Resenha - Crossroad - Storyteller
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 22 de fevereiro de 2003
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Atualmente, a Suécia vem se tornando um dos maiores berços do heavy metal moderno, com um sustentável número de bandas daquele "Gothemburg Sound", de black metal melódico e também da onda power melódico. É nesta última vertente que encontramos o ‘power-trio’ The Storyteller, responsável por um metal melódico muitíssimo influenciado pelo heavy metal tradicional, a ponto de parecer muito bem uma mistura entre as bandas Helloween e Hammerfall.

L.G. Person (vocal e baixo), Fredrik Groth (guitarra, e também responsável pelos teclados) e por fim Martin Hierpe (bateria) estão com o seu segundo álbum lançado, "Crossroad", provavelmente a segunda parte do que seria um álbum conceitual, com uma provável história mística e medieval. Fica claro então – ao dizer que a banda pratica um metal melódico medieval – que encontraremos em "Crossroad" melodias rápidas e melódicas, e ainda gloriosos coros e refrões pomposos. E é exatamente isto que encontramos, um trabalho repleto de clichês é verdade, mas, todos eles bem colocados e não de forma demasiada. O interessante é que a banda até tentou inovar na última música deste CD, "The Moment of Truth", quando foi incluída a participação especial do vocalista da banda The Fifth Sun, Bryan Horne, em uma linha mais agressiva de voz. O que também conta pontos a favor do The Storyteller é não apresentar ao longo das dez músicas do seu mais novo álbum lançado pela Hellion, somente músicas rápidas e melódicas. O álbum também conta com músicas melódicas e cadenciadas, e até duas baladas: "Loss of A Friend" e "Kingdom Above", esta última, com um bonito refrão.
Mesmo sendo aquele CD que você ouve e tem quase certeza de já ter ouvido aquelas músicas antes, em um outro lugar, há canções que empolgam não só os fãs do bom metal melódico (que a banda é boa, isso não se discute), como são os casos de "The Eye of Storm" (bem melódica e com destaque pelo tipo de voz não tão aguda do vocalista), "Ambash" (uma composição com uma "cara" bem Hammerfall, principalmente pelo coro do refrão) e a faixa que dá nome ao disco, "Crossroad" (esta é uma composição muito mais influenciada pelo Stratovarius, com uma apresentação mais forte e agressiva por parte do vocal). Por fim, não se pode deixar de lado a longa "The Moment of Truth", música que emplaca toda a diversidade das composições presentes no álbum, indo do melódico mais cadenciado presente em "The Secret’s Revealed" (outro ponto alto do disco) até a climas mais rápidos e pesados, de músicas já citadas anteriormente.
Por incrível que possa parecer, a Hellion acertou a mão em trazer o trabalho do The Storyteller em versão nacional. Encontramos agora, mais uma opção para quem curte o metal melódico em geral, em um grupo que pode apresentar um álbum sem grandiosas inovações, mas de boa qualidade. Por fim, queiro deixar a minha impressão razoável quanto à faixa bônus da versão nacional, a música "Moonchild" (cover do Iron Maiden), pelo fato de não encontrarmos tanto peso nos riffs de guitarra e um vocal não tão bem encaixado.
Formação:
L.G. Person (vocal e baixo);
Fredrik Groth (guitarra e teclado);
Martin Hjerpe (bateria).
Site oficial: www.welcome.to/storyteller
Track-list:
01. "And The Legend Continues" (1:36)
02. "The Unknown" (5:38)
03. "The Secret’s Revealed" (3:54)
04. "The Eye of the Storm" (4:38)
05. "A Passage Through The Mountain" (4:17)
06. "Ambash" (5:37)
07. "Loss of A Friend" (5:03)
08. "Crossroad" (5:36)
09. "Kingdom Above" (4:40)
10. "The Moment of Truth" (8:02)
11. "Moonchild" (5:43)
Material cedido por:
Hellion Records – http://www.hellionrecords.com
Rua 24 de Maio, 62 – Lojas 280 / 282 / 308 – Centro.
São Paulo – SP – BRASIL
CEP: 01041-900
Tel: (11) 5083-2727 / 5083-9797 / 5539-7415
Fax: (11) 5549-0083
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
O guitarrista que fundou duas bandas lendárias do rock nacional dos anos 1980
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Filho de Steve Harris é forçado a parar de tocar devido a problema de saúde
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
A lenda do rock que Axl Rose odeia: "Ele é só um maldito viciado com uma esposa viciada"
Mike Portnoy explica por que gosta da maneira que Eloy Casagrande toca bateria
"Tocar com Ozzy era como morar na casa dos pais", diz Zakk Wylde
História do rock: Sexo bizarro, drogas, mortes e outros boatos
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



