Resenha - Through the Ashes of Empire - Machine Head
Por Daniel Lessa
Postado em 24 de novembro de 2004
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Machine Head está de volta com Through the Ashes of Empires. Se o grupo liderado por Robert Flynn (guitarra e vocal) não traz novidades na parte musical, trouxe na sua formação, com a volta do guitarrista Phil Demmel - juntos, os dois formam uma afiada e poderosa dupla de guitarras no melhor estilo thrash metal. Completam o time o bom baixista Adam Duce e o baterista Dave McLain - que espanca com raiva e competência seus tambores.
No novo disco, o MH voltou a apostar mais no som pesado e menos em modernidades, ficando mais perto do início da sua carreira (quando lançou o debut avassalador Burn My Eyes e o petardo posterior, The More Things Changes). Como sempre, a produção é impecável e a gravação, simplesmente brilhante. Legal que o disco foi produzido pelo próprio Robert Flynn e mixado por Colin Richardson, produtor quase onipresente no cenário metálico atual.
Imperium, que abre o disco, é uma das melhores e serve como uma prévia. Começo arrasador, pesada como um martelo de dez toneladas, depois alterna momentos mais hardcore e um vocal que lembra, em diversos trechos, Phil Anselmo. Também se destacam Bite The Bullet e a "sabbathiana" Elegy.
Misturando com excelência partes mais calmas com outras bem mais densas, Days Turn Blue to Gray se diferencia e traz boa letra sobre desintegração familiar. Mas a preferida mesmo é Vim, com seu começo death metal (Bolt Thrower puro) e depois com mais riffs no melhor estilo Black Sabbath (provavelmente a banda que mais influenciou seus descendentes em todo o mundo, para não dizer a mais copiada).
Indispensável apenas para os fãs, mas uma boa dica para quem procura algo novo fora daquele pastiche horroroso que convencionaram chamar new metal. De lambuja para quem tem um computador razoável em casa, o clipe de Imperium. Muito bom, diga-se de passagem, com excelente fotografia e com o clima na medida para a música.
(Sum - nacional)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
O álbum do Almah que ambição era bater de frente com Angra, segundo produtor
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A canção que fez Dave Grohl derramar lágrimas ao ouvir; "Chorei como um bebê"
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden



Machine Head fará shows na Austália como um trio
Machine Head anuncia turnê pela Europa e Reino Unido em 2026
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025
5 discos lançados em 1994 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
5 discos dos anos 2010 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


