Resenha - Flying Beyond The 9 - Byrd
Por Thiago Sarkis
Postado em 20 de julho de 2001
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O virtuosismo de guitarristas é algo tão visto e saturado, que alguns estilos que trazem essa alta técnica perderam o sentido. Esse é o caso do neo-clássico, muitíssimo comentado e poucas vezes bem explorado. Existem dez "zilhões" de músicos dizendo incorporar esta vertente musical. De todos estes, você pode contar nos dedos aqueles que realmente fazem jus ao estilo. E nesta contagem manual, trate de incluir James Byrd.

"Flying Beyond The 9" não é o primeiro álbum neo-clássico deste guitarrista, mas é disparado o melhor, desde que ele adotou essa linha. Técnica perfeita, solos inacreditáveis, fraseado impressionante e notas muito bem escolhidas; estas são características pertinentes, que o próprio Yngwie Malmsteen já cansou de elogiar e destacar em James Byrd. Além dessas costumeiras qualidades, temos algo especial neste novo álbum. O surgimento de um grande compositor, com arranjos, orquestrações e composições reluzentes.
Ao seu lado, estão os não menos competentes Michael Flatters (ex-Heir Apparent, atual Takara) e Brian Hutchinson. O primeiro é destaque absoluto, mostrando um vocal acima de qualquer suspeita; técnico e cheio de feelin’, com variações brilhantes entre vocalizações suaves e mais pesadas. O segundo é o principal aliado de Byrd, como ‘engenheiro’ do disco e principal instrumentista, tendo atuação primordial nos teclados, baixo e bateria.
O som pode ser descrito como uma mistura de Queen, Kansas, Savatage e Yngwie J. Malmsteen. E é nas características do último artista citado que se encontra o maior problema das músicas. Todas são excelentes, bem feitas e construídas, mas têm momentos muito presos às influências Malmsteenianas. Por vezes falta um pouco de originalidade.
Para quem curte neo-clássico (em seu real sentido) e guitarristas virtuosos, é um disco indispensável. Para aqueles que admiram as bandas citadas no parágrafo anterior, é apenas uma boa pedida.
Site Oficial – http://www.jamesbyrd.com
James Byrd (Guitarras & Backing Vocals)
Michael James Flatters (Vocais & Backing Vocals)
Brian Hutchinson (Teclados, Baixo, Bateria & Backing Vocals)
Material cedido por:
Lion Music - http://www.lionmusic.com
Box 19
Godby 22 411
Aland
FINLAND
Email: [email protected]
Fax - 35818 41551
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Derrick Green abre o jogo sobre motivos para o fim do Sepultura
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
Mick Jagger projeta shows e novas músicas para os Rolling Stones
Mötley Crüe toca música do primeiro disco pela primeira vez em 42 anos
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
Tobias Sammet trabalha em novo álbum do Avantasia e relançamento de "The Scarecrow"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Ex-guitarrista confessa que tinha dificuldades em compor para o Deicide
Com irmãos de músicos do Extreme, Jeff Scott Soto estrela ópera rock "Macbeth"
Accept tem instrumentos e equipamentos roubados em Barcelona
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
A melhor época do U2, de acordo com o guitarrista The Edge
O melhor disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock
"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
A maior banda de rock'n'roll para Brad Pitt; "Sou um grande fã de tudo que ele faz"
Telefone sem fio: o que liga febre dos bebês reborn com "Born Again" do Black Sabbath?
A opinião de Rodolfo, ex-Raimundos, sobre o saudoso Chorão do Charlie Brown Jr.

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



