Primal Fear: "Black Sun", a banda em pleno auge
Resenha - Black Sun - Primal Fear
Por Diego Cesar Bortolatto Simi
Postado em 22 de maio de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Primal Fear, banda alemã de Power Metal formada no final dos anos 90, por meio da Nuclear Blast lançou em 2002 um álbum de altíssima qualidade e que vem sido totalmente esquecido no repertório de seus shows. Trata-se de Black Sun - sucessor do aclamado álbum "Nuclear Fire" (2001) – e que segundo o líder e baixista Mat Sinner em algumas entrevistas, não é seu álbum favorito, embora na opinião da maioria dos fãs seja um álbum repleto de clássicos com a banda em seu auge.
"Black Sun" é um disco conceitual e conta a história de uma viagem a um planeta misterioso que leva o nome deste cd. Realmente, a temática e o clima das músicas aponta para algo futurístico. Musicalmente falando, o som do Primal Fear nesse registro é bem reto e ao mesmo tempo variado, ou seja, a sonoridade sempre vai ser um Power Metal vigoroso e muito pesado, mas sempre vai apresentar trechos com outras influências, e é isso que torna o álbum muito mais interessante.
A abertura fica por conta da pesada intro "Countdown to Insanity", já emendada pela clássica "Black Sun". A música começa com riffs pesados e chega num refrão extremamente empolgante com Ralf Scheepers mostrando toda sua potência e feeling nos agudos, seguido por um harmônico solo de guitarra, mostrando ótimas influências vindas do Metal Melódico no som da banda. "Black Sun" é disparada a melhor música desse CD e talvez a melhor faixa-título da banda.
Sem deixar o nível cair, a Águia de Metal já manda em seguida outros dois petardos: "Armageddon" e "Lightyears From Home". A primeira é mais cadenciada e novamente é marcado pelo desempenho do excelente vocalista Ralf Scheepers com seus agudos devastadores. Já a segunda música mostra novamente as influências do Metal Melódico com o baterista Klaus Sperling arregaçando nos bumbos duplos e a dupla de guitarristas Stefan Leibing e Henny Wolter entrando seus empolgantes riffs e solos dobrados.
Outro destaque deste disco é "Revolution". Pesada, com riffs mais voltados para o Heavy Metal praticado pelo JUDAS PRIEST. Aliás, muitos comparam o vocalista Ralf Scheepers com Rob Halford, falando até que Ralf é uma cópia barata do Metal God. Na verdade, pode-se dizer que Ralf Scheepers se inspira no ídolo Rob Halford, mas o timbre de voz de Ralf é bem diferente do mestre Rob Halford e é um ótimo timbre, o que torna-o um excelente vocalista.
O disco ainda conta com a melódica "Mind Control" e a pesadíssima e agressiva "Fear", onde Mat Sinner arrebenta com seu baixo, beirando quase ao Thrash Metal no começo. Aliás, Mat Sinner é um ótimo baixista e toca de um jeito que deixa o som do Primal Fear ainda mais pesado e intenso.
Certamente o "Black Sun" é um dos melhores, se não o melhor cd do Primal Fear e com certeza é o mais injustiçado da carreira da Águia de Metal por eles próprios. "Black Sun" foi o play que fez com que eu me tornasse fã da banda e com certeza se eles incluíssem pelo menos três músicas desse disco em seu set-list, o show dos alemães iria se valorizar 100% mais.
Track list:
01- "Countdown To Insanity" – 1:43
02- "Black Sun" – 4:02
03- "Armageddon" – 4:05
04- "Lightyears From Home" – 4:40
05- "Revolution" – 4:02
06- "Fear" – 4:20
07- "Mind Control" – 4:58
08- "Magic Eye" – 5:16
09- "Mind Machine" – 5:37
10- "Silence" – 4:39
11- "We Go Down" – 5:53
12- "Cold Day In Hell" – 4:10
13- "Controlled" – 3:36
Line-up:
Ralf Scheepers – vocal
Henny Wolter – guitarra
Stefan Leibing – guitarra
Mat Sinner – baixo
Klaus Sperling - bateria
Outras resenhas de Black Sun - Primal Fear
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
O melhor disco do Kiss, de acordo com a Classic Rock
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
Site americano elege melhores guitarristas do metal progressivo de todos os tempos
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
O rockstar dos anos 1970 que voltará ao Brasil após 34 anos: "Show longo e pesado"
A banda pioneira do punk que Joey Ramone adorava; "uma das minhas bandas favoritas"
Após fim do Black Sabbath, Tony Iommi volta aos palcos e ganha homenagem de Brian May
Marcie Free, uma das maiores vozes do AOR, morre aos 71 anos
A artista que Ritchie Blackmore chamou de "os Beatles desta geração"
As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger


Primal Fear lança "Domination", seu novo álbum de estúdio
Bangers Open Air confirma Black Label Society, Primal Fear e Tankard para 2026
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental


