Lista: os tipos de fãs mais xaropes do rock e do metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 31 de outubro de 2020
O rock e o heavy metal nos presentearam com várias bandas e artistas espetaculares, que por sua vez, gravaram incontáveis discos e músicas incríveis, que até hoje, fazem a cabeça dos fãs., que são extremamente fiéis.
Além de produzir grandes nomes da história da música, o rock e o metal produziram em larga escala algo não tão bom: alguns dos fãs mais insuportáveis do planeta, que tiram a paciência até mesmo do mais tranquilo e paciente ser humano.
Esses personagens intragáveis podem ser divididos em "estilos" diferentes, da mesma forma que acontece com o rock e o metal, que acabaram se ramificando com o passar dos anos. Sem tempo para conversa fiada, confira a seguir os fãs mais xaropes do rock e do metal.
O FISCAL DE BANDA
Só o que ele gosta presta. Não importa se o fiscal de gosto for um fã de punk rock, hard rock, rock and roll, hardcore, heavy, power, prog, thrash, death ou black metal. Ele sempre aparecerá para patrulhar a sua preferência, determinando o que você pode ou não pode gostar.
O FÃ WIKIPEDIA
Você pode estar na mesa de bar, no carro ou em um animadíssimo almoço com a "amigável" turma do trabalho. Assim que começar a tocar alguma música que o fã Wikipedia gosta, ele vai te passar todas as informações possíveis a respeito da música, do artista que a gravou e se possível, detalhes da gravação do disco.
Em 99% das vezes, dá as palestras disfarçadas de conhecimento sem que ninguém tenha solicitado sua opinião.
O "MONOBANDA" (OU "MONOESTILO")
Encontrado com certa frequência, o "monobanda" ou "monoestilo" costuma ouvir e falar sobre apenas uma banda ou gênero musical. É difícil manter uma conversa sadia com esse fã, já que o papo gira, gira e sempre volta para o mesmo lugar.
"EU NÃO OUÇO SÓ METAL, MIMIMI"
Aqui, temos um dos seres mais iluminados do planeta, que faz questão de falar ao mundo todo (e a qualquer momento) que não ouve apenas metal, como se isso fosse um dom dos deuses. Não, não é, da mesma forma que ouvir apenas metal não é uma missão para os escolhidos do Deus Iommi.
O EMOCIONADO
Esse fã sempre vai ter uma história para contar relacionada com alguma música. E pouco importa a canção. Pode ser uma faixa da primeira demo do DARKTHRONE ou uma balada do SKID ROW: assim que a música começar a tocar, o emocionado vai detalhar alguma situação de sua vida que teve tal trilha sonora de fundo.
O FÃ DE IRON MAIDEN
Eu amo IRON MAIDEN. É sem sombra de dúvidas, uma das bandas que mais ouvi (e ouço) durante toda a minha vida. Mas existem vários fãs dos caras que conseguem ser mais chatos que "torcedor" de futebol de time que está em boa fase. Em todo lugar, a qualquer momento, você vai encontrar algum membro do fã-clube falando de forma cansativa das glórias e conquistas da banda, como se o mundo da música se resumisse na obra de Steve Harris e sua turma.
A sutil diferença entre as duas feras acima citadas é que quando o time fica em uma fase ruim, o "torcedor" volta para a tumba, enquanto o seguidor do MAIDEN não se esconde em nenhum momento, aparecendo até para defender alguns discos enfadonhos lançados pela banda.
O FÃ CEGO QUE NÃO ACEITA CRÍTICAS SOBRE SUA BANDA DO CORAÇÃO
Não é preciso ser muito sábio para identificar que tal descrição se aplica, principalmente aos fãs do METALLICA, banda que já vem testando (e brincando com) a paciência dos seus fãs. Guiada por um amor cego e incondicional e pela falsa ilusão de que a banda continua sendo intocável, essa turma consegue passar pano para crimes musicais, como a versão acústica que o quarteto (que um dia, já foi referência no metal) fez para "Blackened".
A última investida da banda foi o enfadonho "S&M2", que além de ser uma continuação sonolenta de "S&M", mostra que o baterista Lars Ulrich está cada vez menos interessado pelo seu instrumento. Tudo bem, o fã vai aceitar, como sempre.
Apesar de se encaixar perfeitamente para os defensores do METALLICA, essa descrição aqui vale para os fãs que tentam defender o indefensável, da mesma forma que eu, por exemplo, defendo o IN FLAMES a cada lançamento.
Se por acaso você ficou ofendido (a), envie uma cartinha com sua reclamação para a caixa postal 000-666. Um abraço e até a próxima.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
Max Cavalera achou que seria substituído no Sepultura por alguém como Robb Flynn
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra

O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted
Metallica divulga performance ao vivo de "Fuel", registrada no Catar
Os ícones do heavy metal que são os heróis de Chuck Billy, vocalista do Testament
As duas únicas bandas de metal entre maiores turnês do milênio, segundo a Pollstar
A verdadeira opinião de Bill Ward do Black Sabbath sobre Lars Ulrich do Metallica
O riff criado pelo adolescente Kirk Hammett que virou um dos momentos mais marcantes do Metallica
Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Nos anos 90, Lars Ulrich afirmou que o rock estava em extinção
A música que seria descartada, mas acabou virando um hit imortal do Rock
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso


