Iron Maiden: O que a banda tem em comum com Zé Ramalho?
Por Ricardo Alencar Militão
Fonte: YouTube; Wikipedia
Postado em 19 de março de 2019
A ficção científica está presente no Heavy Metal desde os primórdios do estilo. Bandas como LED ZEPPELIN, BLACK SABBATH, JUDAS PRIEST, dentre outros, são alguns dos precursores em abordar esse tema em seus álbuns. Alguns dos autores mais conhecidos do gênero são H.G Wells, Julio Verne, Phillip K. Dick, Isaac Asimov e Aldous Huxley. Este último, seu romance mais conhecido Admirável Mundo Novo (Brave New World), serviu de influência para letras de músicas de bandas como IRON MAIDEN, STROKES, ZÉ RAMALHO e PITTY.
Os ingleses lançaram em 2000 o álbum "Brave New World" que marcou a volta de dois integrantes: Bruce Dickinson e Adrian Smith. O título claramente demonstra referência a obra de Huxley, a banda utiliza o nome do romance como metáfora para o enredo de suas músicas, o disco traz algumas que acabaram se tornando clássicos, como "Blood Brothers", "The wicker man", "Out of the silent planet" e a homônima "Brave New World".
Já o cantor "Folk" brasileiro Zé Ramalho, décadas antes lançava o mítico álbum "Admirável Gado Novo" em 1979. O nome é um trocadilho com o título do romance de Huxley, que Zé Ramalho agora troca as pessoas pelo gado. Metáfora que compara como o ser humano trata o gado, fazendo paralelo de como as classes dominantes subjugam as inferiores. Num período (Ditadura Militar) onde músicas sofriam censura, principalmente as com teor crítico.
Aqui o cantor paraibano, notório por trazer em algumas das suas músicas larga influência filosófica e por escancarar os problemas e a angústia das relações humanas perante a sociedade,
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps