Resenha - Humanos - Oficina G3
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 25 de maio de 2003
Nota: 4 ![]()
![]()
![]()
![]()
Último trabalho de uma das maiores bandas de rock cristão do Brasil, uma das pioneiras do estilo em terras brazucas, que cresceu, ficou maior e muito famosa, conquistando uma gama imensa de fãs. Todo trabalho dos caras é muito bem recebido, e é uma pena que toda essa fama não corresponda ao som que eles fazem.
Ao se começar a ouvir "Humanos" se tem uma ótima impressão; vê-se um rock pesado, riffs impactantes, boa massa sonora, realmente excelentes composições. As músicas em que eles empregaram mais peso, mais pegada, mais energia, são justamente as melhores do cd. Esse peso é representado pelos petardos "Onde Está?" e "Apostasia", as primeiras. Já "Te Escolhi" é música feita para agradar a todos, que vira hit facilmente, mesclando partes mais pesadas com outras mais calmas. Não se pode negar que agrada.
A partir daí alguma coisa parece ter saído errado. O cd desemboca num rockzinho básico, adocicado, leve e melodioso. O que se segue é uma sucessão de baladas que os diabéticos não irão agüentar. Trancar um deathbanger numa sala e colocar Humanos para rodar me parece uma definição perfeita de tortura. Tá bom, as letras são muito boas, sabem falar do que se propõe a fazer, são uma das qualidades mais fortes dos caras. "Eu Sei", "Ele Se Foi", "Criação", "Don´t Give Up"... uma overdose de baladas intermináveis que não fazem muito bem ao organismo. E a injeção de açúcar segue com "Memórias", "Minha Luta" e "Simples". Um riffzinho mais pesado aqui, outra passagem mais energética ali, mas nada que dê pra salvar.
A tortura finalmente pára com a insana e realmente pesada "Até Quando?" seguida da mais ou menos pesada e digerível "Desculpas", que junto com as duas primeiras faixas vão te proporcionar os únicos momentos realmente agradáveis desse cd, e quem sabe arrancar um sorrisinho. Mas a alegria não dura muito e a doçura volta com força total em "Pra Você" e "O Teu Amor", que fecham o cd.
Sabe porque eles não investem de verdade num rock mais pesado e agressivo? Infelizmente eles não estão preocupados em fazer rock n’roll de verdade, são muito famosos no meio gospel, têm milhares de fãs, arrastam excelentes públicos por onde passam. Você acha que aquelas saltitantes tietes pré-adolescentes vidradas no visual "rockeiro-bom-moço" dos caras querem ouvir rock? E as rádios? Nunca iriam tocar suas composições mais pesadas.
Realmente é uma pena. A banda já provou que tem competência para fazer um bom rock n’roll, como fizeram no passado e como hoje em dia ainda fazem quando querem. Precisam urgentemente decidir se vão fazer baladinhas para agradar os mais tradicionais e arrebanhar mais fãs enlouquecidas ou se vão investir no som que todos nós apreciamos e gostamos de ouvir.
Line – Up:
P.G. (Vocais)
Juninho Afram (Guitarras)
Jean Carllos (Teclados)
Duca Tambasco (Baixo)
Luis Fernando (Baterista convidado)
Site Oficial: http:// www.oficinag3.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026
Os 5 melhores álbuns do rock nacional, segundo jornalista André Barcinski
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
Guns N' Roses é anunciado como headliner do Monsters of Rock 2026
Os 16 vocalistas mais icônicos da história do rock, segundo o The Metalverse
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
O músico que Neil Young disse ter mudado a história; "ele jogou um coquetel molotov no rock"
A canção do Queen que Brian May achou que era piada até ouvir "estou falando sério"
A banda que deixou o Rage Against The Machine no chinelo tocando depois deles em festival
As 10 melhores músicas do Slayer, segundo o Heavy Consequence
A única música do Led Zeppelin que Geddy Lee conseguia tocar: "Padrão repetitivo"
O guitarrista do panteão do rock que Lou Reed dizia ser "profundamente sem talento"
Paulo Ricardo comenta o que é ter muita grana e admite: "Não estou nesse patamar"
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira



Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental


