Resenha - Face the Fire - Fireway
Por Paulo Finatto Jr
Postado em 25 de março de 2003
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quando eu resenhei a primeira demo do Fireway, chamada "Red Skies", já tinha consciência de que o trabalho da banda tinha tudo para ser tornar exemplar quando fosse lançado um primeiro CD. E este trabalho "exemplar" realmente surgiu no 'debut' da banda, neste CD intitulado "Face the Fire", que além de contar com as antigas músicas da banda, ainda apresenta mais seis composições novas. De novidade no 'line-up' desta banda gaúcha, somente o baterista que gravou o álbum, e que continua acompanhando o Fireway, Roger Beer. André Cauzzi (vocal e guitarra) e Maurício Ramos (baixo) continuam sendo os "cabeças" do trio, responsáveis por uma grande porcentagem dos melhores momentos e melhores performances da banda não só no quesito musical. Não posso deixar de citar a "límpida" gravação, e ainda a arte gráfica do álbum, assinada por Rodrigo Cruz (Imago Mortis, Holy Sagga, Hangar, entre outras).

A voz de André Cauzzi continua sendo para mim a grande marca do heavy tradicional que o grupo executa, por possuir uma cara mais melódica nos momentos que são exigidos este tipo de vocal, e também por conseguir alcançar bons tons de agressividade quando as músicas necessitam de mais "porrada". Como já citado antes, as músicas da demo da banda estão aqui presente e são destaques, "Red Skies" continua sendo a minha favorita, seja pelas passagens rápidas de guitarra ou pelo grande refrão ótimo para os shows. "I'm Not Your Slave" está com uma nova letra e virou "Face the Fire", música que mantém a pegada mais hard rock deste trio. Esta música ficou ainda mais rápida do que a presente na demo! "To Live Again" (agora "Alive Again") ainda é a música que mais exprime riffs pesados e um interessante trabalho no baixo e na bateria. Evidentemente que há interessantes novas composições, como o caso de "A New Chance" (um show particular por parte do vocal de André Cauzzi), "Heart and Soul" (uma bonita balada, outra música favorita para mim), "Why??" (a banda conseguiu criar nesta faixa uma canção perfeita para os shows, com ótimos riffs e uma pegada bem forte na bateria). Na minha opinião, a introdução "Another Day... Another Place" também merece destaque, por ser possuir um lance muito bonito na percussão e violão, como a música típica espanhola, assim como a 'intro' "K.I.A.", dando o clima de guerras, o que a faixa sucessora tem em sua letra.
Com certeza, todas as músicas presentes aqui merecem ser conferidas, mas eu acabei por indicar somente o conjunto das melhores. Guarde bem este nome: Fireway - 2003 tem tudo para ser o ano da banda!
Site: www.firewayonline.com
Email: [email protected]
Line-up:
André Cauzzi (vocal/guitarra);
Maurício Ramos (baixo);
Roger Beer (bateria).
Track-list:
01. Intro
02. A New Chance
03. Heart and Soul
04. Face the Fire
05. K.I.A.
06. Red Skies
07. Cold Blooded Killer
08. Alive Again
09. Promises
10. Why??
11. Open Your Eyes
12. Another Day... Another Place
13. The Rider
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
Filhos de líderes do Kiss anunciam o projeto Stanley Simmons
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
A música que encerrou todos os shows que o AC/DC fez no Brasil
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
A melhor música de cada disco do Megadeth, segundo o Heavy Consequence
Opeth anuncia show no icônico Anfiteatro da Pompeia para 2026
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
System of a Down: casamento vai abaixo com "Toxicity", vídeo viraliza e Serj divulga
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton
Pastora Sarah Sheeva, filha de Baby e Pepeu, afirma que Coldplay é música do capeta


Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto



