Resenha - Masterplan - Oasis
Por Rafael Adolfo de Souza
Postado em 18 de outubro de 2000
Fodam-se! Eu gosto do Oasis e ponto. Imitam Beatles? E quem melhor para eles imitarem? Esqueçam os antipáticos irmãos Galangher. O que vale é a música. Noel é um bom guitarrista e o resto são bons coadjuvantes (incluindo o vocalista Liam).
Se no primeiro disco (Definitly Maybe, 1994), seus rocks simples e sessentistas foram ao topo das paradas, o segundo (What's The Story Morning Glory?, 1996) se transformou num clássico por suas belas melodias e o terceiro (Be Here Now, 1997) apresentou pitadas de psicodelismo ao sempre pretencioso pop da banda, em The Masterplan eles destoam completamente dos outros, com canções menos trabalhadas e acessíveis.
São músicas barulhentas, sujas e incrivelmente melódicas e assobiáveis. The Masterplan é uma coletânia de sobras de estúdio, lados b de singles e uma cover low-fi de I'm The Walrus (Beatles, of course!).
O "plano mestre" abre com a roqueira Acquiese, de refrão contagiante (como todas as faixas do disco) e emenda com Underneath The Sky, uma das mais legais e pegajosas. Ainda tem as viciantes Stay Young (minha favorita da banda, capaz de levantar estádios com sua melodia para cima), Fade Away (remete a bandas de guitarra pesadas, como Jesus And Mary Chain) e Rockin' Chair (simples e de letra inspirada). Listen Up e It's Good To Be Free remetem a sonoridade do primeiro disco.
A faixa-título do disco é uma linda balada com excelente arranjo de cordas. As acústicas Talk Tonight, Going Nowhere e, principalmente, Half the World Away impressionam. Muito acima da média do que é produzido pela indústria cultural fonográfica atual.
O Oasis não é uma banda que vai mudar a história do rock. Suas músicas não possuem nada que um fã de Beatles, The Who, e The Jesus and Mary Chain não tenham ouvido antes.
The Masterplan, igualmente, não é um clássico. Mas é um disco brilhante e com certeza o mais Nirvana que o Oasis poderia produzir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Os dois discos do ELP que Carl Palmer disse que deveriam virar vasos
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
As bandas de Rock/Metal favoritas de cinco serial killers famosos
As duas músicas mais difíceis do Metallica de todos os tempos para James Hetfield
A canção de Belchior que tira sarro do rock nacional dos anos 80; "roquezinho sem-vergonha"



Liam Gallagher elogia fãs brasileiros após shows do Oasis no Brasil
O artista "tolo e estúpido" que Noel Gallagher disse que "merecia uns tapas"
A sincera opinião de Bon Jovi sobre a turnê de reunião do Oasis
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



