Resenha - Order of the Leech - Napalm Death
Por Rafael Carnovale
Postado em 20 de fevereiro de 2003
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Podreira, teu nome é Napalm Death. O som destes ingleses, na ativa desde 1987 (ano de lançamento de seu primeiro LP "SCUM") sempre se caracterizou por ser extremo em tudo. Vocais urrados ao máximo, guitarras beirando a loucura e uma bateria insana. Muitas mudanças de formação aconteceram nestes 15 anos (nenhum dos atuais integrantes pertenceu à formação original, que só gravou um lado do primeiro LP), e o som mudou bastante. Do hardcore insano de músicas curtas e diretas, surgiu um som mais trabalhado, com um pé no death metal, mas ainda agressivo e animal. E muito se deve à entrada do vocalista Mark "Barney" Greenway, que substituiu competentemente Lee Dorian (hoje no Cathedral).

Os vocais urrados de Barney, aliados à capacidade criativa da banda (que se especializou em escrever sobre temas políticos e sociais) se mostram em extrema forma com "Continuing War in Stupidy", "Forced to Fear" (aonde a bateria de Danny Herrera chega a soar matadora com o uso dos dois bumbos) e na velocíssima "Narcoleptic". O Napalm deu uma sincera acelerada na velocidade, pois em outros trabalhos como o excelente "Diatribes" e o aclamado "Inside the Torn Apart", os mesmos investiam em sons mais cadenciados. O que podemos considerar mais cadenciado neste cd seriam as faixas "Lowest Common Denominator" (com seu riff matador de entrada) na maravilhosa "Per Capita", que lembra o Napalm de "Fear, Emptiness, Despair", mais death e menos hard e na bem feita "Force and Fiction", que impressiona com seu começo mais melódico, mas descamba num death/hardcore de primeira.
Uma conclusão é óbvia: a banda retorna às origens, como podemos notar na agressividade de faixas pesadíssimas e rapidíssimas como "Out of the Sight Out of the Mind" e "The Great Capitulator". Isso torna as faixas muito parecidas, pois quase todas investem na velocidade absurda e nos vocais urrados e rosnados de Barney. Mas é o Napalm de sempre e é ótimo vê-los em boa forma. Em alguns momentos sentimos que o baixista Shane Embury aproveitou sua experiência com o LOCK UP (que lançou dois cd’s) para mesclar esse Napalm antigo com o estilo que a banda vinha adotando.
Um cd indicado para os fãs antigos, mas que vai agradar os fãs de um som pesado ao extremo e com letras bem boladas, cortesia do fato de Mark Greenway ser um jornalista conhecido na Inglaterra. Vale ouvir e verificar o quanto seu pescoço vai agüentar! ;)
Line Up:
Mark Greenway – Vocais
Shane Embury – Baixo
Mitch Harris – Guitarras
Jesse Pintado – Guitarras
Daniel Herrera – Bateria
Lançado nos EUA pela Spitfire Records.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
As músicas "das antigas" do Metallica que Lars Ulrich gostaria que o Deep Purple tocasse
O riff escrito nos anos 2000 que causou inveja em Jimmy Page
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
A contundente opinião de Anders Fridén, vocalista do In Flames, sobre religião
31 discos de rock e metal que completam 20 anos em 2026
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
A canção escrita como piada que se transformou em um dos maiores clássicos do rock progressivo
O maior guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Neil Young
A música do U2 que virou hit mesmo com uma letra, segundo Bono, "inacabada"


Napalm Death começa a trabalhar em seu próximo álbum de estúdio
Motörhead foi o "primeiro amor" de Barney Greenway, vocal do Napalm Death
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



