Lista: curiosidades do rock e do metal que podem salvar sua conversa de bar
Por Mateus Ribeiro
Postado em 27 de novembro de 2020
O mundo da música pesada é repleto de curiosidades (algumas delas, quase inúteis). Saber um pouco sobre esses fatos curiosos não vai mudar em nada a sua vida, mas certamente, te ajudará em uma conversa de bar, ou naquele momento de um diálogo em que o assunto acaba. Separei algumas dessas curiosidades, que você pode conferir a seguir. Boa diversão!
- Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, o SLAYER não tem nenhuma música chamada "Reign In Blood". Este título se refere ao terceiro disco da banda, lançado em 1986. A última faixa do álbum, no entanto, é "Raining Blood".
- A palavra "death" (que significa "morte" em inglês) aparece nos títulos de músicas do SLAYER nove vezes.
- "Peace Sells... But Who´s Buying?" é o segundo disco de estúdio do MEGADETH. Apesar de a frase que dá nome ao disco ser dita várias vezes durante a "semi" faixa-título, esta se chama apenas "Peace Sells".
- Já com o quarto disco da banda liderada por Dave Mustaine, acontece o contrário, já que o título de álbum é "Rust In Peace", enquanto sua última faixa é intitulada "Rust In Peace... Polaris".
- Ainda falando sobre o MEGADETH, a banda gosta de usar reticências nos títulos de seus álbuns: "Killing Is My Business... And Business Is Good" (1985), "Peace Sells... But Who´s Buying?" (1986), "So Far, so Good... So What!" (1988) e "Still Alive... And Well?" (2002). A paixão pelos três pontinhos também é demonstrada no título de algumas músicas...
- O IRON MAIDEN se apresentou pela primeira vez no Brasil em 1985. E a banda britânica deu um tremendo rolê para fazer a apresentação, que aconteceu em 11 de janeiro daquele ano. Segundo consta no encarte do ao-vivo "Live After Death", quatro dias antes, o MAIDEN havia se apresentado em Buffalo, Nova York (EUA). Apenas três dias depois do show no festival Rock In Rio I, o quinteto voltou para os EUA, desta vez, para tocar em Hartford, localizada em Connecticut.
Todos os shows fizeram parte da gigantesca World Slavery Tour, que aconteceu entre agosto de 1984 e julho de 1985, passando por Europa, América do Norte, América do Sul, Ásia e Oceania.
- "Rime Of The Ancient Mariner" foi a música mais longa do IRON MAIDEN por 29 anos e um dia. A última faixa do clássico "Powerslave" (lançado dia 03/09/1984), que tem cerca de 13 minutos e 40 segundos, foi superada por "Empire Of The Clouds", que tem 18 minutos e é a última faixa do disco "The Book Of Souls", lançado em 04/09/2015.
- A música mais longa escrita pelo METALLICA é "Suicide & Redemption". A penúltima faixa do álbum "Death Magnetic" (lançado em 2008) tem 9 minutos e 57 segundos. Em segundo lugar, aparecem "To Live Is To Die" e "The Outlaw Torn", ambas com 9 minutos e 48 segundos.
- "Motorbreath" é a música mais curta escrita e gravada pelo METALLICA. A terceira faixa de "Kill ‘Em All" tem 3 minutos e 7 segundos de duração.
- Anders Fridén, vocalista do IN FLAMES desde 1995, cantou em "Skydancer", primeiro álbum do DARK TRANQUILLITY, banda que tem como vocalista Mikael Stanne. Mikael, por sua vez, gravou "Lunar Strain", primeiro registro do IN FLAMES, lançado em 1994.
- "British Steel", clássico álbum do JUDAS PRIEST e o primeiro disco do IRON MAIDEN (que leva o nome da banda) foram lançados exatamente no mesmo dia, em 14 de abril de 1980.
- "I Fought The Law" ficou muito famosa na versão do THE CLASH. Porém, a música é um cover. A versão original foi gravada pela banda THE CRICKETS, que contava com o falecido BUDDY HOLLY em sua formação inicial.
- O lendário vocalista Freddie Mercury (QUEEN) e o baterista Eric Carr (KISS) faleceram no mesmo dia, 24 de novembro de 1991. Triste coincidência.
-Existe uma ligação entre quatro álbuns do DREAM THEATER lançados em sequência. De "Metropolis, Pt. II: Scenes From A Memory" até "Octavarium", lançado em 2005, o final da última faixa de um sempre é o início da faixa de abertura do próximo. Está na dúvida? Então ouça "Finally Free", "The Glass Prison", "Losing Time / Gran Finale", "As I Am", "In The Name Of God" e "The Root Of All Evil".
Em breve, a parte 2. Forte abraço e até a próxima!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O álbum do U2 que para Bono não tem nenhuma música fraca, mas também é difícil de ouvir
Andreas Kisser participa de novo álbum do Bruce Dickinson - sem tocar guitarra
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
"Não soa como Megadeth", diz David Ellefson sobre novo álbum de sua antiga banda
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
A última banda de rock nacional que conseguiu influenciar crianças, segundo Jéssica Falchi
O dia que Kiko Loureiro respondeu a quem o acusou de tocar errado clássico do Megadeth
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Veja Post Malone cantando "War Pigs" em homenagem a Ozzy no Grammy 2026 com Slash e Chad Smith
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
A banda "rival" do U2 que Bono admitiu ter inveja; "Eles eram incríveis"
Slayer: em quantas músicas da banda a palavra "death" aparece no título?
O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


