Resenha - Face the Fire - Fireway
Por Paulo Finatto Jr
Postado em 25 de março de 2003
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quando eu resenhei a primeira demo do Fireway, chamada "Red Skies", já tinha consciência de que o trabalho da banda tinha tudo para ser tornar exemplar quando fosse lançado um primeiro CD. E este trabalho "exemplar" realmente surgiu no 'debut' da banda, neste CD intitulado "Face the Fire", que além de contar com as antigas músicas da banda, ainda apresenta mais seis composições novas. De novidade no 'line-up' desta banda gaúcha, somente o baterista que gravou o álbum, e que continua acompanhando o Fireway, Roger Beer. André Cauzzi (vocal e guitarra) e Maurício Ramos (baixo) continuam sendo os "cabeças" do trio, responsáveis por uma grande porcentagem dos melhores momentos e melhores performances da banda não só no quesito musical. Não posso deixar de citar a "límpida" gravação, e ainda a arte gráfica do álbum, assinada por Rodrigo Cruz (Imago Mortis, Holy Sagga, Hangar, entre outras).

A voz de André Cauzzi continua sendo para mim a grande marca do heavy tradicional que o grupo executa, por possuir uma cara mais melódica nos momentos que são exigidos este tipo de vocal, e também por conseguir alcançar bons tons de agressividade quando as músicas necessitam de mais "porrada". Como já citado antes, as músicas da demo da banda estão aqui presente e são destaques, "Red Skies" continua sendo a minha favorita, seja pelas passagens rápidas de guitarra ou pelo grande refrão ótimo para os shows. "I'm Not Your Slave" está com uma nova letra e virou "Face the Fire", música que mantém a pegada mais hard rock deste trio. Esta música ficou ainda mais rápida do que a presente na demo! "To Live Again" (agora "Alive Again") ainda é a música que mais exprime riffs pesados e um interessante trabalho no baixo e na bateria. Evidentemente que há interessantes novas composições, como o caso de "A New Chance" (um show particular por parte do vocal de André Cauzzi), "Heart and Soul" (uma bonita balada, outra música favorita para mim), "Why??" (a banda conseguiu criar nesta faixa uma canção perfeita para os shows, com ótimos riffs e uma pegada bem forte na bateria). Na minha opinião, a introdução "Another Day... Another Place" também merece destaque, por ser possuir um lance muito bonito na percussão e violão, como a música típica espanhola, assim como a 'intro' "K.I.A.", dando o clima de guerras, o que a faixa sucessora tem em sua letra.
Com certeza, todas as músicas presentes aqui merecem ser conferidas, mas eu acabei por indicar somente o conjunto das melhores. Guarde bem este nome: Fireway - 2003 tem tudo para ser o ano da banda!
Site: www.firewayonline.com
Email: [email protected]
Line-up:
André Cauzzi (vocal/guitarra);
Maurício Ramos (baixo);
Roger Beer (bateria).
Track-list:
01. Intro
02. A New Chance
03. Heart and Soul
04. Face the Fire
05. K.I.A.
06. Red Skies
07. Cold Blooded Killer
08. Alive Again
09. Promises
10. Why??
11. Open Your Eyes
12. Another Day... Another Place
13. The Rider
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 50 artistas de rock e metal mais ouvidos de todos os tempos no Spotify
Os oito discos essenciais do thrash alemão, segundo a Ultimate Guitar
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
A canção que mudou a vida de Jimi Hendrix e completou 60 anos de gravação
As 5 maiores bandas da história do heavy metal, em lista da Forbes
Falta de dedicação teria afastado o baterista Nick Menza do Slayer, segundo Kerry King
O vocalista que deu cano em Slash, e o guitarrista descobriu que ele estava com medo
O jovem guitarrista inovador que fez Eric Clapton lembrar da primeira vez que viu Prince
O pedido que Steve Harris negou a Nicko McBrain no primeiro show com o Maiden
O tempo que Lemmy Kilmister levou para escrever "Mama, I'm Coming Home"
O único membro do Metallica que saiu por conta própria, segundo Lars Ulrich
Ed Motta diz que não é muito fã do Rush por conta da voz de Geddy Lee
O que James Hetfield pensa de cantores que dublam nos próprios shows
O cover que o Black Sabbath mais tocou ao vivo durante toda a carreira
Skid Row anuncia seu novo vocalista, Justin Sargent
Ramones: do início ao triste fim, a história da maior banda de Punk de todos os tempos
Metallica: Hammett e Ulrich escolhem álbuns e músicas dos anos 2000
Rodolfo: 100% arrependido das letras dos Raimundos

"Gates of Twilight", a estreia certeira do Wings of Steel
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
Nunslaughter retorna disparando blasfêmia de grosso calibre no ótimo "Satanic Chaos Legions"
Immolation mantém a extremidade intacta com "Descent"
The Hellacopters revê sua transformação em "Cream Of The Crap! Volume 3"
O ocultismo britânico ganhou novos contornos com "Woodland Rites" do Green Lung
Biohazard retorna afiado com "Divided We Fall"
Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década



