Primal Fear: "Black Sun", a banda em pleno auge
Resenha - Black Sun - Primal Fear
Por Diego Cesar Bortolatto Simi
Postado em 22 de maio de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Primal Fear, banda alemã de Power Metal formada no final dos anos 90, por meio da Nuclear Blast lançou em 2002 um álbum de altíssima qualidade e que vem sido totalmente esquecido no repertório de seus shows. Trata-se de Black Sun - sucessor do aclamado álbum "Nuclear Fire" (2001) – e que segundo o líder e baixista Mat Sinner em algumas entrevistas, não é seu álbum favorito, embora na opinião da maioria dos fãs seja um álbum repleto de clássicos com a banda em seu auge.
Primal Fear - Mais Novidades
"Black Sun" é um disco conceitual e conta a história de uma viagem a um planeta misterioso que leva o nome deste cd. Realmente, a temática e o clima das músicas aponta para algo futurístico. Musicalmente falando, o som do Primal Fear nesse registro é bem reto e ao mesmo tempo variado, ou seja, a sonoridade sempre vai ser um Power Metal vigoroso e muito pesado, mas sempre vai apresentar trechos com outras influências, e é isso que torna o álbum muito mais interessante.
A abertura fica por conta da pesada intro "Countdown to Insanity", já emendada pela clássica "Black Sun". A música começa com riffs pesados e chega num refrão extremamente empolgante com Ralf Scheepers mostrando toda sua potência e feeling nos agudos, seguido por um harmônico solo de guitarra, mostrando ótimas influências vindas do Metal Melódico no som da banda. "Black Sun" é disparada a melhor música desse CD e talvez a melhor faixa-título da banda.
Sem deixar o nível cair, a Águia de Metal já manda em seguida outros dois petardos: "Armageddon" e "Lightyears From Home". A primeira é mais cadenciada e novamente é marcado pelo desempenho do excelente vocalista Ralf Scheepers com seus agudos devastadores. Já a segunda música mostra novamente as influências do Metal Melódico com o baterista Klaus Sperling arregaçando nos bumbos duplos e a dupla de guitarristas Stefan Leibing e Henny Wolter entrando seus empolgantes riffs e solos dobrados.
Outro destaque deste disco é "Revolution". Pesada, com riffs mais voltados para o Heavy Metal praticado pelo JUDAS PRIEST. Aliás, muitos comparam o vocalista Ralf Scheepers com Rob Halford, falando até que Ralf é uma cópia barata do Metal God. Na verdade, pode-se dizer que Ralf Scheepers se inspira no ídolo Rob Halford, mas o timbre de voz de Ralf é bem diferente do mestre Rob Halford e é um ótimo timbre, o que torna-o um excelente vocalista.
O disco ainda conta com a melódica "Mind Control" e a pesadíssima e agressiva "Fear", onde Mat Sinner arrebenta com seu baixo, beirando quase ao Thrash Metal no começo. Aliás, Mat Sinner é um ótimo baixista e toca de um jeito que deixa o som do Primal Fear ainda mais pesado e intenso.
Certamente o "Black Sun" é um dos melhores, se não o melhor cd do Primal Fear e com certeza é o mais injustiçado da carreira da Águia de Metal por eles próprios. "Black Sun" foi o play que fez com que eu me tornasse fã da banda e com certeza se eles incluíssem pelo menos três músicas desse disco em seu set-list, o show dos alemães iria se valorizar 100% mais.
Track list:
01- "Countdown To Insanity" – 1:43
02- "Black Sun" – 4:02
03- "Armageddon" – 4:05
04- "Lightyears From Home" – 4:40
05- "Revolution" – 4:02
06- "Fear" – 4:20
07- "Mind Control" – 4:58
08- "Magic Eye" – 5:16
09- "Mind Machine" – 5:37
10- "Silence" – 4:39
11- "We Go Down" – 5:53
12- "Cold Day In Hell" – 4:10
13- "Controlled" – 3:36
Line-up:
Ralf Scheepers – vocal
Henny Wolter – guitarra
Stefan Leibing – guitarra
Mat Sinner – baixo
Klaus Sperling - bateria
Outras resenhas de Black Sun - Primal Fear
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Slipknot lança "Arsenal", música que marca a estreia do baterista brasileiro Eloy Casagrande
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Os 2 membros do Metallica que planejaram outra banda no auge do "Black Album"
Se o Shaman voltar, a vaga mais difícil de preencher não é a do microfone
O chilique que Sammy Hagar deu quando foi abrir show do Kiss nos anos 70
O Gamma Ray ainda existe? Kai Hansen responde
A melhor "música pop adolescente" de todos os tempos, segundo Brian May
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
O cantor que fazia Robert Plant pensar em "jogar a toalha" de tão bom
Revista Veja Rio diz que bandas de rock não conseguem lotar o Rock in Rio: "Flopou"
O clássico do thrash metal que deve ser ouvido do início ao fim, segundo Scott Ian
Roger Waters explica porque separa John Lennon e Bob Dylan de um lado e Phil Collins do outro
O clássico do Queen que Elton John odiou quando ouviu: "Vocês não vão lançar isso não, né?"
O hit do Nirvana composto por Kurt Cobain para ser "a canção pop definitiva"
A vingança de Janis Joplin contra os Rolling Stones por prática que não concordava
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
Próximo disco do Primal Fear será lançado em abril de 2027
Ex-membros de Primal Fear e Gamma Ray formam nova banda, Fearless V
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



