Resenha - Reinventing The Steel - Pantera

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Fernanda Zorzetto
Enviar Correções  

9


Depois de quatro anos sem gravar, é lançado o quinto e tão esperado álbum de estúdio do Pantera, "Reinventing the Steel".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O álbum foi produzido por Vinnie e Darrell, pela primeira vez sem o auxílio de Terry Date, que havia participado dos quatro primeiros álbuns da banda, e que já trabalhou com Machine Head, Overkill, White Zombie, Metal Church, Soundgarden e Dream Theater. Mas não decepcionam.

Tudo o que a banda tinha de bom, como o feeling, o peso, a bateria bem quebrada mas ao mesmo tempo rápida, os riffs bem cadenciados, estão em "Reinventing the Steel". A co-produção é de Sterling Winfield, que já havia sido engenheiro de som em "Great Southern Trendkill" (96) e que já produziu King Diamond e Mercyful Fate.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A masterização ficou por conta de Howie Wienberg, que além de ter trabalhado antes em "Vulgar Display of Power" (92), já masterizou e co-produziu álbuns do Slayer, White Zombie, Alice Cooper, Danzig, Voivod, King Diamond, Mercyful Fate, Soundgarden, Helmet e "Arise", do Sepultura, em 91. Eric Altenburguer também masterizou e fez o acabamento digital, além de já ter trabalhado com bandas como Savatage, AC/DC e Testament.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Gravado no Texas/USA, "Reinventing the Steel" marca a mudança da gravadora Atlantic para a Elektra, mas isso nada influiu no som da banda.

A formação felizmente não muda, contando ainda com Philip Anselmo, Dimebag Darrell, Rex Brown e Vinnie Paul.

Em "Revolution is My Name" Anselmo fala de sua história, do Pantera e do tempo em que passou na cadeia. O vocal aqui está mais puro, cantado mais próximo da voz natural de Phil, e Vinnie dá uma aula de como tocar bateria, com passagens e viradas excelentes. Faltando cerca de um minuto para o final da música, segue um longo trecho só da base de riffs da guitarra, no estilo thrash, pesado mas com cadência.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Na faixa "Goddamn Electric", Kerry King (guitarrista do Slayer) faz uma participação, gravada no backstage do Ozzfest, em julho de 99. A letra fala de ideal e de como encarar a vida. Os refrões dão uma amostra: "your trust is in whiskey, weed, and Black Sabbath" e "your trust is in whiskey, weed and Slayer".

"It Makes Them Disappear" lembra muito o Sepultura. Detalhes como muito uso de ximbau e bumbos espaçados, meio tribais, típicos do estilo Igor, e ainda os timbres e efeitos da guitarra irão lembrar Sepultura com certeza. Talvez a amizade pessoal entre os músicos das bandas e o fato de terem tocado juntos muitas vezes tenha influenciado nessa faixa. O destaque dessa faixa fica para o solo de Darrell, que está mais trabalhado e não tão agudo. Uma ótima música.
"You've Got to Belong to It" e "We'll Grind That Axe For a Long Time" têm uma levada muito legal e os bumbos bem evidentes.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em "Up Lift", vale o destaque para a guitarra e principalmente para o baixo, que fica mais evidente em algumas passagens, o que é mais difícil de se ouvir no Pantera. Vinnie dá um show de bumbo duplo aqui.

Na faixa "I'll Cast a Shadow" o vocal está mais gritado, o que Phil consegue fazer sem soar irritante. Ela tem uma levada bem cadenciada, lembrando "Vulgar Display of Power". No final, percebe-se a nítida influência exercida pelo Black Sabbath, principalmente quando o som fica mais lento, sem perder o peso.

publicidade

Os destaques vão para "Revolution is My Name" e "Up Lift", que são excelentes. Mas "Hell Bound", "Goddamn Electric" e "I'll Cast a Shadow" também são muito boas.

O Pantera passou um bom tempo na estrada com o Sabbath, e muitos fãs acreditam que isso ajudou a manter suas origens pesadas. Verdade ou não, o Pantera é ainda (e principalmente agora) uma das poucas bandas que ainda faz som pesado e de qualidade.
Ao contrário do que o título do álbum diz, não há muita coisa de novo aqui... ainda bem!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Para saber mais:
Site Oficial da Banda - http://www.pantera.com
Site Oficial da Gravadora Elektra - http://www.panterarocks.com.br

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


Cli336 Cli336 Cli336 Cli336 Cli336 WhiFin Cli336 Cli336