Resenha - Cypher - And Oceans
Por Thiago Sarkis
Postado em 26 de agosto de 2002
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Você não precisa ter acompanhado toda a carreira do ...And Oceans para descobrir que algo de muito radical mudou no andar da carruagem. Basta olhar o logo do debute "The Dynamic Gallery Of Thoughts" e dos últimos CDs. É uma diferença explícita. De qualquer maneira, para aqueles que seguiram de perto a trajetória, é bem estranho ver o black metal "sinfônico" inicial passar a dark metal industrial, com ramificações no techno e ambiente.

"Allotropic/Metamorphic Genesis of Dismorphism (A.M.G.O.D.)", o penúltimo disco, surpreendeu e trabalhou competentemente as possibilidades do novo leque aberto pelo grupo. Resultado ótimo, não repetido, infelizmente, por seu sucessor.
"Cypher" é um álbum cuja definição adequada seria, talvez, esquisito. Nunca um CD foi tão importante, mesmo repleto de momentos indiferentes e desagradáveis até. Explico: os experimentos feitos nessa empreitada têm sua valia e renderão frutos interessantes, para quem souber aproveitá-los. Todavia, não se encaixaram na maioria das faixas, cujos títulos citarei pouco, pela suas imensidões, as quais podemos exemplificar com "Cataclysm Savour: And The Little Things That Make Us Smile".
Nesse oceano de contradições, se encontra o fato do novo lançamento ser, em termos de letras, provavelmente o mais denso, reflexivo, eficiente e humanista da história destes finlandeses. Sem dúvida excelente e bastante inspirador.
Para você ver que nem tudo deu errado. E há outros fatores positivos, como a produção magnífica, mesmo na guerrilha de instrumentos e barulhos desengonçados. Também podemos falar da arte e de alguns instantes das composições. Porém, neste último caso, nada de encantador, que encha os olhos.
Seis é uma nota regular, dada a partir de ouvidos que talvez não alcancem tal evolução sonora ou simplesmente desconhecem o porque de tal e configure-as como exageros, narcisismos desnecessários. Mesmo assim, é um álbum que precisa ser ouvido, e não só pelo aprender a fazer diferente, como também tirar proveito de poucas, mas ainda assim, boas passagens.
Site Oficial – http://on.to/andOceans
Line-Up:
Kenny (Vocais)
Pete (Guitarra)
T (Guitarra)
Q (Baixo)
Anti (Teclados)
Sami (Bateria)
Material cedido por:
Century Media Records – http://www.centurymedia.com.br
Telefone: (0xx11) 3097-8117
Fax: (0xx11) 3816-1195
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
A melhor época do U2, de acordo com o guitarrista The Edge
A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
O hino clássico do Metallica que fala abertamente sobre vício em drogas
Guitarrista não se arrepende de ter recusado proposta de voltar ao Megadeth
Deep Purple lança "Splat!", seu disco mais pesado em muitos anos
Geezer Butler exalta "o melhor jogo da Copa do Mundo" até agora
O hit de 1958 que Jimmy Page e Bob Dylan concordam ser obra-prima: "Fenomenal"
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
O pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock (e não é "Virtual XI")
Os guitarristas que para Angus Young fazem os melhores solos do rock com menos de três notas
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
As 25 melhores músicas do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1988
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
O bonito e profundo significado de "With Arms Wide Open", clássico do Creed


Os 5 álbuns que marcaram Timo Kontio, guitarrista do ...and Oceans
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



