O cantor tão bom que Eric Clapton ficou com vergonha e não cantou sua própria música
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de abril de 2025
Mesmo sendo uma lenda da guitarra, Eric Clapton nem sempre se sentiu à vontade no papel de vocalista. Em entrevista resgatada pelo site Far Out Magazine, Clapton admitiu que teve vergonha de cantar sua própria música ao lado de um dos maiores vocalistas do rock britânico: Steve Winwood.
Eric Clapton - Mais Novidades
A canção em questão é "Presence of the Lord", uma das faixas mais conhecidas do único álbum do Blind Faith, supergrupo formado por Clapton, Winwood, Ginger Baker e Ric Grech, em 1969. Mesmo sendo o autor da música, Clapton decidiu que não conseguiria interpretá-la.
"Eu estava envergonhado. Não tive coragem de cantar na frente do Winwood", confessou. "Um dos primeiros temas que escrevi foi ‘Presence of the Lord’, e fiquei meio constrangido com isso, para ser honesto. Por isso pedi para o Steve cantar."
Apesar da longa carreira como guitarrista, Clapton explicou que sempre se sentiu mais confortável contribuindo para as músicas dos outros do que liderando os vocais: "Sempre fui melhor em melhorar as músicas dos outros. Sabia que não conseguiria fazer justiça a essa canção."

Eric Clapton e Blind Faith
Criado em 1968, o Blind Faith reuniu quatro nomes de peso do rock britânico: Eric Clapton e Ginger Baker (ambos ex-Cream), Steve Winwood (ex-Traffic) e Ric Grech (ex-Family). Considerado um dos primeiros supergrupos do gênero, o quarteto lançou apenas um disco, Blind Faith (1969), com faixas como "Can’t Find My Way Home" e "Presence of the Lord", antes de encerrar atividades no mesmo ano.
O álbum também ficou conhecido pela capa polêmica, que mostrava uma menina de 11 anos segurando um avião prateado de formato fálico. A imagem gerou críticas e foi substituída por uma versão neutra nos Estados Unidos. No Brasil, a arte original só foi lançada oficialmente em 1980. Mesmo com carreira curta, a banda deixou um disco marcante e uma história que ainda desperta debates.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sonata Arctica confirma dois shows no Brasil em outubro
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Journey convidou Steve Perry para a turnê de despedida
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
Accept anuncia primeiras datas da turnê celebrando 50 anos de carreira
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
A melhor música do último disco do Megadeth, segundo o Loudwire
Nevermore divulga primeira audição feita por Berzan Önen
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick
José Norberto Flesch crava quem será a nova vocalista do Arch Enemy em seu perfil no X
A música quase descartada que se tornou a tablatura de guitarra mais pesquisada no mundo
Andreas Kisser posta foto da formação clássica do Sepultura em seu Instagram
A impagável história do cara que apanhou tanto de metaleiros quanto de punks
Elton John elege a maior canção de rock de todos os tempos; "não há nada melhor que isso"


As músicas dos Beatles que Eric Clapton não suportava ouvir
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
A banda que Eric Clapton colocou acima do Cream; "nós éramos bem limitados no palco"
O guitarrista que Clapton chamou de "um dos mais importantes da história do rock"
O guitarrista que sacaneou Eric Clapton no meio de um solo: "Ele me ferrou totalmente!"
O guitarrista que Eddie Van Halen copiava nota por nota do que ele tocava


