Resenha - Actual Time - Actual Time
Por Thiago Sarkis
Postado em 26 de janeiro de 2000
Site Oficial - http://www.people.virginia.edu/~sha3u/time/
O Actual Time é uma banda sem fins comerciais. Os integrantes da banda compõem e tocam por divertimento. É um hobby para eles e nada mais. Fazem o som que querem, da maneira que acham melhor, deixando de lado todas as tendências do mercado.
Para que você começar a ter uma certa idéia do tipo do som que eles fazem... imagine o Meshuggah sem vocais. Beleza, o primeiro passo está dado. Agora ouça alguma música do Meshuggah, de preferência do álbum "Destroy Erase Improve". Continuando. Coloque em sua mente todas aquelas quebradas, aqueles ritmos malucos presentes na música que escutou e imagine uma banda fazendo aquilo o tempo inteiro, com mais intensidade, mais variedade e limpeza nos riffs, adicionando ainda, harmonias bem complexas e sincopas o tempo inteiro. Perfeito, você acabou de descobrir o que esses malucos insanos do Actual Time fazem.
O grande "lance" da banda está na complexidade das músicas, principalmente quando falamos em ritmos.
Eles não levam mesmo jeito de quem quer entrar no mercado, vender milhares de cópias, ganhar fama, etc. Como já dito antes, fazem o que querem da maneira que bem entendem. A capa e o encarte são as maiores provas de que eles não estão nem aí com o que as pessoas podem pensar da banda ou de cada um deles. É um escracho total. A capa, o encarte e a parte de trás do CD, com o nome das músicas, dão a impressão de que foram montados no word rapidamente e impressos de qualquer maneira. Eles nem se lembraram que existem outras cores além do preto e do branco!!!
As invenções destes americanos são tão malucas, que em alguns momentos chegam a soar de forma engraçada. A terceira faixa, chamada "Crank", composta pelo baterista, é, de longe, a mais divertida de todas. Fico imaginando essa música sendo usada naqueles programas de ginástica que costumam passar de manhã. Seria engraçado ver alguém malhando e ouvindo "Crank" ao mesmo tempo. A pessoa chegaria ao final da música, que tem um pouco mais de três minutos, completamente estafada.
As músicas não possuem muitos solos de guitarra/baixo/bateria e normalmente os pequenos solos ficam bem apagados, de certa forma, 'escondidos' atrás dos riffs de guitarra.
Em muitos momentos, toda essa complexidade, soa como algo mecânico (até demais!). Muito pensado. Apesar disso e das falhas na produção, vale a pena conferir esse primeiro trabalho do Actual Time. Eles são músicos criativos, com muitas idéias inovadoras a originalidade a toda prova.
Formação:
Scott Andrews (Guitarra de 7 cordas)
Brad Derrick (Bateria)
Tom Snyder (Baixo)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps