Resenha - Cypher - And Oceans
Por Thiago Sarkis
Postado em 26 de agosto de 2002
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Você não precisa ter acompanhado toda a carreira do ...And Oceans para descobrir que algo de muito radical mudou no andar da carruagem. Basta olhar o logo do debute "The Dynamic Gallery Of Thoughts" e dos últimos CDs. É uma diferença explícita. De qualquer maneira, para aqueles que seguiram de perto a trajetória, é bem estranho ver o black metal "sinfônico" inicial passar a dark metal industrial, com ramificações no techno e ambiente.

"Allotropic/Metamorphic Genesis of Dismorphism (A.M.G.O.D.)", o penúltimo disco, surpreendeu e trabalhou competentemente as possibilidades do novo leque aberto pelo grupo. Resultado ótimo, não repetido, infelizmente, por seu sucessor.
"Cypher" é um álbum cuja definição adequada seria, talvez, esquisito. Nunca um CD foi tão importante, mesmo repleto de momentos indiferentes e desagradáveis até. Explico: os experimentos feitos nessa empreitada têm sua valia e renderão frutos interessantes, para quem souber aproveitá-los. Todavia, não se encaixaram na maioria das faixas, cujos títulos citarei pouco, pela suas imensidões, as quais podemos exemplificar com "Cataclysm Savour: And The Little Things That Make Us Smile".
Nesse oceano de contradições, se encontra o fato do novo lançamento ser, em termos de letras, provavelmente o mais denso, reflexivo, eficiente e humanista da história destes finlandeses. Sem dúvida excelente e bastante inspirador.
Para você ver que nem tudo deu errado. E há outros fatores positivos, como a produção magnífica, mesmo na guerrilha de instrumentos e barulhos desengonçados. Também podemos falar da arte e de alguns instantes das composições. Porém, neste último caso, nada de encantador, que encha os olhos.
Seis é uma nota regular, dada a partir de ouvidos que talvez não alcancem tal evolução sonora ou simplesmente desconhecem o porque de tal e configure-as como exageros, narcisismos desnecessários. Mesmo assim, é um álbum que precisa ser ouvido, e não só pelo aprender a fazer diferente, como também tirar proveito de poucas, mas ainda assim, boas passagens.
Site Oficial – http://on.to/andOceans
Line-Up:
Kenny (Vocais)
Pete (Guitarra)
T (Guitarra)
Q (Baixo)
Anti (Teclados)
Sami (Bateria)
Material cedido por:
Century Media Records – http://www.centurymedia.com.br
Telefone: (0xx11) 3097-8117
Fax: (0xx11) 3816-1195
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
A regra do Iron Maiden que Nicko McBrain quebrou e levou "uma bronca daquelas" de Steve Harris
"Foreign Tongues" se torna 16º disco dos Rolling Stones no topo da parada britânica
O clássico dos anos 70 que para Slash tem o "melhor timbre de guitarra de todos os tempos"
O álbum de 1972 que Mick Jagger dos Rolling Stones disse não ter música ruim
Gojira faz primeiro show com o baterista brasileiro Luigi Paraventi; confira vídeos
Tito Falaschi lança o segundo álbum solo, "Time to Move On"
A música que Flea escolheu como a melhor definição do Red Hot Chili Peppers
Mick Jagger e Keith Richards aprovam o uso de IA para fazer música, mas com uma condição
A frase dita por Brent Hinds em 2021 que ganhou outro significado após sua morte
Alex Skolnick e o estilo musical que nunca superou o rock: "Faltou apelo ao jovem"
A canção do Metallica que fala sobre a saída de Jason Newsted
O tipo de banda que Joey Ramone odiava; "toda esta merda de nova fórmula de rock"
O músico da Legião Urbana que Renato Russo considerava "excepcional, mas sem cultura musical"
Nirvana - Perguntas e respostas e curiosidades
Geddy Lee e a música do Led Zeppelin que mostra a genialidade de John Paul Jones

Os 5 álbuns que marcaram Timo Kontio, guitarrista do ...and Oceans
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



