Resenha - Heathenreel - Elvenking
Por Thiago Sarkis
Postado em 07 de julho de 2002
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Não há nada melhor do que curtir um disco, o qual chegou até você com todas as possibilidades de ser uma mala sem alça e te dar uma baita dor de cabeça ao ouvir, e acabou se tornando uma agradável e surpreendente audição.

O Elvenking vem da Itália, terra boa, centro metálico de qualidade dos anos 90, mas donde vêm derivando uma enxurrada de clones e músicos oportunistas. As referências feitas a eles rondavam uma influência de Skyclad, com toques de Rhapsody, entre outras coisas. De maneira alguma isso seria um ponto negativo, porém, sem dúvida, consiste num fator bastante propício ao surgimento de mais uma cópia chula.
Então tratemos de comemorar, pois dessa vez todas as expectativas foram ralo abaixo e temos novidade e alta qualidade com a marca italiana.
A descrição sobre o estilo tinha suas razões, todavia merece mais especificidade. Digamos que o Skyclad ganhou peso e velocidade e o Thyrfing perdeu exatamente nestes quesitos. Nasce aí o Elvenking, apartado por lados progressivo e sinfônico, e toque experimental considerável.
As melodias e harmonias das guitarras são marcantes e é impossível imaginar quaisquer delas sem o acompanhamento fantástico das flautas, violinos, violas, violão clássico, entre outros instrumentos que intervêm constantemente.
Os vocais soam-me perfeitos para as partes mais lentas, mas merecem certo aperfeiçoamento na hora em que a agressividade instrumental se instaura. Damnagoras tem boa atuação, sem falhas grotescas, porém, precisa retocar e repensar uma ou outra idéia.
A nota não aumenta por mínimos detalhes, aos quais, além dos já citados, incluo a mixagem de Fredrik Nordström (In Flames, Dark Tranquillity, Arch Enemy). Na verdade, o resultado é bom, mas vindo dele, poderia ter ido bem além. Suas experiências anteriores não incluíam tantas possibilidades e variações e talvez isso tenha o confundido.
Por fim o inacreditável surge pela ocorrência dessas onze faixas que compõem "Heathenreel", serem apenas o começo de uma história, o debute do grupo. Se os italianos se segurarem numa boa administração do sucesso e na consciência da necessidade de mudar e encantar novamente, meus dedos já começarão a coçar pra soltar um dez no próximo álbum.
Site Oficial – http://www.elvenking.net
Formação:
Damnagoras (Vocais)
Jarpen (Guitarras)
Aydan (Guitarras)
Gorlan (Baixo)
Zender (Bateria)
Material cedido por:
Rock Brigade / Laser Company Records – http://www.lasercompany.com.br
Rua Madre de Deus 432 - CEP: 03119-000
São Paulo / SP – BRASIL
Tel.: (0xx11) 6605-6011
Fax: (0xx11) 6605-2288
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
Filho de Steve Harris é forçado a parar de tocar devido a problema de saúde
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
O hit do Led Zeppelin em que Robert Plant foi homofóbico, segundo John Paul Jones
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
A faixa do Rush que Geddy Lee disse que "não envelheceu tão bem"
Danilo Gentili detona Chaves Metaleiro e o acusa de não devolver o dinheiro
O guitarrista que fundou duas bandas lendárias do rock nacional dos anos 1980
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
Os 20 maiores cantores de todos os tempos, na opinião de Ozzy Osbourne
O sucesso colossal de Ozzy Osbourne que foi tocado em apenas um show do Madman
Por que James Hetfield não ouve bateria de Lars Ulrich no retorno dos shows do Metallica
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



