Resenha - Phorceful Ahead - Symphorce
Por Alexandre Avelar
Postado em 14 de maio de 2003
Até que enfim o novo CD do Symphorce é lançado no Brasil. Demorou mas chegou, e como o dólar ainda está alto, o negócio é esperar esses lançamentos nacionais mesmo.

Para quem não conhece, o Symphorce já está no terceiro disco, sendo que este é bem superior aos anteriores. A banda é capitaneada por Andy B. Franck, também vocalista do excelente Brainstorm, e conta também com o guitarrista Cede Dupont, da ultra-melódica banda Freedom Call.
Musicalmente, o Symphorce não é muito diferente do Brainstorm, apenas é mais cadenciado, com mais mudanças de andamentos, mantendo sempre o heavy metal tradicional com pitadas de thrash e power metal como referência de sua música. A produção deste disco é muito boa, mesmo. O som é limpo e cristalino, o que ressalta ainda mais as qualidades da banda, que conta com excelentes músicos.
Resumindo, pode-se dizer que o som do Symphorce é de um bom gosto e um equilíbrio raros hoje em dia. Não há experimentalismos nem exibicionismos musicais, o vocal é forte e melódico, sem gritos, sem voz fininha, sem urros, as músicas são agradáveis e diretas, não ficam dando voltas como fazem as bandas de metal progressivo. O clima também prima pelo equilíbrio, ou seja, não é deprê mas também não é "alegrinho". As guitarras estão sempre à frente, como convém à uma banda de metal (os teclados ficam lá no fundo, a exemplo do que faz o Grave Digger), e a cozinha tem uma pegada forte, sem ficar apelando para a velocidade ou as levadas de bumbos, que já viraram clichê nos discos de metal ultimamente.
Precisa dizer mais alguma coisa?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Bangers Open Air anuncia 5 atrações para Pré-Party exclusiva em abril de 2026
Alter Bridge, um novo recomeço
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O critério do Angra para substituir Andre Matos por Edu Falaschi, segundo Rafael Bittencourt
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Roger Waters dobra a aposta após falar de Ozzy; "não gosto de quem morde cabeça de morcego"
Novo álbum do Kreator, "Krushers of the World" é elogiado em resenha do Blabbermouth
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
Lucifer anuncia agenda pela América do Sul com mais shows no Brasil
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Marty Friedman revela o maior desafio de voltar a tocar com o Megadeth
A diferença entre Marty Friedman e Kiko Loureiro, segundo Dave Mustaine
Nando Reis diz que havia um "6 contra 1" nos Titãs e nenhuma sugestão sua era aceita


Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?
Iron Maiden: O Sétimo Filho do Sétimo Filho



