RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Green Day troca letra em apoio à Palestina e cantor do Disturbed pró-Israel rebate

O inusitado motivo que levou Nando Reis a querer pintar o cabelo de preto na infância

Lemmy Kilmister sentia orgulho por Motörhead nunca ter se tornado "uma banda nostálgica"

A música triste que aborda tema pesado e se tornou uma das maiores baladas do heavy metal

A banda de rock que George Harrison odiava: "Sem finesse, só barulho; simplesmente lixo"

Rob Halford garante que Judas Priest está em paz com K.K. Downing

A limitação técnica da época que quase arruinou "Bohemian Rhapsody", do Queen

O riff de guitarra que revolucionou o heavy metal, segundo Kirk Hammett

Scorpions: a cidade do Brasil que Klaus Meine define como "muito hard'n'heavy"

A forte canção de Raul Seixas que confronta dor, fracasso e esperança de seguir em frente

Por que Renato Russo também era primo de seu próprio pai, segundo sua irmã

Quando Kirk Hammett percebeu um "erro de afinação" em um show de Jimi Hendrix

O disco com a música do AC/DC que Eddie Van Halen mais amava; "Eles nunca tocam essa ao vivo!"

Ex-esposa de Eddie não gostaria de ver uma cinebiografia do Van Halen

A inesperada decisão do governo do Canadá que ajudou a impulsionar a carreira do Rush


Stamp

Resenha - Ink Complete - Spastic Ink

Por Pedro Fraga Bomfim
Postado em 17 de fevereiro de 2001

Nota: 9 starstarstarstarstarstarstarstarstar

Tá, é uma tarefa ingrata ter de comentar esse álbum. Talvez devamos fazer um pequeno histórico dessa banda, que pode ser considerada uma das coisas mais insanas que já apareceram nesse globo azul. Na década de 80, existiu uma banda que hoje em dia as pessoas nem conhecem, chamada Watch Tower. Se esse nome não lhe é estranho, é possível que o seu subconsciente esteja se lembrando de uma foto de algum membro do Metallica usando a camisa da banda. Ou talvez você tenha ouvido algo da banda, que foi com certeza a pioneira do que chamamos hoje de Prog-Metal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Bem, em um certo momento, um cara chamado Ron Jarzombek assumiu o posto de guitarrista da banda, trazendo ainda mais reconhecimento para a banda, que já assumia um posto "cult". É que esse cidadão é um "shredder" digno de nota, aliando peso, velocidade e técnica de uma maneira quase que inacreditável. A banda acabou. E em 94 Ron se juntou a Pete Perez (baixo) e a seu irmão Bobby Jarzombek (bateria, que agora toca na banda de Rob Halford), dando origem ao trio instrumental Spastic Ink. Hoje em dia a banda mudou completamente de formação (tendo até vocalista), só restando Ron. Mas o que venho comentar aqui foi o primeiro disco da banda, lançado em 1994 e que se esgotou rapidamente, sendo agora relançado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Primeiramente, devo avisar de que não se trata de música para qualquer ouvido. Todas as músicas têm um conceito, seja ele sobre uma "história" a ser contada ou relativo ao processo de composição. Sim, antes de escrever certas músicas eles definiram quase que matematicamente como elas iriam se constituir.

A primeira faixa, "The Mad Data Race", soa computadorizada. É esse o objetivo dela, já que no encarte do cd a banda explica o conceito por trás de cada música. Ela é precisa, rápida. Como é (tá, deveria ser :o) ) um computador. "Morning With Squeakie" conta a história de um esquilo que vai catar suas nozes. Só que nessa bela manhã um cachorro resolve persegui-lo. E é isso que a música "narra", como uma trilha sonora para um desenho animado, porém sem imagem. O que é incrível é que dá para imaginar toda a seqüência da história.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

"Just A Little Dirty" nunca havia sido ensaiada antes de ser gravada (aham, em um mini-estúdio de 4 canais...). Não dá para notar. "See And It’s Sharp", por sua vez, tem um conceito. Resolvendo limitar a "insanidade" musical, usam apenas duas notas (dó e dó sustenido) e um andamento simples. É chato ouvir algo tão "complexo" partindo de um princípio tão simples.

Em "A Wild Hare" eles adaptaram um desenho animado de 1942. Diversas linhas de violinos, flautas e clarinetes, dentre muitos outros instrumentos, foram adaptados para guitarra, baixo e bateria. Isso sem contar relâmpagos, diálogos e uma coelha cantora...

"To Counter And Groove In E Minor" é a fusão de tema clássico com "groove" dançante. Ainda tem outras músicas, cada uma com o seu conceito e história, terminando em "Mosquito Brain Surgery", uma música que já estava praticamente pronta antes do primeiro ensaio da banda. Esta soa mais variada, por ter diversos temas diferentes na sua composição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

O relançamento conta ainda com uma insanidade a mais: um medley de 25 minutos de duração com diversas partes deste disco. É, eu avisei que não é para qualquer ouvido. Agora, quem não tiver problemas com virtuosismo e complexidade, vai se deleitar com esse grande disco. Mesmo que demore um bom tempo para digerir tudo.

Material cedido por EcleticEletric

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air


publicidadeMarcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Pedro Fraga Bomfim

Colaborador sem descrição cadastrada.
Mais matérias de Pedro Fraga Bomfim.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS