Resenha - Yeah Yeah Yeahs (EP) - Yeah Yeah Yeahs
Por Bruno Romani
Postado em 06 de junho de 2002
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Strokes? White Stripes? Não. O hype do momento se chama Yeah Yeah Yeahs, contudo o cheiro de naftalina e sensação de catapultamento para os anos 70 são os mesmos proporcionados pelos dois grupos citados acima.

A mais relevante diferença entre o Yeah Yeah Yeahs e seus concorrentes de máquina do tempo está na presença feminina de Karen O. nos vocais. Karen, que já está sendo alçada ao posto de nova diva do rock, ainda tem as companhias de Brian Chase na bateria e Nick Zinner na guitarra.
O genótipo da banda está calcado no Blues de "John Spencer Blue Explosion" e nos sujos genes do Punk, o que acaba contribuindo para um fenótipo simples, agressivo, displicente, mas não menos melodioso e agradável. Um dos fatores para estes conterrâneos dos Strokes terem um som tão cru se deve, talvez, à falta de baixo, característica esta similar à dos White Stripes.
Este disco é o primeiro registro aceitável da banda, que gravou várias demos antes desse trabalho. O primeiro álbum da banda por uma grande gravadora ainda está em processo de preparação. Resultado: O EP "Yeah Yeah Yeahs" já ganhou status de preciosidade entre os apreciadores do garage rock. Musicalmente falando, o disco traz boas canções como "Art Star" e "Our Time", ambas de refrão grudento, mas nada que vá salvar (?) o rock.
A brecha deixada pelos Strokes parece ser maior do que imaginávamos. Muitas bandas, boas e ruins, em NY estão agora atentamente observadas pelos engravatados das grandes companhias, e o YYY é mais uma delas. A quantidade de coincidências entre o grupo, o White Stripes e o Strokes é enorme. Será isso obra do acaso ou não? Só o tempo nos dirá, mas devemos lembrar da quantidade de bandas que surgiram e desintegraram da noite para o dia após o aparecimento do Nirvana. Cuidado com o hype, mas não deixe de escutar o som de Karen O. e seus companheiros.
Track-List
- Bang
- Mystery Girl
- Art Star
- Miles Away
- Our Time
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Derrick Green relembra rejeição às músicas novas do Sepultura na turnê de 1998 com o Slayer
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
Rafael Bittencourt dá dica para músicos e conta como Kiko Loureiro "complicou" sua vida
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
O polêmico álbum de Metal que Geezer Butler gostaria de ter escrito
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck
O cantor que Glenn Hughes chama de "o maior de todos"
As quatro bandas que fizeram a cabeça de Cronos, o vocalista do Venom
Quentin Tarantino: o Top 5 do rock n' roll na carreira dele
Dave Mustaine: a história por trás de "The Four Horsemen"

Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Nightwish: Anette faz com que não nos lembremos de Tarja
Megadeth: Mustaine conseguiu; temos o melhor disco em muito tempo



