Resenha - Frail Words Collapse - As I lay Dying
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 17 de maio de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A mídia musical norte americana vem alardeando a nova onda da música pesada de seu país; bandas e mais bandas que fazem questão de tornar o hardcore cada vez mais próximo das estruturas intrincadas do Heavy Metal. É um novo gênero que tem crescido muito, atraindo cada vez mais novos fãs e sendo chamado de metalcore. E o curioso é que este "novo gênero" tem muitas similaridades com o death metal melódico que teve origem na Suécia há mais de uma década, tendo como pioneiros Dark Tranquility e In Flames.
As I Lay Dying - Mais Novidades
Dentro desta nova safra, o As I Lay Dying teve seu nome retirado do célebre romance de Willian Faulkner (‘enquanto agonizo’, em português) e foi formado em 2001 por Tim Lambesis (voz), Evan White (guitarra) e Jordan Mancino (bateria), e como um trio gravaram "Beneath the Encasing of Ashes" neste mesmo ano. Chegam depois ao time Jasun Krebs (guitarra) e Aaron Kennedy (baixo) e, uma vez contratados pela Nuclear Blast, liberam em 2003 "Frail Words Collapse", que chega somente agora ao mercado nacional.
Musicalmente, como já foi citado, "Frail Words Collapse" soa bem próximo do death metal melódico, porém não tem a presença de teclados, o que torna suas músicas bem mais diretas e agressivas, salientando ainda a presença de algo do famigerado nu metal em alguns trabalhos das guitarras. O grande lance destas novas bandas é a maneira como conseguem mesclar melodias simples e repletas de emoção às guitarras saturadíssimas, tudo equilibrado e que soando muito bem.
Nas 12 faixas relativamente curtas deste registro, os melhores momentos estão na atuação do baterista Jordan, que toca muito, sempre procurando incrementar sua função e atingindo com louvor seu objetivo. É um grande músico, sem dúvida. As letras são praticamente poemas abordando o cotidiano, muitas bem escritas e cantadas com linhas vocais ásperas e gritadas, com algumas poucas passagens limpas, inclusive o timbre desta voz é idêntico ao de Francis, da banda "From Autumn To Ashes".
O único ponto negativo ocorreu numa produção que seria excelente, se não fosse o lamentável fato de dar uma escorregada e conseguir praticamente eliminar o som do contrabaixo, deixando um grande espaço em branco entre as guitarras e a bateria.
É um disco simples e cheio de bons momentos de uma banda com muito potencial. Seja qual for o rótulo que a mídia tente colocar, "Frail Words Collapse" é um disco que possui algo especial e que recomendo a se ter numa prateira. Agora é torcer para que seu novo e já lançado trabalho não demore tanto para sair por aqui.
AS I LAY DYING – Frail Words Collapse
(2003 – 2005 – distribuído por Sum Records)
01. 94 Hours
02. Falling Upon Deaf Ears
03. Forever
04. Collision
05. Distance Is Darkness
06. Behind Me Lies Another Fallen Soldier
07. Undefined
08. A Thousend Steps
09. The Beginning
10. Song 10
11. The Pain Of Separation
12. Elegy
Homepage: www.asilaydying.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O músico que Edu Falaschi lamenta que não estará com Angra no Bangers: "Seria simbólico"
O Big Four do heavy metal brasileiro, de acordo com Mateus Ribeiro
A melhor música de "Virtual XI", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
All Metal Stars anuncia gravação de DVD em tributo a Andre Matos no show em São Paulo
Edu Falaschi pede desculpa a Rafael Bittencourt por conflito no Angra e ouve: "Eu amo você"
Regis Tadeu explica o que está acontecendo com a voz de Brian Johnson
Baterista do Exodus, Tom Hunting conta como é a vida sem estômago
A banda chamada de "novo Led Zeppelin" que tinha Metallica no bolso, e mesmo assim não estourou
Rafael Bittencourt conta pela primeira vez a promessa que fez ao pai de Edu Falaschi
A inusitada ligação entre a criação do Helloween, uma barraca de frango e o Thin Lizzy
O melhor cover que o Sepultura gravou, na opinião de Andreas Kisser
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
O disco do Deep Purple que a banda não queria lançar, mas virou o cartão de visitas definitivo
A melhor música de "Brave New World", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Geoff Tate revela que "Operation: Mindcrime III" sai em maio
Loudwire expõe "posers" que vestem camisas de banda, mas não conhecem nem 3 músicas
A atriz e cantora de rock brasileira que peitou gravadora e não se vendeu
Júnior Bass Groovador: desabafando após internauta dizer que sente nojo de suas caretas

Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia
"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Iron Maiden: uma análise sincera de "Senjutsu"



