Resenha - Apocalipse - Tropa Suicida
Por Drustan
Postado em 08 de outubro de 2002
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
(...)"milhares de índios dizimados como insetos / racismo e massacre de negros escravizados / embargos e espionagem em Cuba e Nicarágua / extermínio de Hiroshima e Nagazaki, pela paz?" / USA! USA! / de luto pelos inocentes estou / USA! USA! / colher os espinhos plantados, te dá dor?"(...)

Lembrou alguma coisa? Pois é, quem pensou no CÓLERA e no INOCENTES acertou, e é justamente esta a referência que temos ao ouvir este recém-lançado CD do TROPA SUICIDA, não só em termos de letras, mas também de som, na realidade um "Punkão" um tanto quanto tosco, típico das bandas paulistanas da década de oitenta.
Entretanto, no caso em questão, não se trata de uma mera cópia, afinal o TS também faz parte desta história, pois sua origem remonta a meados daquela década, quando o vocalista Barrichello, após encerrar o PESADELO (banda que contava inclusive com o guitarrista Wagueta Ferrari, que também participa deste CD), consegue contrato com a gravadora Devil Discos, que lançaria em 1987 o "Agora é nossa vez... vingança!" / "Lutar ou morrer", um split LP dividido entre o Tropa e o Kaos 64, que se tornaria ítem disputadíssimo pelos colecionadores.
O tempo passou, mas os ideais permaneceram, como podemos ver neste trabalho, com letras onde sobram críticas ao sistema, à igreja e tudo mais, embora sem a mesma contundência do primeiro disco, mas sim com uma certa dose de sarcasmo, e até uma pontinha de melancolia (presente na canção "Caminho Forasteiro").
Um detalhe importante: as referências aos trabalhos da década de oitenta são referentes às composições e atitude, pois a produção, embora independente (foi feita por Heros Trench, guitarrista do KORZUS), é de altíssimo nível, não só na gravação mas também no encarte muito bem feito com fotos e letras, ao ponto do CD vir com uma faixa interativa, um clipe para a faixa "As Cores do Meu Time", fato inédito para uma banda independente.
Alguns vão dizer que o som é datado, mas é inegável que a banda transparece autenticidade, e se eles são assim e acreditam em seus ideais, porquê teriam que fazer diferente?
Faixas:
Apocalipse
O Condutor
Big Tropa Feliz
11 De Setembro
As Cores Do Meu Time
Eu Nunca Quis Assim
Caminho Forasteiro
Narça
Falar Ou Morrer
Lembranças Turvas
Ninfa
Paranóia
Caminho Forasteiro II
total time: 35:37
Formação:
Genival Barrichello (vocal)
Wagueta Ferrari (guitarra)
Wlad Mainente (baixo)
Narça Variz (bateria)
Site oficial: www.tropasuicida.com.br.
Contatos: (13) 3491-4240 / 3271-2905
Cx.Postal 67 CEP: 11010-020
Santos - SP
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Os 11 rockstars com a melhor reputação de todos os tempos, segundo a Loudwire
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?
O riff que melhor define Tony Iommi, e quem mostrou o caminho foi ninguém menos que Ozzy Osbourne
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Os dois álbuns do Metallica que Andreas Kisser não curte: "Ouvi apenas uma vez na vida"
A sincera opinião de James Hetfield sobre "Master of Puppets", clássico do Metallica
O músico que tocou com Ozzy e o Sabbath sem precisar de drogas nem álcool para ser doidão
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
Por que Leoni ficou de fora da reunião do Kid Abelha com Paula Toller? Lembre as brigas
Ex-esposa relembra crítica de Chester Bennington a Trump; "Ameaça maior que o terrorismo"
Rage anuncia cancelamento de turnê pela América do Sul
Jason Newsted diz que os outros caras do Metallica eram "milionários mimados"
Yngwie Malmsteen: a curiosa opinião do guitarrista sobre Angus Young, do AC/DC
"Eu estava na casa dos 30 anos quando Roger saiu do nosso pequeno grupo pop", diz Gilmour

"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
Ju Kosso renasce em "Sofisalma" e transforma crise em manifesto rock sobre identidade
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



