Resenha - Strays - Jane's Addiction
Por Rafael Carnovale
Postado em 25 de agosto de 2003
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quem acompanhou a MTV no início dos anos 90 vai se lembrar com certeza do clipe maneiríssimo de "Been Caught Stealing" do Jane’s Addiction. Na época, eles eram apontados como os pais do funk-metal, a fusão do groove funkeiro com o peso do metal, que geraria filhos como o Faith No More e primos como o Red Hot Chili Peppers. Mas após o excelente "Ritual de Lo Habitual" (1991) a banda encerrou suas atividades. O vocalista Perry Farrell foi montar o Porno For Pyros, que obteve boa repercussão, chegando a tocar na segunda edição do festival Woodstock. Os outros membros seguiram caminhos distintos, até que em 1997 a banda ensaiou uma volta, lançando a coletânea "Kettle Whistle" (com duas faixas inéditas) e saindo em turnê. Mas já saíam com uma baixa: o baixista Eric Avery não queria retornar, e Flea (que na época tocava do Dave Navarro no Red Hot Chilli Peppers) ocupou o posto. Finalizada a turnê, a banda parou de novo, retornando definitivamente no ano passado, mas ainda sem Eric, substituído por Chris Canney (ex-Alanis Morrissette).
Janes Addiction - Mais Novidades

"Strays" é o primeiro cd desta volta e traz uma banda furiosa. Nem parece que os caras ficaram parados por tanto tempo. Quem acha que a banda viria moderninha, cheia de efeitos eletrônicos (cortesia de Perry, que andou experimentando em cd’s solo) se enganou. As três primeiras faixas "True Nature", "Strays" e "Just Because" (o primeiro single) são três rockões típicos da banda. Farrell está gritando como nunca e Dave Navarro injeta doses pesadas de guitarra, tudo com muito swing e habilidade. As faixas seguntes "Price I Pay" e "The Riches" mostram um Jane’s Addiction brincando com melodias e peso ao mesmo tempo, sendo uma lição para as bandas ditas modeninhas.
"Superhero" traz de volta o peso, com um baixo poderoso e lembra muito o Jane’s Addiction dos primeiros discos, seguida pela excelente e cadenciada "Wrong Girl", aonde o baixo de Chris é o destaque. O cd todo mostra uma banda mais rockeira que o habitual (vide o peso de "Suffer Some" ) mas que não abre mão de experimentos interessantes, como os excelentes riffs misturados a eletrônica executados em "Hypersome". Todo o peso contudo é bem misturado ao groove e ao balanço que sempre caracterizou o som do Jane’s.
Só posso falar bem deste cd. Uma banda lendária, que fez história, voltando com tudo, mostrando uma faceta pesada e agressiva e prometendo muito, já que eles farão uma turnê que provavelmente passará pelo Brasil em 2004. Um belo retorno. Sejam bem vindos de volta. Estávamos com saudade! ;)
Line Up:
Perry Farrel – Vocais
Dave Navarro – Guitarras
Chris Chaney – Baixo
Stephen Perkins – Bateria
Lançado em 2003 pela EMI RECORDS.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
O argumento de Steve Harris que convenceu Janick Gers a ficar após Adrian Smith voltar
A banda definitiva de Heavy Metal, na opinião de Ozzy Osbourne
Kiko Loureiro conta quem foi o "guitarrista dos guitarristas"; "Van Halen tinha ele como Deus"


O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
A banda que é o "Led Zeppelin do rock alternativo", segundo Taylor Hawkins
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



