Resenha - Metus Mortis - Brainstorm
Por Alexandre Freitas de Avelar
Postado em 29 de janeiro de 2003
Se existe um só vocalista no heavy metal que possa ser comparado a Bruce Dickinson, ao menos no estilo de cantar, esse alguém é Andy B. Franck, vocalista das excelentes bandas Brainstorm e Symphorce.

"Metus Mortis", lançado em 2001 (saiu em 2002 aqui no Brasil pela Sum) é o quarto álbum da banda, e o segundo com Andy B. Franck (o anterior, "Ambiguity", também foi lançado no Brasil, pela Rock Brigade).
Musicalmente, pode-se dizer que este CD mostra uma banda chegando às raias da perfeição, conseguindo superar até mesmo o quase-perfeito álbum anterior, sem abandonar o estilo heavy tradicional com toques de thrash (só no instrumental, porque o vocal, como eu já disse, é puro Bruce Dickinson), tudo isso com um apuro técnico e uma produção simplesmente inacreditáveis.
Agora é esperar que o novo álbum do Symphorce, já lançado lá fora, saia também aqui no Brasil, o que com certeza vai fazer a alegria de quem gosta de um heavy de altíssimo nível, bem tocado e bem cantado, e com aquela dose de peso que tanta falta faz às bandas de power melódico.
PS: eu não poderia deixar de comentar a arte da capa deste CD, que é sensacional, e lembra a de outro clássico do heavy metal, o "Sad Wings Of Destiny" do Judas Priest. Será que foi proposital?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Alter Bridge, um novo recomeço
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
Bangers Open Air anuncia 5 atrações para Pré-Party exclusiva em abril de 2026
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
O clássico do heavy metal que motivou Luis Mariutti a ser baixista
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
O critério do Angra para substituir Andre Matos por Edu Falaschi, segundo Rafael Bittencourt
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro


Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?
Iron Maiden: O Sétimo Filho do Sétimo Filho


