Resenha - Yeah Yeah Yeahs (EP) - Yeah Yeah Yeahs
Por Bruno Romani
Postado em 06 de junho de 2002
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Strokes? White Stripes? Não. O hype do momento se chama Yeah Yeah Yeahs, contudo o cheiro de naftalina e sensação de catapultamento para os anos 70 são os mesmos proporcionados pelos dois grupos citados acima.

A mais relevante diferença entre o Yeah Yeah Yeahs e seus concorrentes de máquina do tempo está na presença feminina de Karen O. nos vocais. Karen, que já está sendo alçada ao posto de nova diva do rock, ainda tem as companhias de Brian Chase na bateria e Nick Zinner na guitarra.
O genótipo da banda está calcado no Blues de "John Spencer Blue Explosion" e nos sujos genes do Punk, o que acaba contribuindo para um fenótipo simples, agressivo, displicente, mas não menos melodioso e agradável. Um dos fatores para estes conterrâneos dos Strokes terem um som tão cru se deve, talvez, à falta de baixo, característica esta similar à dos White Stripes.
Este disco é o primeiro registro aceitável da banda, que gravou várias demos antes desse trabalho. O primeiro álbum da banda por uma grande gravadora ainda está em processo de preparação. Resultado: O EP "Yeah Yeah Yeahs" já ganhou status de preciosidade entre os apreciadores do garage rock. Musicalmente falando, o disco traz boas canções como "Art Star" e "Our Time", ambas de refrão grudento, mas nada que vá salvar (?) o rock.
A brecha deixada pelos Strokes parece ser maior do que imaginávamos. Muitas bandas, boas e ruins, em NY estão agora atentamente observadas pelos engravatados das grandes companhias, e o YYY é mais uma delas. A quantidade de coincidências entre o grupo, o White Stripes e o Strokes é enorme. Será isso obra do acaso ou não? Só o tempo nos dirá, mas devemos lembrar da quantidade de bandas que surgiram e desintegraram da noite para o dia após o aparecimento do Nirvana. Cuidado com o hype, mas não deixe de escutar o som de Karen O. e seus companheiros.
Track-List
- Bang
- Mystery Girl
- Art Star
- Miles Away
- Our Time
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
Produtor de "Master of Puppets" diz que Kirk não gravou base no disco; "Tudo era o James"
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
O personagem invisível do Angra que merece mais destaque, segundo Rafael Bittencourt
Se Dave Murray sente tanta saudade da família, não seria lógico deixar o Iron Maiden?
A banda que foi "esmigalhada" pelo Metallica em 1988; "o baixo está baixo demais?"
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Angra foi "várias vezes" atrás de Andre Matos, revela Felipe Andreoli
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
A lenda da banda que foi batizada por suas músicas durarem menos do que 1 minuto
Dave Mustaine admite que pode não ter outra chance de falar com James Hetfield e Lars Ulrich
Spiderweb - supergrupo de prog com membros do Genesis, Europe e Angra lança single beneficente
O maior guitarrista do grunge de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell do Alice in Chains
Para Billy Corgan (Smashing Pumpkins) o rock foi propositalmente sabotado
Filho de George Harrison recorda como descobriu que seu pai era um beatle
O cultuado vocalista que Gastão Moreira acha que deixa a desejar: "Seria eliminado do The Voice"
A emocionante música do Metallica que foi tocada em apenas um show da banda



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



