Resenha - Fellini Days - Fish
Por Guilherme Vignini
Postado em 27 de julho de 2001
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Esse é o novo álbum do Fish, ex-vocalista do Marillion, explorando desta vez o universo de Frederico Fellini, grande cineasta italiano, responsável por uma das maiores revoluções na indústria cinematográfica mundial.

Fish, mais até que cantar, é um mestre nas letras. Desde os tempos do Marillion fez verdadeiros poemas cantados e aqui ele não perdeu sua velha forma. É uma pena que muitas pessoas no Brasil não consigam entender o que ele quer dizer pois com certeza teria dez vezes mais fãs do que hoje.
O cd começa com "3D", uma introdução ao universo felliniano com um ritmo bem progressivo em seus nove minutos de duração. "So Fellini" é uma música com boa presença do guitarrista John Wesley, ao estilo de "Brother 52".
"Tiki 4" lembra mais os trabalhos de seus primeiros discos solos, mas com uma produção mais bem cuidada, com um excelente trabalho do tecladista John Young e backing vocals femininos muito bem encaixados. "Our Smile" é mais uma daquelas baladas que Fish faz com perfeição: bonitas sem serem "meladas" e sem cair em clichês baratos. Para quem só conhece "Kayleigh" pode ouvir sem medo.
"Long Cold Day" tem o pique de "Worm in a Bottle" do álbum "Sunsets on Empire" é um som pesado com boa melodia vocal e um solo muito bonito de guitarra. "Dancing in Fog" Fish canta com muita emoção sobre dançar na neblina. "Obligatory Ballad" é outra balada que não faz feio para "Sugar Mice" ou "Lavender".
A música seguinte é "The Pilgrim’s Address", uma letra fortíssima, onde um soldado da guerra do Golfo manda uma carta com algumas questões ao presidente dos Estados Unidos. O desfecho da história é fantástico. O velho Fish não perdeu a mão com o tempo. O álbum termina com "Clock Moves Sideways", comparando a bagunça do mundo de hoje com os cenários surrealistas de Fellini.
Esse CD é melhor que o anterior, "Rain Gods With Zippos". Se você gosta do estilo pode ir atrás sem medo que o velho "urso de Haddington" continua em plena forma. Confira também no seu site www.the-company.com outros lançamentos dele, já que ele controla totalmente seu trabalho lança vários discos ao vivo por ano além de ter recursos traduzidos para o português e todas as letras.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Se os celulares existissem nos anos 80, o Metallica não teria lançado o "Master of Puppets"
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Rodolfo teria recusado fortuna para se reunir com os Raimundos
Por que Aquiles Priester não quis opinar nas músicas do show do Angra, segundo o próprio
Paul Di'Anno diz que Iron Maiden ficou pretensioso demais na fase de "Killers"
Por que o Lollapalooza parece ter "só bandas que você não conhece", segundo o Estadão
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
Angra anuncia fim do hiato e turnê em celebração ao disco "Holy Land"
A música tocante do Dream Theater inspirada por drama familiar vivido por James LaBrie
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
O álbum que melhor sintetiza a proposta sonora do AC/DC, segundo Angus Young
Dez covers que são mais ouvidos que as versões originais no Spotify
Nirvana: 20 coisas que você não sabia sobre "Nevermind"
A lenda da música com quem Phil Collins se recusou a trabalhar: "Não achei boas as músicas"


A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



