Resenha - Masterplan - Oasis
Por Rafael Adolfo de Souza
Postado em 18 de outubro de 2000
Fodam-se! Eu gosto do Oasis e ponto. Imitam Beatles? E quem melhor para eles imitarem? Esqueçam os antipáticos irmãos Galangher. O que vale é a música. Noel é um bom guitarrista e o resto são bons coadjuvantes (incluindo o vocalista Liam).
Oasis - Mais Novidades
Se no primeiro disco (Definitly Maybe, 1994), seus rocks simples e sessentistas foram ao topo das paradas, o segundo (What's The Story Morning Glory?, 1996) se transformou num clássico por suas belas melodias e o terceiro (Be Here Now, 1997) apresentou pitadas de psicodelismo ao sempre pretencioso pop da banda, em The Masterplan eles destoam completamente dos outros, com canções menos trabalhadas e acessíveis.
São músicas barulhentas, sujas e incrivelmente melódicas e assobiáveis. The Masterplan é uma coletânia de sobras de estúdio, lados b de singles e uma cover low-fi de I'm The Walrus (Beatles, of course!).
O "plano mestre" abre com a roqueira Acquiese, de refrão contagiante (como todas as faixas do disco) e emenda com Underneath The Sky, uma das mais legais e pegajosas. Ainda tem as viciantes Stay Young (minha favorita da banda, capaz de levantar estádios com sua melodia para cima), Fade Away (remete a bandas de guitarra pesadas, como Jesus And Mary Chain) e Rockin' Chair (simples e de letra inspirada). Listen Up e It's Good To Be Free remetem a sonoridade do primeiro disco.
A faixa-título do disco é uma linda balada com excelente arranjo de cordas. As acústicas Talk Tonight, Going Nowhere e, principalmente, Half the World Away impressionam. Muito acima da média do que é produzido pela indústria cultural fonográfica atual.
O Oasis não é uma banda que vai mudar a história do rock. Suas músicas não possuem nada que um fã de Beatles, The Who, e The Jesus and Mary Chain não tenham ouvido antes.
The Masterplan, igualmente, não é um clássico. Mas é um disco brilhante e com certeza o mais Nirvana que o Oasis poderia produzir.
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
Por que Lemmy Kilmister não gostava de "Ace of Spades", música mais famosa do Motörhead
Houve material gravado para 3º álbum do Judas Priest com Ripper Owens? Ele explica
Bruce Dickinson compara Iron Maiden com serviço militar
Roger Glover explica porque o Deep Purple é contra turnês de despedida e shows com hologramas
A canção dos anos 50 que Robert Plant considera a base do rock pesado
Os 11 maiores solos com pedal wah da história do rock e metal, segundo a Loudwire
Mad Max anuncia novo álbum de estúdio, "Stories of Destiny"
Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
O guitarrista que faria Eric Clapton ficar apenas na guitarra base, se dividissem o palco
O álbum dos anos setenta que Slash disse ter marcado "o fim do rock como nós conhecíamos"
Bandas: Por que ninguém está indo a seus shows?
Bateria: imagine se ele tocasse um equipamento mais decente
Bono explica o real significado da canção mais mal compreendida da história do U2


A banda clássica dos anos 70 que Noel Gallagher chamou de "uma merda"
10 músicas que astros do rock não aguentavam mais tocar, mesmo sendo amadas pelos fãs
De AC/DC até Slipknot, 140 músicas que superaram 1 bilhão de plays no Spotify



