Resenha - Face the Fire - Fireway
Por Paulo Finatto Jr
Postado em 25 de março de 2003
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quando eu resenhei a primeira demo do Fireway, chamada "Red Skies", já tinha consciência de que o trabalho da banda tinha tudo para ser tornar exemplar quando fosse lançado um primeiro CD. E este trabalho "exemplar" realmente surgiu no 'debut' da banda, neste CD intitulado "Face the Fire", que além de contar com as antigas músicas da banda, ainda apresenta mais seis composições novas. De novidade no 'line-up' desta banda gaúcha, somente o baterista que gravou o álbum, e que continua acompanhando o Fireway, Roger Beer. André Cauzzi (vocal e guitarra) e Maurício Ramos (baixo) continuam sendo os "cabeças" do trio, responsáveis por uma grande porcentagem dos melhores momentos e melhores performances da banda não só no quesito musical. Não posso deixar de citar a "límpida" gravação, e ainda a arte gráfica do álbum, assinada por Rodrigo Cruz (Imago Mortis, Holy Sagga, Hangar, entre outras).

A voz de André Cauzzi continua sendo para mim a grande marca do heavy tradicional que o grupo executa, por possuir uma cara mais melódica nos momentos que são exigidos este tipo de vocal, e também por conseguir alcançar bons tons de agressividade quando as músicas necessitam de mais "porrada". Como já citado antes, as músicas da demo da banda estão aqui presente e são destaques, "Red Skies" continua sendo a minha favorita, seja pelas passagens rápidas de guitarra ou pelo grande refrão ótimo para os shows. "I'm Not Your Slave" está com uma nova letra e virou "Face the Fire", música que mantém a pegada mais hard rock deste trio. Esta música ficou ainda mais rápida do que a presente na demo! "To Live Again" (agora "Alive Again") ainda é a música que mais exprime riffs pesados e um interessante trabalho no baixo e na bateria. Evidentemente que há interessantes novas composições, como o caso de "A New Chance" (um show particular por parte do vocal de André Cauzzi), "Heart and Soul" (uma bonita balada, outra música favorita para mim), "Why??" (a banda conseguiu criar nesta faixa uma canção perfeita para os shows, com ótimos riffs e uma pegada bem forte na bateria). Na minha opinião, a introdução "Another Day... Another Place" também merece destaque, por ser possuir um lance muito bonito na percussão e violão, como a música típica espanhola, assim como a 'intro' "K.I.A.", dando o clima de guerras, o que a faixa sucessora tem em sua letra.
Com certeza, todas as músicas presentes aqui merecem ser conferidas, mas eu acabei por indicar somente o conjunto das melhores. Guarde bem este nome: Fireway - 2003 tem tudo para ser o ano da banda!
Site: www.firewayonline.com
Email: [email protected]
Line-up:
André Cauzzi (vocal/guitarra);
Maurício Ramos (baixo);
Roger Beer (bateria).
Track-list:
01. Intro
02. A New Chance
03. Heart and Soul
04. Face the Fire
05. K.I.A.
06. Red Skies
07. Cold Blooded Killer
08. Alive Again
09. Promises
10. Why??
11. Open Your Eyes
12. Another Day... Another Place
13. The Rider
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tributo a Syd Barrett une Pink Floyd, David Bowie, Violeta de Outono e John Paul Jones
A banda dos anos 2000 que mais orgulhava Geddy Lee por seguir os passos do Rush
Bruce Dickinson diz que prefere gravar novo álbum do Iron Maiden a fazer outra turnê
Baixista se manifesta pela primeira vez sobre retorno do Faith No More
As Cinco Melhores Músicas de Andre Matos - Parte 1
A banda que explodiu nos anos 90 e fez Robert Plant pensar em desistir
Steve Hackett (Genesis) e Steve Rothery (Marillion) anunciam álbum colaborativo
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
Bruce Dickinson pretende se manter ativo depois que parar de cantar
O cantor que lançou uma música com Dave Grohl nos créditos, embora ele diga não ter tocado nela
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
5 clássicos do rock nacional que passam de 7 minutos de duração
O solo que Slash compara a fazer sexo e nunca se cansa de tocar
As 10 melhores músicas que Adrian Smith escreveu para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
A primeira banda que fez Phil Collins se apaixonar pelo rock progressivo
A visionária melhor música do Genesis na opinião de Steve Hackett
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular


"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
Iron Maiden: Virtual XI não é nem oito, nem oitenta



