Resenha - Crossroad - Storyteller
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 22 de fevereiro de 2003
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Atualmente, a Suécia vem se tornando um dos maiores berços do heavy metal moderno, com um sustentável número de bandas daquele "Gothemburg Sound", de black metal melódico e também da onda power melódico. É nesta última vertente que encontramos o ‘power-trio’ The Storyteller, responsável por um metal melódico muitíssimo influenciado pelo heavy metal tradicional, a ponto de parecer muito bem uma mistura entre as bandas Helloween e Hammerfall.

L.G. Person (vocal e baixo), Fredrik Groth (guitarra, e também responsável pelos teclados) e por fim Martin Hierpe (bateria) estão com o seu segundo álbum lançado, "Crossroad", provavelmente a segunda parte do que seria um álbum conceitual, com uma provável história mística e medieval. Fica claro então – ao dizer que a banda pratica um metal melódico medieval – que encontraremos em "Crossroad" melodias rápidas e melódicas, e ainda gloriosos coros e refrões pomposos. E é exatamente isto que encontramos, um trabalho repleto de clichês é verdade, mas, todos eles bem colocados e não de forma demasiada. O interessante é que a banda até tentou inovar na última música deste CD, "The Moment of Truth", quando foi incluída a participação especial do vocalista da banda The Fifth Sun, Bryan Horne, em uma linha mais agressiva de voz. O que também conta pontos a favor do The Storyteller é não apresentar ao longo das dez músicas do seu mais novo álbum lançado pela Hellion, somente músicas rápidas e melódicas. O álbum também conta com músicas melódicas e cadenciadas, e até duas baladas: "Loss of A Friend" e "Kingdom Above", esta última, com um bonito refrão.
Mesmo sendo aquele CD que você ouve e tem quase certeza de já ter ouvido aquelas músicas antes, em um outro lugar, há canções que empolgam não só os fãs do bom metal melódico (que a banda é boa, isso não se discute), como são os casos de "The Eye of Storm" (bem melódica e com destaque pelo tipo de voz não tão aguda do vocalista), "Ambash" (uma composição com uma "cara" bem Hammerfall, principalmente pelo coro do refrão) e a faixa que dá nome ao disco, "Crossroad" (esta é uma composição muito mais influenciada pelo Stratovarius, com uma apresentação mais forte e agressiva por parte do vocal). Por fim, não se pode deixar de lado a longa "The Moment of Truth", música que emplaca toda a diversidade das composições presentes no álbum, indo do melódico mais cadenciado presente em "The Secret’s Revealed" (outro ponto alto do disco) até a climas mais rápidos e pesados, de músicas já citadas anteriormente.
Por incrível que possa parecer, a Hellion acertou a mão em trazer o trabalho do The Storyteller em versão nacional. Encontramos agora, mais uma opção para quem curte o metal melódico em geral, em um grupo que pode apresentar um álbum sem grandiosas inovações, mas de boa qualidade. Por fim, queiro deixar a minha impressão razoável quanto à faixa bônus da versão nacional, a música "Moonchild" (cover do Iron Maiden), pelo fato de não encontrarmos tanto peso nos riffs de guitarra e um vocal não tão bem encaixado.
Formação:
L.G. Person (vocal e baixo);
Fredrik Groth (guitarra e teclado);
Martin Hjerpe (bateria).
Site oficial: www.welcome.to/storyteller
Track-list:
01. "And The Legend Continues" (1:36)
02. "The Unknown" (5:38)
03. "The Secret’s Revealed" (3:54)
04. "The Eye of the Storm" (4:38)
05. "A Passage Through The Mountain" (4:17)
06. "Ambash" (5:37)
07. "Loss of A Friend" (5:03)
08. "Crossroad" (5:36)
09. "Kingdom Above" (4:40)
10. "The Moment of Truth" (8:02)
11. "Moonchild" (5:43)
Material cedido por:
Hellion Records – http://www.hellionrecords.com
Rua 24 de Maio, 62 – Lojas 280 / 282 / 308 – Centro.
São Paulo – SP – BRASIL
CEP: 01041-900
Tel: (11) 5083-2727 / 5083-9797 / 5539-7415
Fax: (11) 5549-0083
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mick Jagger elege seus álbuns e músicas favoritos dos Rolling Stones
O guitarrista que Brian May achava ser louco e perigoso; "muito à frente de todos nós"
A saga de Christopher Lee no Heavy Metal
A canção amaldiçoada do The Who que Roger Daltrey nunca mais vai cantar
Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
Gene Simmons explica que o Kiss não tem mais autonomia para fazer o que quiser
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
A canção de Neil Young que deixa Roger Waters praticamente sem palavras
A música dos Beatles que Paul McCartney considerava tão esquecível que mal lembrava dela
Os melhores discos de rock e metal lançados em 1982, segundo a Louder
"Crucificados Pelo Sistema", disco icônico do punk nacional, é relançado com bônus
Falece Barry Mitchell, ex-baixista do Queen
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
A grande banda que Liam Gallagher preferiria "comer minha própria m*rda" a ir a um show deles
O guitarrista que Brian May diz que gravou "o trecho mais bonito de guitarra" da história
Fotos de Infância: Marilyn Manson
"Kiko Loureiro não era realmente um cara do Metal", afirma Dave Mustaine


Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



