Resenha - Salvation By Fire - Burning Point
Por Rafael Carnovale
Postado em 07 de julho de 2002
Nota: 5 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em 1997, quatro finlandeses resolveram formar uma banda de heavy metal. Mas heavy metal mesmo, tradicional, sem teclados, sem orquestra. Apenas porrada de guitarras baixo e bateria. Daí surgiu o Burning Point, que em 2001 lançou seu debut "Salvation By Fire". Vemos uma banda agressiva, inspirada em nomes fortes do estilo, como Iron Maiden, Judas Priest, e que também resgata a agressividade do Black Sabbath fase Ozzy.

Logo de cara, uma cacetada speed, "Under de Dying Sun", que poderia bem ter sido gravada pelo Helloween fase "Walls of Jericho", apesar de uma quebradinha de ritmo que chega a incomodar quase no final. O lado mais cadenciado vem na faixa seguinte, "Lake of Fire", com riffs bem pesados, mas com uma pinta de "já ouvi isso antes", tal a semelhança com o Black Sabbath (o vocal chega a lembrar Ozzy algumas vezes). Tal fato volta a se repetir em "Fall of thy Kingdom", que é muito parecida com Iron Maiden. E uma coisa incomoda na banda: as músicas quase todas começam do mesmo jeito, com um solinho de guitarra no início. Não que isso seja ruim, em faixas com "Higher" (com sua levada mais hard/rock), a qualidade da música faz você esquecer esse detalhe e na pesadíssima "Black Star" (outra que Ozzy poderia muito bem meter seus vocais, embora os riffs não possam ser comparados ao do mestre Tony Iommi), mas isso incomoda, saber que quase toda música tem o mesmo início.
A banda volta a se repetir em "Stealer of the Night", outra speed, que chega a ser meio enjoativa, pois se parece muito com as primeiras faixas, e na cadenciada "The One", que apesar de tudo consegue ser interessante, por seu refrão contagiante. A banda acerta em cheio quando faz uma faixa quase trash pelos riffs de guitarra como "Signs of Danger" e a épica "Salvation By Fire", que consegue ser original,cativante e ainda ter sete minutos de pura inspiração, sendo o maior destaque do cd.
A banda precisa urgentemente definir seu estilo e investir nele, para não ser rotulada de "legal, mas já ouvi isso em outro cd". Potencial eles têm.
Line Up:
Jukka Kyro – Guitarra
Pete Ahonen – Guitarra, Vocais
Toni "Jope" Kansanoja – Baixo
Jarí Kaiponen – Bateria
Material cedido pela:
Rockbrigade Records
Rua dos Bonitos 89 – São Paulo (SP) – Tel: 11-5579-4124
http://www.rockbrigade.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Versão do Megadeth para "Ride the Lightning" é oficialmente lançada
Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Como uma banda transformou seu adeus em um dos filmes mais importantes do rock
Scorpions se manifesta sobre morte de ex-baixista Francis Buchholz
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Megadeth lança seu último disco de estúdio, que traz versão de "Ride the Lightning"
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Francis Buccholz, baixista do Scorpions em sua fase clássica, morre aos 71 anos
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
"Está gravado, só falta mixar", diz Myles Kennedy sobre o novo álbum de Slash
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
O hit dos Beatles que contém grande erro: "Uma das coisas mais idiotas que fizemos"
Max Cavalera: "O único presidente bom do Brasil foi morto"
O que significa "YYZ", título de instrumental que é um dos maiores clássicos do Rush


Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



