Artes: Capas de álbuns polêmicas - Parte 1
Por Mateus Ribeiro
Postado em 27 de abril de 2019
Você não pode julgar um livro pela capa. O mesmo acontece com discos, porém, é sempre um prazer ver uma capa com uma bela foto, desenho, conceito ou história por trás.
Durante os anos, inúmeras bandas lançaram discos inesquecíveis e fundamentais para o desenvolvimento do estilo, vários deles com capas que se imortalizaram, por diversos motivos, e algumas dessas capas se notabilizaram por causarem algum tipo de polêmica.
Confira abaixo algumas capas para você NÃO mostrar para a sua família.
1- "Show No Mercy" - Slayer (1983)
O disco de estréia do Slayer é chocante,e sua capa também.Afinal de contas,um disco que traz músicas com títulos tão singelos como "The Antichrist", "Evil Has No Boundaries" e "Black Magic" merecia uma capa assustadora. E o Minotauro segurando a espada,além de causar medo e repulsa (em algumas pessoas) conseguiu cumprir bem a função de chocar a opinião pública.
2 - "To Mega Therion" - Celtic Frost (1985)
Além de ser um dos discos mais influentes para o metal extremo,"To Mega Therion", do Celtic Frost,conta com uma das capas mais afrontosas da história do heavy metal.
A arte da capa é uma pintura intitulada "Satan I", desenhada pelo conceituado artista plástico Hans Rudolf Giger.
3 - "The Number Of The Beast" - Iron Maiden (1982)
O terceiro disco do Iron Maiden marca a estréia de Bruce Dickinson, fato que foi determinante na história da banda. Além de ótimas músicas,a capa continua assustando os mais desavisados até os dias de hoje, e obviamente, gerou muita polêmica com a turma da religião.
4 - "Heaven And Hell" - Black Sabbath (1980)
Outro álbum que é a estréia de um gênio. O primeiro trabalho de Dio com o Sabbath é formidável, e a capa,que traz anjos fazendo duas coisas que parte da sociedade condena (jogando e fumando), se tornou uma das mais célebres,belas e provocativas da história do metal.
5 - "Reek Of Putrefaction"- Carcass (1988)
O primeiro disco do Carcass,banda que é uma das mais importantes do metal extremo,traz um som extremamente bruto (apesar da produção não ajudar muito),e é um dos maiores clássicos do grindcore.
A capa é uma das coisas mais repugnantes e insanas que um artista poderia criar.
6- "Dawn of the Black Hearts" - Mayhem (1995)
A trajetória do Mayhem é cercada por bizarrices e algumas atrocidades,como o suicídio do vocalista Dead.Porém,o que era para ser "apenas" um momento mórbido acabou virando a capa de um álbum ao vivo/bootleg lançado em 1995.
O guitarrista Euronymous teve a (nada brilhante) ideia de registrar a cena do suicídio,que ficou imortalizada na capa (de péssimo gosto) do álbum.
7 - "Matando Güeros" - Brujeria (1993)
Quem conhece um pouco sobre a música pesada,sabe que o Brujeria é uma das bandas mais extremas,controversas e insanas do mundo. A capa do primeiro disco da banda deixa tudo isso bem explícito,com a foto da cabeça decapitada que causa um misto de sensações ruins.
8 - "Puritanical Euphoric Misanthropia" (2001)
Um dos maiores nomes do black metal do planeta,o Dimmu Borgir chama atenção pela complexidade de suas composições,e também,pelas capas,um tanto quanto pesadas.
Dentre todas as artes que ilustram os discos da banda norueguesa,a do disco lançado em 2001 talvez seja a mais famosa.
Em breve a parte 2!
Deixe sua sugestão nos comentários!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps