Primal Fear: "Black Sun", a banda em pleno auge
Resenha - Black Sun - Primal Fear
Por Diego Cesar Bortolatto Simi
Postado em 22 de maio de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Primal Fear, banda alemã de Power Metal formada no final dos anos 90, por meio da Nuclear Blast lançou em 2002 um álbum de altíssima qualidade e que vem sido totalmente esquecido no repertório de seus shows. Trata-se de Black Sun - sucessor do aclamado álbum "Nuclear Fire" (2001) – e que segundo o líder e baixista Mat Sinner em algumas entrevistas, não é seu álbum favorito, embora na opinião da maioria dos fãs seja um álbum repleto de clássicos com a banda em seu auge.
Primal Fear - Mais Novidades
"Black Sun" é um disco conceitual e conta a história de uma viagem a um planeta misterioso que leva o nome deste cd. Realmente, a temática e o clima das músicas aponta para algo futurístico. Musicalmente falando, o som do Primal Fear nesse registro é bem reto e ao mesmo tempo variado, ou seja, a sonoridade sempre vai ser um Power Metal vigoroso e muito pesado, mas sempre vai apresentar trechos com outras influências, e é isso que torna o álbum muito mais interessante.
A abertura fica por conta da pesada intro "Countdown to Insanity", já emendada pela clássica "Black Sun". A música começa com riffs pesados e chega num refrão extremamente empolgante com Ralf Scheepers mostrando toda sua potência e feeling nos agudos, seguido por um harmônico solo de guitarra, mostrando ótimas influências vindas do Metal Melódico no som da banda. "Black Sun" é disparada a melhor música desse CD e talvez a melhor faixa-título da banda.
Sem deixar o nível cair, a Águia de Metal já manda em seguida outros dois petardos: "Armageddon" e "Lightyears From Home". A primeira é mais cadenciada e novamente é marcado pelo desempenho do excelente vocalista Ralf Scheepers com seus agudos devastadores. Já a segunda música mostra novamente as influências do Metal Melódico com o baterista Klaus Sperling arregaçando nos bumbos duplos e a dupla de guitarristas Stefan Leibing e Henny Wolter entrando seus empolgantes riffs e solos dobrados.
Outro destaque deste disco é "Revolution". Pesada, com riffs mais voltados para o Heavy Metal praticado pelo JUDAS PRIEST. Aliás, muitos comparam o vocalista Ralf Scheepers com Rob Halford, falando até que Ralf é uma cópia barata do Metal God. Na verdade, pode-se dizer que Ralf Scheepers se inspira no ídolo Rob Halford, mas o timbre de voz de Ralf é bem diferente do mestre Rob Halford e é um ótimo timbre, o que torna-o um excelente vocalista.
O disco ainda conta com a melódica "Mind Control" e a pesadíssima e agressiva "Fear", onde Mat Sinner arrebenta com seu baixo, beirando quase ao Thrash Metal no começo. Aliás, Mat Sinner é um ótimo baixista e toca de um jeito que deixa o som do Primal Fear ainda mais pesado e intenso.
Certamente o "Black Sun" é um dos melhores, se não o melhor cd do Primal Fear e com certeza é o mais injustiçado da carreira da Águia de Metal por eles próprios. "Black Sun" foi o play que fez com que eu me tornasse fã da banda e com certeza se eles incluíssem pelo menos três músicas desse disco em seu set-list, o show dos alemães iria se valorizar 100% mais.
Track list:
01- "Countdown To Insanity" – 1:43
02- "Black Sun" – 4:02
03- "Armageddon" – 4:05
04- "Lightyears From Home" – 4:40
05- "Revolution" – 4:02
06- "Fear" – 4:20
07- "Mind Control" – 4:58
08- "Magic Eye" – 5:16
09- "Mind Machine" – 5:37
10- "Silence" – 4:39
11- "We Go Down" – 5:53
12- "Cold Day In Hell" – 4:10
13- "Controlled" – 3:36
Line-up:
Ralf Scheepers – vocal
Henny Wolter – guitarra
Stefan Leibing – guitarra
Mat Sinner – baixo
Klaus Sperling - bateria
Outras resenhas de Black Sun - Primal Fear
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
O melhor compositor dos últimos 100 anos, segundo Ritchie Blackmore
O guitarrista que mais inspirou James Hetfield, do Metallica, segundo o próprio
"Eu odeio"; a canção que o Depeche Mode foi obrigado a lançar e vendeu mais de meio milhão
O disco gravado por Rob Halford que Metal Hammer considera um dos piores do Judas Priest
A música de Renato Russo que ganhou prêmio de solo de guitarra sem ter guitarra
Thundermother anuncia novo álbum de estúdio, "Mothers of Thunder"
A banda que Slash diz merecer mais fama: "Um dos melhores rocks crus de todos os tempos"
Para Steve Harris, década de 1990 foi uma época muito estranha
O disco do Pink Floyd que nunca envelhece, de acordo com Sammy Hagar
"Black Album", do Metallica, completa 850 semanas entre os mais vendidos nos EUA
Clutch anuncia seu novo álbum de estúdio, "Wasted Lands"
"Faltou o Agostinho Carrara!" - Fãs reagem à nova foto do Sepultura
O disco do Metallica que está entre os álbuns que mudaram a vida de Richie Faulkner
O cantor com quem Paul McCartney sempre quis trabalhar e finalmente conseguiu
Jaco Pastorius: um gênio atormentado
Regis Tadeu revela quem ele considera que foi um verdadeiro artista com A maiúsculo
Rob Halford conta o que pensou sobre o Slipknot quando ouviu a banda pela primeira vez

Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
Próximo disco do Primal Fear será lançado em abril de 2027
Ex-membros de Primal Fear e Gamma Ray formam nova banda, Fearless V
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



