Resenha - Last Bewitchment - Penumbra
Por Rafael Carnovale
Postado em 16 de novembro de 2002
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Mais um cd de heavy gótico? Vocais femininos? Um vocal masculino rasgado? Teclados em excesso? Será que os franceses do Penumbra não conseguiram algo que soasse diferente de Nightwish ou Lacuna Coil, ou outros nomes do gênero? Desde o estouro das bandas heavy com vocalistas femininas, houve uma verdadeira explosão de bandas gothic-metal, heavy tradicional, ou até mesmo hard-rock com vocais femininos... algumas boas, mas muitas literalmente iguais.

O Penumbra de fato nos faz lembrar a princípio os finlandeses do Nightwish. Principalmente se ouvirmos a primeira música, "Neutral", aonde os teclados ficam em evidência e os corais lembram muito a música de Tarja & cia. A faixa seguinte, "Princess of My Dreams" já lembra muito The Gathering, pela mescla de peso e melodia, e vocais mais limpos,não tão operísticos, com um show de vocais rasgados. Já a faixa título consegue embolar todo o meio de campo, misturando a agressividade do black metal com toques heavy e ao mesmo tempo progressivos.
Este é o diferencial do Penumbra. Nunca transitar por um estilo apenas. Faixas como "Moaning on Earth" e "A Torment of Fears" lembram o death melódico de bandas como InFlames, ao passo de que a faixa "Insurrection" traz muitos elementos do speed oitentista misturado com climas góticos (vocais limpos e urrados). E o cd também tem baladas, como a bela "Testament" com belíssimos arranjos de cordas, e a quase épica "The Young Martyr" que prima pelo belíssimo trabalho orquestrado. Destaques? Difícil... todas as faixas são legais e com estilo, mas é legal conferir a última: "Pie Jesus", cantada em Francês.
Um disco que peca pela falta de originalidade, mas que tem como mérito agregar vários estilos, com muita habilidade e coesão. Para uma banda formada em 1996, era de se esperar algo melhor, com mais personalidade, mas mesmo assim vale conferir. Se acertarem a mão no próximo cd, farão um grande lançamento.
Line Up:
Jarlaath – Vocais
Neo: Guitarras
Dorian – Guitarras
Zoltran – Teclados
Agone – Baixo, Vocais Limpos
Galic – Bateria
Meduza – Vocais Soprano
Site: www.season-of-mist.com
Gravadora: Hellion Records
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Faltou o Agostinho Carrara!" - Fãs reagem à nova foto do Sepultura
Assista ao trailer oficial de "Ozzy & Black Sabbath: Back to the Beginning"
O baterista que conseguiu a façanha de ser tratado como deus por John Bonham e Neil Peart
U2 anuncia álbum "Carnaval de Luz" e divulga o single "Silencio"
O cantor promessa do rock que Digão do Raimundos achou chato após três músicas
O músico que Jack Black sempre quis ser e pelo qual era "obcecado"
Família de Andre Matos pede que fãs não façam conteúdos de IA com sua imagem
Ex-baterista do Black Sabbath considera Tony Iommi um dos músicos mais fáceis de lidar
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
O grave erro que o Oasis comete no palco, de acordo com Mick Jagger; "Isso não se faz"
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
Qual banda do Big Four do thrash metal possui a discografia de estúdio mais extensa?
Metallica contribuiu para a ascensão do grunge e do Nirvana, segundo Kirk Hammett
O veterano músico que salvou a vida de Eddie Vedder; "sem ele eu não estaria aqui"
Eagles: o significado da clássica "Hotel California"
Rob Halford acha que se Freddie Mercury não fosse gay, o Queen seria uma banda diferente

Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



