Resenha - Black Sun - Primal Fear
Por Fernando De Santis
Postado em 07 de julho de 2002
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Rock n’ Roll sempre teve aquelas bandas que nunca mudaram o estilo. Quem já comprou um disco do AC/DC ou dos Ramones, sabe do que estou falando. A banda alemã Primal Fear, liderada pelo baixista Mat Sinner, é uma dessas bandas que não mudam a fórmula e nem por isso deixam os fãs entediados.
O quarto disco da banda das águias metálicas, intitulado "Black Sun", é uma porrada do começo ao fim. É impressionante o quanto a banda evoluiu em relação ao disco anterior ("Nuclear Fire"). O entrosamento entre os dois guitarristas está cada vez melhor. Os duetos de guitarra de Henny Wolter e Stefan Leibing estão alucinantes, enquanto a cozinha da banda, composta por Mat Sinner e Klaus Sperling (baixo e bateria respectivamente) está impecável. Porém, para não fugir à tradição dos discos do Primal Fear, mais uma vez, o destaque fica por conta dos vocais de Ralf Scheepers. O cara está cantando cada vez mais! (sim, eu também achava que isso seria impossível).
Apesar do estilo musical ter sido preservado, Mat fez questão de escrever letras completamente diferentes dos últimos álbuns. "Black Sun" é um disco conceitual, que conta uma estória onde a temática principal é a busca do Sol Negro (Black Sun). A capa também foi feita com o intuito de se distanciar das cores do disco anterior; Dessa vez, as águias estão voando no espaço, onde as cores predominantes são preto, azul e cinza – algo bem frio, totalmente oposto ao último disco.
Após a introdução "Countdown To Insanity", vem a faixa título do álbum. Riffs rápidos marcam esse disco, aliás, em muitos momentos, as rápidas palhetadas beiram o Thrash Metal. A faixa "Lightyears From Home" é a prova do entrosamento entre os dois guitarristas e consegue cativar todos os fãs com um refrão muito legal, cantado com toda a técnica de Ralf.
O grande destaque do álbum fica por conta da heavy "Fear". A introdução é uma coleção de riffs super pesados, que vão se encaixando até formarem a melodia da música. A introdução dessa música consegue ser mais impressionante do que a introdução da música "Fight The Fire" do álbum anterior. A faixa "Revoltution" é mais cadenciada e segue a linha da música "Dollars" (do disco "Primal Fear"). "Silence" seria a música que mais se aproxima de uma balada no álbum, por ter uma melodia mais calma.
Outras músicas que merecem destaque pelo peso e pelo grande trabalho de Ralf Scheepers são "We Go Down", "Cold Day in Hell", que tem uma levada meio que Metallica e "Controlled" com um dos riffs mais pesados do álbum.
"Black Sun" é o disco que todos os fãs do Primal Fear esperavam: pesado, com riffs rápidos, bases cheias de harmônicos e refrões marcantes. Enfim, é metal da melhor qualidade!
Outras resenhas de Black Sun - Primal Fear
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Eluveitie e Twisted Sister pediram para se apresentar no Bangers Open Air 2027
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
O álbum "esquecido" do Black Sabbath que merecia mais crédito, segundo Tony Iommi
A "banda definitiva" do heavy metal, segundo Lars Ulrich, do Metallica
Dave Mustaine aponta o elemento que diferenciava o Megadeth das outras bandas de metal
O hábito dos jogadores de futebol modernos que Andreas Kisser não acha nada legal
A banda carioca de rock nacional dos anos 1980 que sofreu por não ser da Zona Sul
O disco do Black Sabbath considerado uma "atrocidade" pelo Heavy Consequence
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
O cantor que John Lennon achava fraco, mas conquistou o Brasil no Rock in Rio
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
Tecladista do Faith No More conta como se sentia convivendo com a cena hair metal
Angra faz postagem em apoio a Dee Snider, vocalista do Twisted Sister
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
A banda amada pelo Ira! que irritou o produtor, que mandou ouvirem Rush para se inspirar
A resposta dos Titãs após Renato Russo criticar presença de atrizes da Globo nos shows



Primal Fear lança novo single, "One", na próxima semana
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



