrian Smith revela quando a banda pretende voltar a tocar ao vivoIron Maiden
Adrian Smith revela quando a banda pretende voltar a tocar ao vivo

Slash: Myles Kennedy conta por que não se intimidou ao trabalhar com o guitarristaSlash
Myles Kennedy conta por que não se intimidou ao trabalhar com o guitarrista

Guns N' Roses: falta de planejamento fez Gilby ter que aprender a tocar tudo rapidinhoGuns N' Roses
Falta de planejamento fez Gilby ter que aprender a tocar tudo rapidinho

Rock Hall: no aperto, Iron Maiden e Foo Fighters entram no top 5 do voto popularRock Hall
No aperto, Iron Maiden e Foo Fighters entram no top 5 do voto popular

Rodolfo Abrantes: O sonho da minha mãe era eu voltar aos RaimundosRodolfo Abrantes
"O sonho da minha mãe era eu voltar aos Raimundos"

Iron Maiden: cerveja Hellcat, produzida pela Brewdog, será lançada em breveIron Maiden
Cerveja "Hellcat", produzida pela Brewdog, será lançada em breve

King Crimson: com visual excêntrico, Robert Fripp e Toyah homenageiam The ProdigyKing Crimson
Com visual "excêntrico", Robert Fripp e Toyah homenageiam The Prodigy

Aquiles Priester: baterista se junta a Chitãozinho e Xororó em versão de EvidênciasAquiles Priester
Baterista "se junta" a Chitãozinho e Xororó em versão de "Evidências"

Metallica: James diz que banda já escreveu mais de dez músicas novasMetallica
James diz que banda já escreveu mais de dez músicas novas


Arte Musical
Stamp
Korzus

Resenha - Kiss - Kiss

Por Carlos Chacal
Em 28/12/99

No início da década de 70, o cenário popular musical de Nova York era tão efervescente quando o de Liverpool na década anterior. O glam rock e glitter rock começavam a ganhar destaque na cidade. Bandas como New York Dolls, The Planets, The Harlots of 42nd Street, vestidos de drag-queens e sapatos de salto alto eram toda a ira para a crítica musical. E enquanto estes grupos tiveram a distinção de ser a banda-do-momento, quatro jovens dividiam um apartamento, ou melhor, um sotão no leste de Manhattan com ratos e baratas, mas tinham grandes expectativas.

O baixista/vocalista Gene Simmons e guitarrista/vocalista Paul Stanley, tinham acabado de sair da banda Wicked Lester pensando em criar um novo grupo que não se parecesse com nada que havia existido antes. Não só queriam fazer um excelente Rock ‘n Roll , mas também apresentariam um espetáculo fenomenal que ficaria marcado na memória do público. Depois de contratar o baterista Peter Criss e o guitarrista Ace Frehley, o Kiss, recentemente criado, passou os próximos meses compondo novas canções com uma meta em mente: A Dominação do Mundo!

E isso não era mais um episódio do desenho Pink e Cérebro. Fizeram a primeira apresentação no Coventry (um extinto clube localizado no Queens, NY). Perceberam que precisariam de algo a mais que pudesse chamar a atenção do público. E com isso a personalidade de cada integrante naturalmente - se manifestou nas roupas, no couro espalhado pelo corpo e na maquiagem em estilo japonês Kabuki. Ace se tornou um homem espacial; Peter um gato; Paul se tornou uma estrela do rock; e Gene um demônio cospe-fogo e sangue. Retornaram ao Coventry Club, e dessa vez chamaram a atenção não só do público, mas também do diretor e produtor musical Bill Aucoin, e viu que o Kiss tinha uma energia que deveria ser apresentada ao mundo.
Ele lhes ofereceu um adiantamento em dinheiro e prometeu um contrato com uma gravadora em troca da oportunidade de gerenciar a banda. Duas semanas depois, ele cumpriu a promessa e o contrato foi assinado com Neil Bogart, o dono da recém-criada Casablanca Records.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em Outubro de 1973, o Kiss trabalhou febrilmente com os produtores Kenny Kerner e Richie Wise para produzir o primeiro disco. Porém, quando o álbum auto-intitulado tomou as estantes das lojas em 18 de fevereiro de 1974, se deparou com uma crítica enorme. A foto da capa foi inspirada na famosa capa de Meet The Beatles, dos, é óbvio, Beatles e as pessoas a acharam horrorosa e algumas críticas diziam que o Kiss era uma piada. Só depois que a banda fizesse a primeira aparição na televisão promovendo o primeiro single "Nothin To Lose " no programa Dick Clarks Concerts, que os críticos compreenderiam o significado do Kiss. Com um Rock e comportamento agressivo o Kiss conquistaria o mundo a partir dali.

E o resto da história você já sabe, o Kiss hoje é conhecido por ser uma banda milionária e por vender milhões de cópias de qualquer disco lançado. Se tornou comum vermos a banda arrebatando discos de ouro, platina e afins com uma rapidez incrível. Pensando nisso fica difícil imaginarmos que um dia, o 4 mascarados de Nova York tiveram albúns encostados nas prateleiras das lojas. Até o lançamento do primeiro disco da trilogia de sucesso Alive!, o Kiss ainda não sabia o significado da palavra sucesso em grande escala.

Mas o fato que passou desapercebido por muita gente na época, é que o primeiro disco é um dos melhores lançados pela banda. Ele nos dá uma excelente amostra do estilo que o Kiss desenvolveria no decorrer da carreira.

Gene Simmons e Paul Stanley trouxeram várias composições que já haviam sido feitas na época da antiga banda da qual fizeram parte, a Wicked Lester. Letras que em sua maioria, cultuavam a diversão adolescente: sexo, rock ‘n roll e festa. Isso aliado aos solos criativos de Ace Frehley resultaram em grandes clássicos. Dez excelentes faixas com o melhor do rock ‘n roll. A começar por "Strutter", onde Ace Frelhey já da amostras de porque seria um guitarrista influente para muitos que estavam começando.

Em "Nothin To Lose", a banda trata de uma forma indireta e divertida sobre o sexo anal, como se percebe no refrão: "Oh querida por favor não recuse, você sabe que não tem nada a perder!". Nesta faixa já se percebe uma grande parceria entre os 4 integrantes, que dividem os vocais com perfeição. "Firehouse" marca a apresentação do número cospe-fogue de Gene Simmons durante os shows. Ace Frehley também mostra que além de excelente guitarrista, também sabia compor. Isso fica claro na faixa "Cold Gin", a única escrita por Frehley nesse álbum de estréia.

A quinta música é "Let Me Know", uma das melhores do disco. "Kissin Time" foi uma música utilizada durante o concurso que inspirou o nome da banda. A primeira tiragem do disco não continha essa canção, foi incluída apenas mais tarde na segunda tiragem do álbum. Por isso, a edição que não inclui "Kissin Time" se tornou um item de colecionador, é a única música no disco não escrita por nenhum dos integrantes da banda.

"Deuce" mostra toda a potência dos vocais de Gene Simmons, um clássico absoluto. A oitava faixa é a instrumental "Love Theme From Kiss". Outro grande clássico da banda "100,000 Years" é a nona música do álbum, onde Paul Stanley mostra porque é considerado um dos melhores vocalistas de rock até hoje.

Mas o grande destaque do álbum, é com certeza a décima e ultima faixa. O clássico supremo "Black Diamond". Paul Stanley canta a introdução, depois passa a bola para Peter Criss que prova que além de bom nas baquetas, tem uma voz poderosa que se encaixa perfeitamente com a música. Tudo isso aliado ao solo estonteante, influenciado por uma música do Led Zeppelin, fazem de "Black Diamond" um dos maiores clássicos da história do Rock.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mais tarde muita gente percebeu o que havia perdido e o primeiro albúm do Kiss acabou entrando no TOP 100 da Billboard, e dois anos após o seu lançamento recebeu o disco de ouro pela RIAA (Recording Industry Association of America).

O primeiro albúm do Kiss seria apenas o começo de uma carreira de sucesso estrondoso, e que deixaria marcado vários clássicos eternos. Nada menos do que 6 músicas do disco são obrigatórias nos shows até os dias de hoje. E isso, era só o começo...


Outras resenhas de Kiss - Kiss

Kiss: banda ainda é capaz de agradar a novos ouvintes

Kiss: em detalhes, o histórico primeiro álbum de 1973

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

💬 Ler e postar comentários


Edu Falaschi - Vera Cruz
Pentral
MOPD
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Gene Simmons: o segredo de sua boa forma está no nomeGene Simmons
O segredo de sua boa forma está no nome

Kiss: as cirurgias às quais Paul Stanley precisou ser submetido devido às turnêsKiss
As cirurgias às quais Paul Stanley precisou ser submetido devido às turnês

Loudwire: o pior álbum de 25 grandes bandas de rock e heavy metal, por Joe DivitaLoudwire
O pior álbum de 25 grandes bandas de rock e heavy metal, por Joe Divita

Kiss: Paul Stanley diz que Ace e Peter podem fazer aparições especiais em turnêKiss
Paul Stanley diz que Ace e Peter podem fazer aparições especiais em turnê

Kiss: Paul Stanley não descarta participações de Frehley e Criss em última tourKiss
Paul Stanley não descarta participações de Frehley e Criss em última tour

Lista: 50 grandes bandas de rock e heavy metal que são do estado de Nova YorkLista
50 grandes bandas de rock e heavy metal que são do estado de Nova York

Kiss: à Veja, Paul Stanley reconhece que sua voz está diferente nos dias de hojeKiss
à Veja, Paul Stanley reconhece que sua voz está diferente nos dias de hoje

Kiss: por que Paul Stanley ficou tão feliz após banda tirar maquiagens em 1983Kiss
Por que Paul Stanley ficou tão feliz após banda tirar maquiagens em 1983

Greta Van Fleet e Gene Simmons: Talvez o mundo do rock do qual ele lembra esteja mortoGreta Van Fleet e Gene Simmons
"Talvez o mundo do rock do qual ele lembra esteja morto"

Kiss: versão reggae de Tears Are Falling com o próprio Bruce KulickKiss
Versão reggae de "Tears Are Falling" com o próprio Bruce Kulick

Iron Maiden: Paul Stanley afirma que é uma insanidade banda não estar no Rock HallIron Maiden
Paul Stanley afirma que é uma insanidade banda não estar no Rock Hall

Paul Stanley: o Led Zeppelin errava muito, e por isso eram tão incríveisPaul Stanley
O Led Zeppelin errava muito, e por isso eram tão incríveis

Paul Stanley: Só porque eu não gosto de alguma coisa, não significa que seja ruimPaul Stanley
"Só porque eu não gosto de alguma coisa, não significa que seja ruim"

Kiss: segundo revista, biografia da banda deve chegar em breve à NetflixKiss
Segundo revista, biografia da banda deve chegar em breve à Netflix

Kiss: se Gene Simmons cuida dos negócios, Paul Stanley cuida da música?Kiss
Se Gene Simmons cuida dos negócios, Paul Stanley cuida da música?


Kiss: Nunca usei drogas, diz Paul StanleyKiss
"Nunca usei drogas", diz Paul Stanley

Gene Simmons: Ele agora diz que não é apenas o Rock que está mortoGene Simmons
Ele agora diz que não é apenas o Rock que está morto

Mike Portnoy: ele explica (de forma incrível) por que adora Ringo e Peter CrissMike Portnoy
Ele explica (de forma incrível) por que adora Ringo e Peter Criss


Metallica, Guns, Slipknot, Kiss: tombos, erros e fatos engraçadosMetallica, Guns, Slipknot, Kiss
Tombos, erros e fatos engraçados

Heavy Metal: os maiores álbuns da história para os gregosHeavy Metal
Os maiores álbuns da história para os gregos