Resenha - Reification - Syrinx
Por Guilherme Vignini
Postado em 07 de janeiro de 2004
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Normalmente quando se fala em Rock Progressivo no Brasil a primeira coisa que vem a cabeça são os "dinossauros" do progressivo sinfônico como o Yes, Progs mais atuais como o Spock’s Beard ou senão o metal progressivo do Dream Theater. Só que música progressiva não é só isso, é um estilo muito rico que pela habilidade musical dos músicos conseguem produzir sons inimagináveis para o nosso mercado.

Uma dessas bandas é o Syrinx. Ninguém sabe quem são os músicos dessa revelação francesa. Eles dizem fazer parte de algumas bandas de sucesso e se definem apenas como "The Transcribers", não acham importante quem toca no cd, apenas a música importa. São quatro músicos que tocam guitarra acústica, baixo, bateria e teclado, e os fazem com bastante maestria.
O som totalmente instrumental é muito sombrio, chamado por eles de "música metamórfica". É um progressivo com pitadas de Jazz-Rock-Fusion com interlúdios melódicos de muito bom gosto.
É um cd não muito "digerível" na primeira audição, mas com o tempo conforme você se habitua com o estilo ele vai tomando forma e consegue se perceber como é bom. Creio que os apreciadores da música do King Crimson e do Robert Fripp poderão se "sentir em casa". Encontro semelhanças em outra banda francesa, o NIL, que lançou um cd muito bom recentemente.
Recomendo para todos que gostam de um Progressivo sofisticado e original. O cd inteiro é excelente e é difícil destacar alguma faixa, mas eu gostei muito de "Le Vingtieme Cercle" e do clima "nervoso" de "L'Hypostase Des Archontes".
Se você quer conhecer mais sobre o Syrinx, visite www.syrinx-aeon.com . Você não conseguirá descobrir o nome dos músicos, mas pelo menos poderá descobrir porquê o "Reification" foi um dos álbuns mais elogiados pela crítica especializada européia em 2003.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
As quatro bandas que fizeram a cabeça de Cronos, o vocalista do Venom
Jimmy Page comenta como era capturar a sonoridade de John Bonham
Quando Paul Stanley enfureceu Slash por querer mudar uma música clássica do Guns


"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional
"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



