Resenha - Cypher - And Oceans
Por Thiago Sarkis
Postado em 26 de agosto de 2002
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Você não precisa ter acompanhado toda a carreira do ...And Oceans para descobrir que algo de muito radical mudou no andar da carruagem. Basta olhar o logo do debute "The Dynamic Gallery Of Thoughts" e dos últimos CDs. É uma diferença explícita. De qualquer maneira, para aqueles que seguiram de perto a trajetória, é bem estranho ver o black metal "sinfônico" inicial passar a dark metal industrial, com ramificações no techno e ambiente.

"Allotropic/Metamorphic Genesis of Dismorphism (A.M.G.O.D.)", o penúltimo disco, surpreendeu e trabalhou competentemente as possibilidades do novo leque aberto pelo grupo. Resultado ótimo, não repetido, infelizmente, por seu sucessor.
"Cypher" é um álbum cuja definição adequada seria, talvez, esquisito. Nunca um CD foi tão importante, mesmo repleto de momentos indiferentes e desagradáveis até. Explico: os experimentos feitos nessa empreitada têm sua valia e renderão frutos interessantes, para quem souber aproveitá-los. Todavia, não se encaixaram na maioria das faixas, cujos títulos citarei pouco, pela suas imensidões, as quais podemos exemplificar com "Cataclysm Savour: And The Little Things That Make Us Smile".
Nesse oceano de contradições, se encontra o fato do novo lançamento ser, em termos de letras, provavelmente o mais denso, reflexivo, eficiente e humanista da história destes finlandeses. Sem dúvida excelente e bastante inspirador.
Para você ver que nem tudo deu errado. E há outros fatores positivos, como a produção magnífica, mesmo na guerrilha de instrumentos e barulhos desengonçados. Também podemos falar da arte e de alguns instantes das composições. Porém, neste último caso, nada de encantador, que encha os olhos.
Seis é uma nota regular, dada a partir de ouvidos que talvez não alcancem tal evolução sonora ou simplesmente desconhecem o porque de tal e configure-as como exageros, narcisismos desnecessários. Mesmo assim, é um álbum que precisa ser ouvido, e não só pelo aprender a fazer diferente, como também tirar proveito de poucas, mas ainda assim, boas passagens.
Site Oficial – http://on.to/andOceans
Line-Up:
Kenny (Vocais)
Pete (Guitarra)
T (Guitarra)
Q (Baixo)
Anti (Teclados)
Sami (Bateria)
Material cedido por:
Century Media Records – http://www.centurymedia.com.br
Telefone: (0xx11) 3097-8117
Fax: (0xx11) 3816-1195
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
Festival terá Angra tocando "Holy Land" e Stratovarius com set só de músicas dos anos 1990
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
As duas bandas consagradas que Robert Plant detonou: "Que porcaria rimada é essa?
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
A canção clássica do Rush que foi gravada com um erro de Neil Peart
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
As dez maiores bandas de metal do Brasil, de acordo com a Metal Hammer
Os 79 músicos que dividiram palco com Metallica e deixaram James Hetfield "bem nervoso"
Andi Deris entende ser o momento certo para o Helloween lançar um novo "Keepers"
Quando Frank Zappa interrompeu um show para elogiar um músico; "Nada mal, garoto"
Stevie Young, guitarrista do AC/DC, é internado na Argentina
A letra de Cazuza que Frejat murchou ao descobrir a verdade: "Jurava que eu era inspiração"
Três álbuns do Pink Floyd que Roger Waters não suporta; "Só delírio sem direcionamento"
A história por trás do nome AC/DC segundo Dave Evans, primeiro vocalista da banda
Lista: 10 covers que ficaram mais conhecidos que as versões originais

"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia



