Lista: os tipos de fãs mais xaropes do rock e do metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 31 de outubro de 2020
O rock e o heavy metal nos presentearam com várias bandas e artistas espetaculares, que por sua vez, gravaram incontáveis discos e músicas incríveis, que até hoje, fazem a cabeça dos fãs., que são extremamente fiéis.
Além de produzir grandes nomes da história da música, o rock e o metal produziram em larga escala algo não tão bom: alguns dos fãs mais insuportáveis do planeta, que tiram a paciência até mesmo do mais tranquilo e paciente ser humano.
Esses personagens intragáveis podem ser divididos em "estilos" diferentes, da mesma forma que acontece com o rock e o metal, que acabaram se ramificando com o passar dos anos. Sem tempo para conversa fiada, confira a seguir os fãs mais xaropes do rock e do metal.
O FISCAL DE BANDA
Só o que ele gosta presta. Não importa se o fiscal de gosto for um fã de punk rock, hard rock, rock and roll, hardcore, heavy, power, prog, thrash, death ou black metal. Ele sempre aparecerá para patrulhar a sua preferência, determinando o que você pode ou não pode gostar.
O FÃ WIKIPEDIA
Você pode estar na mesa de bar, no carro ou em um animadíssimo almoço com a "amigável" turma do trabalho. Assim que começar a tocar alguma música que o fã Wikipedia gosta, ele vai te passar todas as informações possíveis a respeito da música, do artista que a gravou e se possível, detalhes da gravação do disco.
Em 99% das vezes, dá as palestras disfarçadas de conhecimento sem que ninguém tenha solicitado sua opinião.
O "MONOBANDA" (OU "MONOESTILO")
Encontrado com certa frequência, o "monobanda" ou "monoestilo" costuma ouvir e falar sobre apenas uma banda ou gênero musical. É difícil manter uma conversa sadia com esse fã, já que o papo gira, gira e sempre volta para o mesmo lugar.
"EU NÃO OUÇO SÓ METAL, MIMIMI"
Aqui, temos um dos seres mais iluminados do planeta, que faz questão de falar ao mundo todo (e a qualquer momento) que não ouve apenas metal, como se isso fosse um dom dos deuses. Não, não é, da mesma forma que ouvir apenas metal não é uma missão para os escolhidos do Deus Iommi.
O EMOCIONADO
Esse fã sempre vai ter uma história para contar relacionada com alguma música. E pouco importa a canção. Pode ser uma faixa da primeira demo do DARKTHRONE ou uma balada do SKID ROW: assim que a música começar a tocar, o emocionado vai detalhar alguma situação de sua vida que teve tal trilha sonora de fundo.
O FÃ DE IRON MAIDEN
Eu amo IRON MAIDEN. É sem sombra de dúvidas, uma das bandas que mais ouvi (e ouço) durante toda a minha vida. Mas existem vários fãs dos caras que conseguem ser mais chatos que "torcedor" de futebol de time que está em boa fase. Em todo lugar, a qualquer momento, você vai encontrar algum membro do fã-clube falando de forma cansativa das glórias e conquistas da banda, como se o mundo da música se resumisse na obra de Steve Harris e sua turma.
A sutil diferença entre as duas feras acima citadas é que quando o time fica em uma fase ruim, o "torcedor" volta para a tumba, enquanto o seguidor do MAIDEN não se esconde em nenhum momento, aparecendo até para defender alguns discos enfadonhos lançados pela banda.
O FÃ CEGO QUE NÃO ACEITA CRÍTICAS SOBRE SUA BANDA DO CORAÇÃO
Não é preciso ser muito sábio para identificar que tal descrição se aplica, principalmente aos fãs do METALLICA, banda que já vem testando (e brincando com) a paciência dos seus fãs. Guiada por um amor cego e incondicional e pela falsa ilusão de que a banda continua sendo intocável, essa turma consegue passar pano para crimes musicais, como a versão acústica que o quarteto (que um dia, já foi referência no metal) fez para "Blackened".
A última investida da banda foi o enfadonho "S&M2", que além de ser uma continuação sonolenta de "S&M", mostra que o baterista Lars Ulrich está cada vez menos interessado pelo seu instrumento. Tudo bem, o fã vai aceitar, como sempre.
Apesar de se encaixar perfeitamente para os defensores do METALLICA, essa descrição aqui vale para os fãs que tentam defender o indefensável, da mesma forma que eu, por exemplo, defendo o IN FLAMES a cada lançamento.
Se por acaso você ficou ofendido (a), envie uma cartinha com sua reclamação para a caixa postal 000-666. Um abraço e até a próxima.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Arch Enemy revela identidade da nova vocalista e lança single "To the Last Breath"
Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Journey convidou Steve Perry para a turnê de despedida
José Norberto Flesch crava quem será a nova vocalista do Arch Enemy em seu perfil no X
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Sonata Arctica confirma dois shows no Brasil em outubro
Bruce Dickinson relança "Tattooed Millionaire" e "Skunkworks" em Dolby Atmos
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick
Andreas Kisser posta foto da formação clássica do Sepultura em seu Instagram
O programa com a maior audiência da MTV Brasil de todos os tempos, segundo ex-diretor
Os discos do Slipknot e do SOAD que fizeram o Metallica repensar os seus próprios álbuns
Nevermore divulga primeira audição feita por Berzan Önen


A opinião contundente de Andre Barcinski sobre "Lulu", do Metallica; "Tudo é horrível"
Metallica será homenageado como Parceiro Visionário pela Cruz Vermelha
Dave Mustaine diz que releitura de "Ride the Lightning" é um retorno às suas origens
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
A música de novo disco do Megadeth que lembra o Metallica, de acordo com Gastão Moreira
A melhor faixa do primeiro disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A pior música de "Ride the Lightning", de acordo com o Heavy Consequence
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


