Artes: Capas de álbuns polêmicas - Parte 1
Por Mateus Ribeiro
Postado em 27 de abril de 2019
Você não pode julgar um livro pela capa. O mesmo acontece com discos, porém, é sempre um prazer ver uma capa com uma bela foto, desenho, conceito ou história por trás.
Durante os anos, inúmeras bandas lançaram discos inesquecíveis e fundamentais para o desenvolvimento do estilo, vários deles com capas que se imortalizaram, por diversos motivos, e algumas dessas capas se notabilizaram por causarem algum tipo de polêmica.
Confira abaixo algumas capas para você NÃO mostrar para a sua família.
1- "Show No Mercy" - Slayer (1983)
O disco de estréia do Slayer é chocante,e sua capa também.Afinal de contas,um disco que traz músicas com títulos tão singelos como "The Antichrist", "Evil Has No Boundaries" e "Black Magic" merecia uma capa assustadora. E o Minotauro segurando a espada,além de causar medo e repulsa (em algumas pessoas) conseguiu cumprir bem a função de chocar a opinião pública.

2 - "To Mega Therion" - Celtic Frost (1985)
Além de ser um dos discos mais influentes para o metal extremo,"To Mega Therion", do Celtic Frost,conta com uma das capas mais afrontosas da história do heavy metal.
A arte da capa é uma pintura intitulada "Satan I", desenhada pelo conceituado artista plástico Hans Rudolf Giger.

3 - "The Number Of The Beast" - Iron Maiden (1982)
O terceiro disco do Iron Maiden marca a estréia de Bruce Dickinson, fato que foi determinante na história da banda. Além de ótimas músicas,a capa continua assustando os mais desavisados até os dias de hoje, e obviamente, gerou muita polêmica com a turma da religião.
4 - "Heaven And Hell" - Black Sabbath (1980)
Outro álbum que é a estréia de um gênio. O primeiro trabalho de Dio com o Sabbath é formidável, e a capa,que traz anjos fazendo duas coisas que parte da sociedade condena (jogando e fumando), se tornou uma das mais célebres,belas e provocativas da história do metal.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | 5 - "Reek Of Putrefaction"- Carcass (1988)
O primeiro disco do Carcass,banda que é uma das mais importantes do metal extremo,traz um som extremamente bruto (apesar da produção não ajudar muito),e é um dos maiores clássicos do grindcore.
A capa é uma das coisas mais repugnantes e insanas que um artista poderia criar.

6- "Dawn of the Black Hearts" - Mayhem (1995)
A trajetória do Mayhem é cercada por bizarrices e algumas atrocidades,como o suicídio do vocalista Dead.Porém,o que era para ser "apenas" um momento mórbido acabou virando a capa de um álbum ao vivo/bootleg lançado em 1995.
O guitarrista Euronymous teve a (nada brilhante) ideia de registrar a cena do suicídio,que ficou imortalizada na capa (de péssimo gosto) do álbum.

7 - "Matando Güeros" - Brujeria (1993)
Quem conhece um pouco sobre a música pesada,sabe que o Brujeria é uma das bandas mais extremas,controversas e insanas do mundo. A capa do primeiro disco da banda deixa tudo isso bem explícito,com a foto da cabeça decapitada que causa um misto de sensações ruins.
8 - "Puritanical Euphoric Misanthropia" (2001)
Um dos maiores nomes do black metal do planeta,o Dimmu Borgir chama atenção pela complexidade de suas composições,e também,pelas capas,um tanto quanto pesadas.

Dentre todas as artes que ilustram os discos da banda norueguesa,a do disco lançado em 2001 talvez seja a mais famosa.
Em breve a parte 2!
Deixe sua sugestão nos comentários!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
Entre as 40 atrações, alguns dos destaques do Bangers Open Air 2026
A lendária banda de heavy metal que ficou quase 7 anos seguidos sem fazer um único show
Zakk Wylde anuncia atrações para a edição 2026 do seu festival, Berzerkus
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
Jason Newsted deixou o Metallica por ter se tornado "um viciado terrível"
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Por que Jimmy London do Matanza não gosta de Megadeth, segundo o próprio
Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
Quatro bandas internacionais que fizeram mais de 50 shows no Brasil
O disco do Black Sabbath que causa sensação ruim em Geezer Butler
O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
5 músicas do Dream Theater que são carregadas de emoção
Para Nicko McBrain, volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden estava "nos planos de Deus"
Robert Plant lista bandas que imitaram o Led Zeppelin do jeito que deve ser: "Estão acertando"
O cartaz de filme "estúpido" que originou o nome da banda mais importante do heavy metal
Noisecreep: os 10 clipes mais assustadores do heavy metal
O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Jaco Pastorius: um gênio atormentado
Para entender: o que é rock progressivo?

