Resenha - Atlantis - Atrocity
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 21 de outubro de 2004
Sempre existirão bandas que ainda conseguem fazer alguma diferença em meio à centenas de outros conjuntos, e o Atrocity com seu décimo álbum de estúdio denominado "Atlantis" é certamente um destes casos.

Formado na Alemanha por Alex Krull nas vozes, as guitarras aos cuidados de Mathias Röderer e Thorsten Bauer, Christian Lukhaup no baixo e Martin Schmidt na bateria, o Atrocity está na ativa desde 1985, sendo um dos pioneiros no estilo death metal em seu país e, como tantos outros grupos, a banda foi incorporando outros estilos – até mesmo o famigerado pop - em sua música no decorrer de sua carreira.
Quanto ao disco em questão, "Atlantis", é um dos trabalhos mais versáteis que escutei este ano. Com a sonoridade bastante calcada no death metal na maioria das faixas, além de várias incursões ao gótico, dark, arranjos sinfônicos e algumas poucas passagens mais acessíveis, sendo um álbum relativamente variado e muito, muito pesado. E a distorção, atmosferas e a excelente organização das melodias se completam num disco dinâmico, que vem contar a estória e mistérios da civilização atlante.
Não dá para deixar de citar a atuação do cantor Alex Krull, que tem uma voz urrada e áspera impressionante nas faixas mais pesadas e que também se sai muito bem com as vozes limpas nas demais canções; o excelente trabalho dos teclados, que mesmo quando está ao fundo conseguem se impor, sejam em momentos épicos ou melancólicos. E nem um pouco atrás fica o desempenho das guitarras com seus riffs brutais e nervosos, tudo apoiado pelos competentes baixo e bateria.
As faixas que chamam a atenção logo de cara são "Reich of Phenomena", "Superior Race", "Clash Of The Titans" e "Apocalypse", que são uma bela fusão de death, gótico e arranjos sinfônicos, culminando em músicas muito densas; a espetacular "Enigma", com vozes limpas e rasgadas se intercalando, além de bela voz feminina dando um apoio ao fundo e "Gods Of Nations", que possui um bom jogo de vozes e um refrão bem diferente.
"Atlantis" apresenta ainda uma faixa multi-mídia, com vídeo-clip, MP3, a fonte utilizada no encarte para instalação em Mac ou PC e a conversão para as línguas inglesa e alemã dos textos ilegíveis impressos na parte gráfica do cd.
ATROCITY – Atlantis (2004 – distribuído por Hellion Records)
1. Reich of Phenomena
2. Superior Race
3. Gods Of Nations
4. Ichor
5. Enigma
6. Morbid Minds
7. Omen
8. Cold Black Days
9. Atlantean Empire
10. Clash Of The Titans
11. Apocalypse
12. Lost Eden
13. The sunken Paradise
14. Aeon
15. Ein Volk
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
Quando o Black Sabbath quase arruinou a gravação de um dos discos mais vendidos da história
O Beatle que Ringo Starr disse não ter bom senso de tempo
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
A pior banda que Mick Jagger já ouviu: "Horrível, lixo, estúpido, porcaria nauseante"
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
CDM Metal Fest - Metal como resistência cultural no Sul de Minas Gerais
A música do Pink Floyd que David Gilmour disse ter escrito por desespero
O desdém de Angus Young à banda que chacoalhou o rock; "São somente uma merda"
4 bandas nacionais de rock e metal dos anos 1980 que tinham tudo para explodir
O disco que transformou o Iron Maiden em uma banda realmente global
O álbum dos Beatles que para Ringo Starr é melhor do que o "Sgt. Pepper's"
A primeira banda de rock inventiva que chegou ao topo, segundo Caetano Veloso
Ace Frehley: "Se não fosse 'Music From The Elder', talvez eu não saísse do Kiss"


Tarja Turunen: Frisson Noir - o álbum que os fãs sempre quiseram ouvir
Immolation anuncia a rápida e iminente autodestruição da humanidade no ótimo "Descent"
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR



