Resenha - Atlantis - Atrocity
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 21 de outubro de 2004
Sempre existirão bandas que ainda conseguem fazer alguma diferença em meio à centenas de outros conjuntos, e o Atrocity com seu décimo álbum de estúdio denominado "Atlantis" é certamente um destes casos.

Formado na Alemanha por Alex Krull nas vozes, as guitarras aos cuidados de Mathias Röderer e Thorsten Bauer, Christian Lukhaup no baixo e Martin Schmidt na bateria, o Atrocity está na ativa desde 1985, sendo um dos pioneiros no estilo death metal em seu país e, como tantos outros grupos, a banda foi incorporando outros estilos – até mesmo o famigerado pop - em sua música no decorrer de sua carreira.
Quanto ao disco em questão, "Atlantis", é um dos trabalhos mais versáteis que escutei este ano. Com a sonoridade bastante calcada no death metal na maioria das faixas, além de várias incursões ao gótico, dark, arranjos sinfônicos e algumas poucas passagens mais acessíveis, sendo um álbum relativamente variado e muito, muito pesado. E a distorção, atmosferas e a excelente organização das melodias se completam num disco dinâmico, que vem contar a estória e mistérios da civilização atlante.
Não dá para deixar de citar a atuação do cantor Alex Krull, que tem uma voz urrada e áspera impressionante nas faixas mais pesadas e que também se sai muito bem com as vozes limpas nas demais canções; o excelente trabalho dos teclados, que mesmo quando está ao fundo conseguem se impor, sejam em momentos épicos ou melancólicos. E nem um pouco atrás fica o desempenho das guitarras com seus riffs brutais e nervosos, tudo apoiado pelos competentes baixo e bateria.
As faixas que chamam a atenção logo de cara são "Reich of Phenomena", "Superior Race", "Clash Of The Titans" e "Apocalypse", que são uma bela fusão de death, gótico e arranjos sinfônicos, culminando em músicas muito densas; a espetacular "Enigma", com vozes limpas e rasgadas se intercalando, além de bela voz feminina dando um apoio ao fundo e "Gods Of Nations", que possui um bom jogo de vozes e um refrão bem diferente.
"Atlantis" apresenta ainda uma faixa multi-mídia, com vídeo-clip, MP3, a fonte utilizada no encarte para instalação em Mac ou PC e a conversão para as línguas inglesa e alemã dos textos ilegíveis impressos na parte gráfica do cd.
ATROCITY – Atlantis (2004 – distribuído por Hellion Records)
1. Reich of Phenomena
2. Superior Race
3. Gods Of Nations
4. Ichor
5. Enigma
6. Morbid Minds
7. Omen
8. Cold Black Days
9. Atlantean Empire
10. Clash Of The Titans
11. Apocalypse
12. Lost Eden
13. The sunken Paradise
14. Aeon
15. Ein Volk
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
Rush confirma primeiros shows da turnê de reunião na América Latina
O melhor disco do Kiss, de acordo com a Classic Rock
Site americano elege melhores guitarristas do metal progressivo de todos os tempos
Soulfly lança "Chama", seu novo - e aguardado - disco de estúdio
O rockstar dos anos 1970 que voltará ao Brasil após 34 anos: "Show longo e pesado"
Após fim do Black Sabbath, Tony Iommi volta aos palcos e ganha homenagem de Brian May
O pior disco do Black Sabbath, segundo o Heavy Consequence; "Uma atrocidade"
A banda em que Iron Maiden se inspirou para figurino na época do "Piece of Mind"
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
O gesto de ex-baterista do Iron Maiden que marcou Charlie Benante para sempre
Max Cavalera diz que enterrou as fitas de debut do Soulfly para capturar "poder indígena"
PETA pede que Robert Plant mude de nome para promover causa animal
O álbum clássico do Deep Purple dos anos 1960 que Ritchie Blackmore acha insosso
Cinco bandas menos conhecidas que revelaram grandes nomes do metal
Como opinião de Lobão sobre Chico Buarque mudou ao longo dos últimos anos
Bruce Dickinson elege o melhor cantor de Rock da história; Não é Freddie, Dio ou Gillan

Arkona, Leaves' Eyes e Atrocity anunciam turnê com 7 shows no Brasil
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental



