Resenha - Frail Words Collapse - As I lay Dying
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 17 de maio de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A mídia musical norte americana vem alardeando a nova onda da música pesada de seu país; bandas e mais bandas que fazem questão de tornar o hardcore cada vez mais próximo das estruturas intrincadas do Heavy Metal. É um novo gênero que tem crescido muito, atraindo cada vez mais novos fãs e sendo chamado de metalcore. E o curioso é que este "novo gênero" tem muitas similaridades com o death metal melódico que teve origem na Suécia há mais de uma década, tendo como pioneiros Dark Tranquility e In Flames.
As I Lay Dying - Mais Novidades
Dentro desta nova safra, o As I Lay Dying teve seu nome retirado do célebre romance de Willian Faulkner (‘enquanto agonizo’, em português) e foi formado em 2001 por Tim Lambesis (voz), Evan White (guitarra) e Jordan Mancino (bateria), e como um trio gravaram "Beneath the Encasing of Ashes" neste mesmo ano. Chegam depois ao time Jasun Krebs (guitarra) e Aaron Kennedy (baixo) e, uma vez contratados pela Nuclear Blast, liberam em 2003 "Frail Words Collapse", que chega somente agora ao mercado nacional.
Musicalmente, como já foi citado, "Frail Words Collapse" soa bem próximo do death metal melódico, porém não tem a presença de teclados, o que torna suas músicas bem mais diretas e agressivas, salientando ainda a presença de algo do famigerado nu metal em alguns trabalhos das guitarras. O grande lance destas novas bandas é a maneira como conseguem mesclar melodias simples e repletas de emoção às guitarras saturadíssimas, tudo equilibrado e que soando muito bem.
Nas 12 faixas relativamente curtas deste registro, os melhores momentos estão na atuação do baterista Jordan, que toca muito, sempre procurando incrementar sua função e atingindo com louvor seu objetivo. É um grande músico, sem dúvida. As letras são praticamente poemas abordando o cotidiano, muitas bem escritas e cantadas com linhas vocais ásperas e gritadas, com algumas poucas passagens limpas, inclusive o timbre desta voz é idêntico ao de Francis, da banda "From Autumn To Ashes".
O único ponto negativo ocorreu numa produção que seria excelente, se não fosse o lamentável fato de dar uma escorregada e conseguir praticamente eliminar o som do contrabaixo, deixando um grande espaço em branco entre as guitarras e a bateria.
É um disco simples e cheio de bons momentos de uma banda com muito potencial. Seja qual for o rótulo que a mídia tente colocar, "Frail Words Collapse" é um disco que possui algo especial e que recomendo a se ter numa prateira. Agora é torcer para que seu novo e já lançado trabalho não demore tanto para sair por aqui.
AS I LAY DYING – Frail Words Collapse
(2003 – 2005 – distribuído por Sum Records)
01. 94 Hours
02. Falling Upon Deaf Ears
03. Forever
04. Collision
05. Distance Is Darkness
06. Behind Me Lies Another Fallen Soldier
07. Undefined
08. A Thousend Steps
09. The Beginning
10. Song 10
11. The Pain Of Separation
12. Elegy
Homepage: www.asilaydying.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Journey anuncia "Final Frontier", sua turnê de despedida
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
Meet & Greet com Dave Mustaine, que custa mais que um salário mínimo, está esgotado
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
Quando Lemmy destruiu uma mesa de som de 2 milhões de dólares com um cheeseburguer
Kiss libera detalhes da edição deluxe do clássico "Alive!"
Robert Plant conta como levou influência de J. R. R. Tolkien ao Led Zeppelin
Max Cavalera aborda no Soulfly a sua conexão com as favelas do Brasil
Gosto musical impediu que Metallica se tornasse um Maiden
Trinta hits dos anos 90 que você reconhece nos primeiros segundos
O que impediu o Sepultura de ser tão grande quanto Metallica ou Slipknot?


Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto



