Resenha - Heavils - Heavils
Por Alexandre Avelar
Postado em 19 de julho de 2003
Ainda vão ter que inventar um rótulo em que se encaixem bandas como System Of A Down e The Heavils. Embora bastante diferente do System Of A Down, o estreante The Heavils te deixa com a mesma dúvida na cabeça: não é metal, não é punk, não é hardcore, e ao mesmo tempo é tudo isso, misturado com mais um monte de elementos musicais, que se espremem em músicas rápidas, diretas, coesas, e que duram em torno de três minutos cada uma.

O nome da banda engana, afinal não se trata de heavy metal (no sentido estrito do termo) nem muito menos de alguma dessas bandas de retro-rock do momento, como The Strokes, The Hives e outros "The" alguma coisa, que andam surgindo aos montes ultimamente.
O visual é bem punk, a postura é underground, a produção do disco é a mais simples possível (não confundir com tosqueira, longe disso), com os efeitos se limitando às maluquices extraídas das cordas das guitarras. O som é uma salada de ritmos quebrados, riffs pesados e distorcidos de guitarras, som de baixo bem evidente e com muito groove, com uma cozinha que lembra uma banda de jazz-funk. Apesar de demonstrarem uma imensa capacidade musical e criativa, não há momentos de preciosismo, o que é coerente com a proposta meio punk da banda. Os vocais variam entre o hardcore melódico (algo entre Offspring e Dead Kennedys) e o agressivo-quase-gutural, nos momentos mais pesados. Há ainda alguns momentos suaves intercalados, algumas belas melodias e solos de guitarra, mas sempre curtos e bem encaixados nas músicas.
As letras são curtas e despretensiosas, e nesse aspecto o The Heavils também se diferencia do System Of A Down. Outra diferença bem marcante é que, apesar da salada musical, o CD como um todo é de alguma forma linear, parecendo que foi gravado em uma "jam session".
"Colorblind", o cartão de visitas do CD, é uma espécie de harcore melódico cadenciado e com algumas variações, mas não chega a assustar. A partir da segunda faixa, "Still Awake", é que começam a surgir passagens mais pesadas intercaladas a outras mais experimentais. O peso fica ainda mais evidente a partir de "Don't Be Afraid", mas é temperado com os momentos mais suaves intercalados em "Undertow". "Falling Apart" é uma das melhores do disco, com seu refrão bem marcante, e "Pickle Jar" é uma quase-balada bastante interessante. Outra faixa de destaque é "Coldspot", com vocais beirando o estilo Soundgarden, e muita melodia. O CD é encerrado pela maluquice sonora de "Kadigimonk", faixa instrumental totalmente experimental, que se arrasta por mais de 15 minutos, contrastando com a curta duração das outras músicas do CD.
É isso aí. Para quem está cansado de tantos clichês despejados pela maioria das bandas de rock e metal que andam por aí, o The Heavils é um antídoto poderoso. Finalmente, depois da "maré" do new metal (argh), parece que o cenário musical norte-americano começa a dar sinais de reação. Antes tarde do que nunca.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Gary "Mani" Mounfield, baixista do Stone Roses e Primal Scream, morre aos 63 anos
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
Ozzy Osbourne não ouvia tanto rock pesado quanto as pessoas imaginam, revelam filhos
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
A controversa opinião de Andre Matos sobre a cantora Marisa Monte
Bruce Dickinson: punks não sabem tocar e tem inveja do metal
A reação de filha de Elvis Presley ao descobrir que Michael Jackson era virgem aos 35 anos
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



