Resenha - Order of the Leech - Napalm Death
Por Rafael Carnovale
Postado em 20 de fevereiro de 2003
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Podreira, teu nome é Napalm Death. O som destes ingleses, na ativa desde 1987 (ano de lançamento de seu primeiro LP "SCUM") sempre se caracterizou por ser extremo em tudo. Vocais urrados ao máximo, guitarras beirando a loucura e uma bateria insana. Muitas mudanças de formação aconteceram nestes 15 anos (nenhum dos atuais integrantes pertenceu à formação original, que só gravou um lado do primeiro LP), e o som mudou bastante. Do hardcore insano de músicas curtas e diretas, surgiu um som mais trabalhado, com um pé no death metal, mas ainda agressivo e animal. E muito se deve à entrada do vocalista Mark "Barney" Greenway, que substituiu competentemente Lee Dorian (hoje no Cathedral).

Os vocais urrados de Barney, aliados à capacidade criativa da banda (que se especializou em escrever sobre temas políticos e sociais) se mostram em extrema forma com "Continuing War in Stupidy", "Forced to Fear" (aonde a bateria de Danny Herrera chega a soar matadora com o uso dos dois bumbos) e na velocíssima "Narcoleptic". O Napalm deu uma sincera acelerada na velocidade, pois em outros trabalhos como o excelente "Diatribes" e o aclamado "Inside the Torn Apart", os mesmos investiam em sons mais cadenciados. O que podemos considerar mais cadenciado neste cd seriam as faixas "Lowest Common Denominator" (com seu riff matador de entrada) na maravilhosa "Per Capita", que lembra o Napalm de "Fear, Emptiness, Despair", mais death e menos hard e na bem feita "Force and Fiction", que impressiona com seu começo mais melódico, mas descamba num death/hardcore de primeira.
Uma conclusão é óbvia: a banda retorna às origens, como podemos notar na agressividade de faixas pesadíssimas e rapidíssimas como "Out of the Sight Out of the Mind" e "The Great Capitulator". Isso torna as faixas muito parecidas, pois quase todas investem na velocidade absurda e nos vocais urrados e rosnados de Barney. Mas é o Napalm de sempre e é ótimo vê-los em boa forma. Em alguns momentos sentimos que o baixista Shane Embury aproveitou sua experiência com o LOCK UP (que lançou dois cd’s) para mesclar esse Napalm antigo com o estilo que a banda vinha adotando.
Um cd indicado para os fãs antigos, mas que vai agradar os fãs de um som pesado ao extremo e com letras bem boladas, cortesia do fato de Mark Greenway ser um jornalista conhecido na Inglaterra. Vale ouvir e verificar o quanto seu pescoço vai agüentar! ;)
Line Up:
Mark Greenway – Vocais
Shane Embury – Baixo
Mitch Harris – Guitarras
Jesse Pintado – Guitarras
Daniel Herrera – Bateria
Lançado nos EUA pela Spitfire Records.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
O pior disco do Judas Priest, segundo o Loudwire
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Youtuber viraliza ao eleger o melhor guitarrista de cada década - e internet não perdoa
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Adrian Smith detona uso de Inteligência Artificial na música: "É o começo do fim!"
Ex-membros do Live pedem que vocalista pare de usar nome da banda
Tygers of Pan Tang anuncia show extra para São Paulo
O membro do Metallica a quem produtor precisou ensinar o básico: "Achava ele inútil"
Fotos de Infância: Max e Igor Cavalera, do Sepultura
DJ Ashba, ex-Guns N' Roses, critica Buckethead e "seu balde de frango na cabeça"



Melvins e Napalm Death anunciam álbum colaborativo "Savage Imperial Death March"
Napalm Death começa a trabalhar em seu próximo álbum de estúdio
Motörhead foi o "primeiro amor" de Barney Greenway, vocal do Napalm Death
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



