Resenha - As Live as It Gets - Blaze
Por Rafael Carnovale
Postado em 03 de julho de 2003
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Se fosse feita uma lista dos músicos mais criticados no heavy metal e hard rock, certamente Blaze Bayley estaria no mínimo entre os dez mais. O ex-vocalista do Wolfsbane foi do céu ao inferno entre 1993 e 1998, período em que substituiu Bruce Dickinson na Donzela De Ferro (Iron Maiden para quem não sabe). Dois cd’s se seguiram: "X-Factor" e "Virtual XI" e uma coletânea "Best of the Beast". Muitos aprovaram Blaze, mas as críticas foram inevitáveis. Todos os críticos voltaram sua fúria contra o vocalista, esquecendo que o Iron passou por uma das suas fases mais pobres a nível de criatividade. Solução encontrada: Blaze sai em 1998, após uma turnê sul-americana (aonde ocorreram diversos contratempos, como o cancelamento de um show em Campinas - São Paulo - que terminou em confusão e um show tumultuado no Rio, com direito a objetos atirados em Janick Gers) e o retorno de Bruce Dickinson, trazendo a tiracolo Adrian Smith. O Iron não fez um cd tão poderoso assim ("Brave New World") , mas se recuperou dignamente, e Blaze se viu só, para começar algo novo... que futuro este rapaz teria?

Um futuro brilhante: Blaze formou uma banda solo, e lançou seu "debut" "Silicon Messiah". Com a experiência adquirida nos anos de Iron, Blaze procurou moldar um som no qual pudesse encaixar sua voz. E o fez competentemente. Seu segundo cd "Tenth Dimension" continuou a trajetória de sucesso, transformando muitos de seus críticos em seus fãs. Finalmente ele conseguia mostrar seu talento, que já existia na época da Donzela, mas que por motivos que só Steve Harris sabe, ficou oculto.
A turnê de "Tenth Dimension" foi realmente um grande sucesso para Blaze, que tocou em diversos festivais europeus (com bela recepção), passando inclusive pelo Brasil, aonde o mesmo foi ovacionado por muitos, embora os shows não tenham estado cheios. "As Live as It Gets" é um registro desta turnê. E as coisas começam a velociade da luz, com a poderosa "Speed of Light", seguida de "When Two Worlds Collide" e "Steel" do Wolfsbane, que mostram que Blaze não esqueceu daonde veio. O "Set" é calcado em músicas dos cd’s de Blaze e algumas do Maiden.
De sua carreira solo podemos destacar a speed "Kill and Destroy" as excelentes "Ghost in the Machine" e "Born as a Stranger" e as cadenciadas "End Dream" e "Stare at the Sun" além das melódicas "Silicon Messiah" e "The Brave". Blaze e banda ainda aprontam numa excelente e inusitada versão para "Dazed and Cofused" do Led Zeppelin, que fora gravada para o tributo "The Music Remains the Same" e cuja versão ao vivo ficou matadora.
Do Iron Maiden Blaze inteligentemente escolheu músicas muito interessantes: a nunca tocada "Vírus" (que ficou muito pesada com os novos arranjos), o sucesso "Futureal" e a excelente "Sign of The Cross" (com direito a todas as partes orquestradas), que Bruce interpretou de maneira excepcionalmente fiel no cd ao vivo "Rock in Rio" do Iron Maiden. A pesadíssima "Tenth Dimension" fecha o cd, que mostra um grande show, nos permitindo concluir que Blaze e banda são ótimos de performance ao vivo.
A banda é muito talentosa, com destaque para os guitarristas John Slater e Steve Wray, sem falar do versátil baixista Rob Naylor, que toca sons próprios e reproduz com personalidade o baixo galopante de Mr. Steve Harris, além da batera precisa de Jeff Singer, que deixaria a banda logo em seguida. Um grande cd, que merece rapidamente uma versão nacional.
Blaze provou para todos que sair do Iron Maiden foi a melhor coisa que poderia ter acontecido para sua carreira, e merece os créditos de um trabalho bem feito. Pode conferir sem medo.
Lançado pela SPV/Stealhammer em 2003.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Dave Mustaine diz que integrantes reagiram bem ao anúncio do fim do Megadeth
William DuVall encara desafio do metal ao gravar com Metal Allegiance: "É preciso estar à altura"
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Paul Stanley e Gene Simmons serão induzidos ao Songwriters Hall of Fame
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
Guitarrista da banda solo de Bret Michaels sai em sua defesa
Regis Tadeu cita banda de metal brasileira que é exemplo de gestão de carreira internacional
A única música assinada por Cazuza e Supla e que fala sobre ambos serem de família rica
Lista: 11 bandas de rock e metal que nunca fizeram um álbum tão bom quanto o primeiro


Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
O "empurrãozinho" que pode ter ajudado Blaze Bayley a entrar no Iron Maiden
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



