Resenha - Eternal - Samael
Por Felipe Matula
Postado em 30 de março de 2000
Tenho que confessar que tive uma má impressão quando tive esse CD em minhas mãos, já ouvia falar que o Samael, uma das maiores bandas de black metal, havia virado techno, o som estava parecido com o Prodigy, etc.

A capa do álbum é bem simples e até feiazinha, mas o que importa é o som, não é mesmo? A faixa que abre o álbum tem o nome Year Zero, a música começa um tanto apocalíptica, mas logo em seguida da entrada a um riff de guitarra bem hard rock (!?!).
Bem, o álbum inteiro é bem industrial, com bastante teclados e batidas não habituais ao black metal tradicional. Os fãs mais radicais provavelmente vão reclamar. A segunda música Ailleurs é uma das melhores do álbum, com climas de teclado muito bem feitos, a próxima música, Together tem um dos melhores refrões do álbum.
Quase todas as faixas do álbum lembram umas as outras, a unica coisa que não mudou muito na banda foram os vocais, que as vezes lembram até corais. As músicas são voltadas sempre para o teclado ao invés da guitarra, o baixo não aparece muito bem e a bateria esta cheia de efeitos.
Confesso que só comecei a ter simpatia pelo álbum após uma quarta audição, é um álbum meio difícil de se gostar quando se tem a cabeça fechada... Mas se você curte influências industriais/eletrônicas na música, vá correndo atrás do álbum pois vai gostar bastante.
Formação:
Xy: keyboard, programming & percussion
Vorph: guitar & vocals
Massmiseîm: bass
Kaos: guitar
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
O guitarrista brasileiro que recusou convite de Chris Cornell para integrar sua banda
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
A banda de disco music que Tatiana Shmayluk, do Jinjer, adora
A banda essencial de progressivo que é ignorada pelos fãs, segundo Steve Hackett
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell


Samael lança "Black Matter Manifesto", sua primeira música inédita em 8 anos
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


