Resenha - Crossroad - Storyteller

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Paulo Finatto Jr.
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 7


Atualmente, a Suécia vem se tornando um dos maiores berços do heavy metal moderno, com um sustentável número de bandas daquele "Gothemburg Sound", de black metal melódico e também da onda power melódico. É nesta última vertente que encontramos o 'power-trio' The Storyteller, responsável por um metal melódico muitíssimo influenciado pelo heavy metal tradicional, a ponto de parecer muito bem uma mistura entre as bandas Helloween e Hammerfall.

Bizarre Magazine: Quão bizarro é... Ronnie James DioTop 500: as melhores de todos os tempos segundo a Rolling Stone

L.G. Person (vocal e baixo), Fredrik Groth (guitarra, e também responsável pelos teclados) e por fim Martin Hierpe (bateria) estão com o seu segundo álbum lançado, "Crossroad", provavelmente a segunda parte do que seria um álbum conceitual, com uma provável história mística e medieval. Fica claro então - ao dizer que a banda pratica um metal melódico medieval - que encontraremos em "Crossroad" melodias rápidas e melódicas, e ainda gloriosos coros e refrões pomposos. E é exatamente isto que encontramos, um trabalho repleto de clichês é verdade, mas, todos eles bem colocados e não de forma demasiada. O interessante é que a banda até tentou inovar na última música deste CD, "The Moment of Truth", quando foi incluída a participação especial do vocalista da banda The Fifth Sun, Bryan Horne, em uma linha mais agressiva de voz. O que também conta pontos a favor do The Storyteller é não apresentar ao longo das dez músicas do seu mais novo álbum lançado pela Hellion, somente músicas rápidas e melódicas. O álbum também conta com músicas melódicas e cadenciadas, e até duas baladas: "Loss of A Friend" e "Kingdom Above", esta última, com um bonito refrão.

Mesmo sendo aquele CD que você ouve e tem quase certeza de já ter ouvido aquelas músicas antes, em um outro lugar, há canções que empolgam não só os fãs do bom metal melódico (que a banda é boa, isso não se discute), como são os casos de "The Eye of Storm" (bem melódica e com destaque pelo tipo de voz não tão aguda do vocalista), "Ambash" (uma composição com uma "cara" bem Hammerfall, principalmente pelo coro do refrão) e a faixa que dá nome ao disco, "Crossroad" (esta é uma composição muito mais influenciada pelo Stratovarius, com uma apresentação mais forte e agressiva por parte do vocal). Por fim, não se pode deixar de lado a longa "The Moment of Truth", música que emplaca toda a diversidade das composições presentes no álbum, indo do melódico mais cadenciado presente em "The Secret's Revealed" (outro ponto alto do disco) até a climas mais rápidos e pesados, de músicas já citadas anteriormente.

Por incrível que possa parecer, a Hellion acertou a mão em trazer o trabalho do The Storyteller em versão nacional. Encontramos agora, mais uma opção para quem curte o metal melódico em geral, em um grupo que pode apresentar um álbum sem grandiosas inovações, mas de boa qualidade. Por fim, queiro deixar a minha impressão razoável quanto à faixa bônus da versão nacional, a música "Moonchild" (cover do Iron Maiden), pelo fato de não encontrarmos tanto peso nos riffs de guitarra e um vocal não tão bem encaixado.

Formação:
L.G. Person (vocal e baixo);
Fredrik Groth (guitarra e teclado);
Martin Hjerpe (bateria).

Site oficial: www.welcome.to/storyteller

Track-list:
01. "And The Legend Continues" (1:36)
02. "The Unknown" (5:38)
03. "The Secret's Revealed" (3:54)
04. "The Eye of the Storm" (4:38)
05. "A Passage Through The Mountain" (4:17)
06. "Ambash" (5:37)
07. "Loss of A Friend" (5:03)
08. "Crossroad" (5:36)
09. "Kingdom Above" (4:40)
10. "The Moment of Truth" (8:02)
11. "Moonchild" (5:43)

Material cedido por:
Hellion Records - http://www.hellionrecords.com
Rua 24 de Maio, 62 - Lojas 280 / 282 / 308 - Centro.
São Paulo - SP - BRASIL
CEP: 01041-900
Tel: (11) 5083-2727 / 5083-9797 / 5539-7415
Fax: (11) 5549-0083
Email: hellion@uol.com.br




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Storyteller"


Bizarre Magazine: Quão bizarro é... Ronnie James DioBizarre Magazine
Quão bizarro é... Ronnie James Dio

Top 500: as melhores de todos os tempos segundo a Rolling StoneTop 500
As melhores de todos os tempos segundo a Rolling Stone

Bruce Dickinson: deixando o cabelo crescer novamente em ato de rebeldiaBruce Dickinson
Deixando o cabelo crescer novamente em ato de rebeldia

Green Day: 10 coisas que você não sabe sobre a bandaGreen Day
10 coisas que você não sabe sobre a banda

Cradle Of Filth: Dani Filth explica seu conceito de religiãoCradle Of Filth
Dani Filth explica seu conceito de religião

Slash: falando sobre Adele, Guns N' Roses, filhos e maisSlash
Falando sobre Adele, Guns N' Roses, filhos e mais

System Of A Down: brasileira de cinco anos toca música na bateriaSystem Of A Down
Brasileira de cinco anos toca música na bateria


Sobre Paulo Finatto Jr.

Reside em Porto Alegre (RS). Nascido em 1985. Depois de três anos cursando Engenharia Química, seguiu a sua verdadeira vocação, e atualmente é aluno do curso de Jornalismo. Colorado de coração, curte heavy metal desde seus onze anos e colabora com o Whiplash! desde 2000, quando tinha apenas quinze anos. Fanático por bandas como Iron Maiden, Helloween e Nightwish, hoje tem uma visão mais eclética do mundo do rock. Foi o responsável pelo extinto site de metal brasileiro, o Brazil Metal Law, e já colaborou algumas vezes com a revista Rock Brigade.

Mais informações sobre Paulo Finatto Jr.

Mais matérias de Paulo Finatto Jr. no Whiplash.Net.