Resenha - All That You Can't Leave Behind - U2

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ana Therezo
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 7


All That You Can't Leave Behind, lançado em outubro pela Universal, já alcançou - só em terras tupiniquins - a marca de 350 mil cópias vendidas.

U2: perfil da banda nas redes sociais posta #EleNão e #ForaSallesFotos de Infância: Yngwie Malmsteen

Com um legado de mais de 10 anos de estrada e muito experimentalismo (leia-se Achtung Baby, Zooropa e Pop), o U2 volta com o velho rock que, aliás, é tudo o que eles não poderiam ter deixado para trás - como faz alusão o próprio nome do álbum.

O quarteto irlandês usou neste trabalho a receita de seu início de carreira: simplicidade, porém sem grandes novidades. O que se ouve são os insistentes falsetes impelidos pela voz de Bono e as melodias repetitivas de The Edge. O destaque fica mesmo para as letras, altamente politizadas.

Foi justamente a letra de "Walk On" (quarta faixa), dedicada a Aung San Suu Kyi, que impediu a distribuição do álbum em Burma (país asiático), já que a "homenageada" está detida nas mãos do governo por ser da oposição política e uma das pessoas que mais lutou pelos direitos dos povos que existem naquele país.

Mesmo cheias de boas intenções e com letras politicamente corretas, algumas faixas ainda recorrem a artifícios eletrônicos, como é o caso do funk "Elevation" (terceira faixa) e "Stuck In a Moment You Can't Get Out Of" (segunda faixa), que apesar da combinação guitarra-bateria, deixa passar um nada discreto sintetizador, entre outras parafernálias.

Em contrapartida, "Peace on Earth" (oitava faixa) é guiada por belíssimos arranjos de guitarra acústica, e "In a Little While" (sexta faixa) - umas das melhores, senão a melhor do CD - envereda pela soul music, lembrando Otis Redding. "Wild Honey" (sétima faixa) vem proporcionar ao ouvinte um gostinho de rock a la Rolling Stones, mas tudo volta à mesmice em "Kite" (quinta faixa) e "Grace" (décima-primeira faixa).

"The Ground Beneath Her Feet", feita originalmente para a trilha sonora do filme "The Million Dollar Hotel" e faixa-bônus do CD, não chega a ser enfadonha como o filme, mas não merece ser comparada a baladas como "I Still Haven't Found What I'm Looking For" ou "With or Without You".

Resta "Beautiful Day", um dos carros-chefes do álbum, que resume em exatos 4 minutos e 8 segundos o significado da palavra "pop".

Track List
1. Beautiful Day
2. Stuck in a Moment You Can't Get Out Of
3. Elevation
4. Walk On
5. Kite
6. In a Little While
7. Wild Honey
8. Peace on Earth
9. When I Look At The World
10. New York
11. Grace
12. Bonus Track: The Ground Beneath Her Feet

Observação: Vale destacar que o U2 tem usado seu site http://www.u2.com.br para denunciar ao mundo as atrocidades que ocorrem em Burma, onde os direitos humanos estão longe de serem respeitados. Visite o site, vale a pena!




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "U2"


U2: perfil da banda nas redes sociais posta #EleNão e #ForaSallesU2
Perfil da banda nas redes sociais posta #EleNão e #ForaSalles

Johnny Cash: 10 músicas de rock que ele regravouJohnny Cash
10 músicas de rock que ele regravou

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1991Pra ouvir e discutir
Os melhores discos lançados em 1991

U2: fã pede música rara e sobe ao palco para cantar com a bandaU2
Fã pede música rara e sobe ao palco para cantar com a banda


Fotos de Infância: Yngwie MalmsteenFotos de Infância
Yngwie Malmsteen

Supergrupos: Os melhores e piores na opinião da Metal HammerSupergrupos
Os melhores e piores na opinião da Metal Hammer

Lynyrd Skynyrd: a história da espetacular Simple ManLynyrd Skynyrd
A história da espetacular "Simple Man"

Influências: Folk Metal e Música CeltaInfluências
Folk Metal e Música Celta

Raimundos: O verdadeiro motivo para a saída de Rodolfo da bandaRaimundos
O verdadeiro motivo para a saída de Rodolfo da banda

Slipknot: as mudanças na voz de Corey Taylor de 1999 a 2015Slipknot
As mudanças na voz de Corey Taylor de 1999 a 2015

Beatles: As 10 piores músicas segundo o Ultimate Classic RockBeatles
As 10 piores músicas segundo o Ultimate Classic Rock


Sobre Ana Therezo

Engenheira, Escritora de Araque e, atualmente, moradora das planícies gélidas Canadenses. Fã de Rock em todas as suas vertentes, mas com tendências xiitas ao Heavy Metal, ganhou seu primeiro bolachão - No Rest for the Wicked, em 1988. Vinte e poucos anos depois e, contrariando aqueles que acreditam que o gosto musical muda com o passar do tempo, continua escutando Ozzy, AC/DC, Deep Purple e afins. Colaboradora e leitora do Whiplash! desde que o site tinha caveirinhas na página principal, e que a lista dos melhores guitarristas de todos os tempos era o assunto da vez.

Mais matérias de Ana Therezo no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336