Resenha - Time Frame - Actual Time
Por Thiago Sarkis
Postado em 16 de agosto de 2002
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Se você acredita que já ouviu de tudo na vida, então terá uma grande decepção ao cotejar o Actual Time. Esse trio maluco está tão fora dos padrões comerciais e até sonoros, que nem eles próprios devem ouvir suas composições seguidamente. De forma alguma me refiro a falta de qualidade ou coisas do tipo. O fato é que eles abordam a música de maneira matemática, complexa, deixando a mente totalmente ocupada enquanto da audição de seus discos, não possibilitando escutá-los o dia todo, quiçá algumas horas.

Da última vez que falei desse conjunto, logo em sua estréia com o auto intitulado, parti da base de um Meshuggah sem vocais. Certamente ainda podemos iniciar desta perspectiva, mas agora teremos que ir além, e acompanhá-los.
Os solos de guitarra, baixo, ou bateria, continuam pedindo para aparecer e esfriar uma seqüência que soa maçante algumas vezes. No entanto, o som limpo das guitarras em músicas como "Out There (Prime)" e "Iterative Refinement" adicionaram um toque de jazz refinado e possibilitaram mais harmonia e menos cálculos, além de espaço considerável a aparições individuais, as quais, como já dito, prosseguem insatisfatórias e curtas, porém em plena evolução.
A produção responde à demanda do disco. Obviamente não é, e nem necessita ser, algo bombástico. Faz-se simples e soa bem, deixando aos instrumentos e humanos, a responsabilidade de impressionar.
Caracterizar "Time Frame" na galeria dos "somente para músicos" é, de certo, extremista, considerando-se os riffs fortes presentes e a crescente adoração em todo o mundo por metal técnico e progressivo. Sendo ou não estudante de música, dê uma checada no Actual Time, um grupo que chamou a atenção e arrancou elogios mil de gente importante, entre elas Neil Kernon, famoso produtor, que já trabalhou com Peter Gabriel, Queensryche, Nevermore, Spiral Architect, Judas Priest, entre tantos outros.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
Andreas Kisser posta foto da formação clássica do Sepultura em seu Instagram
Os discos do Slipknot e do SOAD que fizeram o Metallica repensar os seus próprios álbuns
A banda britânica que ensinou Andreas Kisser a tocar guitarra
Ex-vocalista se recusa a autografar último álbum que gravou com o Fear Factory
José Norberto Flesch crava quem será a nova vocalista do Arch Enemy em seu perfil no X
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Iron Maiden saberá a hora de encerrar suas atividades, segundo Dave Murray
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Exodus lança a surpreendente "Goliath", faixa-título de seu novo disco
A música quase descartada que se tornou a tablatura de guitarra mais pesquisada no mundo
Os músicos que entrariam na pior banda do mundo da história, segundo Regis Tadeu
Elton John elege a maior canção de rock de todos os tempos; "não há nada melhor que isso"
As 100 maiores músicas da história do heavy metal, segundo a Rolling Stone
As músicas do Paralamas onde a gente "escuta o Herbert chorar" ausência da Paula Toller
SOAD: quando Shavo quase matou Brent Hinds em briga na MTV


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



