Resenha - Onisciente Coletivo - Ratos de Porão
Por Rafael Carnovale
Postado em 11 de dezembro de 2002
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
E disseram que o Ratos tinha traído o movimento punk, que tinha se vendido e tal..... quem disse isso vai mudar de idéia ao ouvir este novo petardo, o primeiro após um hiato de 5 anos desde o pútrido "Carniceria Tropical". Desta feita, Gordo e seus amigos estão afiadíssimos, como que retornando à suas origens com classe e agressividade.
Ratos De Porão - Mais Novidades
Faixas como "Terror Declarado", "Engrenagem" e "Playbaloser" (uma boa tiração de sarro com os playboys) mostram que a banda continua afiadíssima em seu hardcore inspirado em bandas como Black Flag, Agnostic Front e Ramones (em seu período mais pesado). A banda aproveita para criticar o sistema americano em "Próximo Alvo" e "O sistema me engoliu" (puta letra que apesar de pequena, manda uma mensagem fortíssima).
No mais é o velho Ratos de sempre: Gordo com seus vocais cantados em sua língua que só ele mesmo entende, Jão com suas guitarras monstruosas, Boka preciso na bateria e o estreante Fralda (ex-Blind Pigs) no baixo, detonando seu punk com pitadas de hardcore nas 15 faixas que compõem este cd, com destaque para "Fragments of Contest", "Conspiração Subliminar" (ótima letra) e "Fobia Social", que ficou muito interessante com sua letra em espanhol.
A banda está cada vez mais envolvida no punk de protesto, chegando a colocar comentários após cada letra no encarte, para que se possa entender o contexto de cada música. E vemos que cada vez mais o Ratos deixa de ser a banda do Gordo para ter uma identidade própria, pois Boka e Jão têm uma participação muito mais ativa neste cd.
Excelente. Bom retorno do Ratos, com uma produção de alto nível. E tem gente dizendo que eles se venderam.... pra quem?
Material Cedido por:
Century Media Brasil.
http://www.centurymedia.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
O hit do Angra cujo título é confundido por falantes de inglês com couve de Bruxelas
Dave Mustaine insinua que ex-integrantes não participarão de shows da última tour do Megadeth
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
Grammy 2026 terá homenagem musical a Ozzy Osbourne; conheça os indicados de rock e metal
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A lenda do metal que é arrogante, mala e antiprofissional, segundo Regis Tadeu
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito


Garotos Podres são interrogados pela polícia por causa da música "Papai Noel Velho Batuta"
João Gordo e Asteroides Trio em clipe encapetado
O encontro digno de quinta série de João Gordo e Clemente com um diretor da Rede Globo
O navio que vinha da Austrália e acabou fazendo Ratos de Porão inventar o crossover
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar


