Van Halen: When It's Love - será que é balada?
Por Carlos Eduardo Corrales
Fonte: Delfos
Postado em 04 de agosto de 2017
O rock nosso de cada dia tem um monte de músicas boas. A maioria delas a gente sabe imediatamente se são um rock mais tradicional ou uma balada. No entanto, tem um monte de música que fica no meio termo. Elas são mais leves do que o que a banda costuma fazer, mas são mais animadas do que uma boa e velha baladinha.
Matéria originalmente publicada no site DELFOS
http://www.delfos.net.br
Esta é uma ideia que eu tenho faz um tempo para colocar aqui no DELFOS. A ideia é ter uma desculpa para conversar sobre música com você nos comentários, o que é sempre bom. Sim, você mesmo, então não vai fingir que não viu que eu estou falando com você. Faz favor de comentar aqui e me dizer o que acha. Esta ideia simplesmente não faz sentido se não rolar um diálogo.
WHEN IT'S LOVE
Para iniciar esta série, pensei em um clássico de uma das minhas bandas preferidas. When It's Love é a segunda música do álbum OU812, lançado em 1988. É o maior hit do álbum em questão e é figura carimbada nos shows da banda (dos quais eu ainda não assisti a nenhum, #FML). Ela chegou no número 1 da parada de rock da Billboard e esteve em uma lista da VH1 das melhores power ballads (esta talvez seja uma forma comum de classificar as músicas que vão aparecer por aqui, mas não vale falar isso: ou é balada ou não é, nada de meio termo).
SERÁ QUE ELA É?
Ela começa bem lenta, com teclado e um solo de guitarra bem melodioso. Isso, somado ao título com a palavra "amor", indica que vem aí mais uma balada. Mas daí rola um empolgante "Rá!" e um riff deveras animado. Até o próprio clima do clipe da música muda depois do Rá.
Se você compará-la a uma balada tradicional do Van Halen, como Not Enough, a diferença é considerável. When It's Love mostra a banda em seu lado romântico, mas sem perder o jocoso, o divertido que sempre a caracterizou. Inclusive, a música em questão desce bem tanto para momentos mais meigos com a patroa quanto para um apimentado strip-tease. E convenhamos, baladas não combinam com strips.
Assim, eu diria que When It's Love não é balada. Ela é muito empolgante e animada para isso. E você, o que acha? E por quê? Participe da brincadeira, vai que você muda minha opinião.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco que David Gilmour afirma servir como introdução ao Pink Floyd
Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
5 clássicos do metal que você nunca deve usar para apresentar o estilo para alguém
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
Confirmada a turnê reunindo System of a Down e Faith No More em 2027
O álbum do Angra inspirado na maior fake news de todos os tempos
As 8 melhores músicas do Iron Maiden com mais de 8 minutos
O melhor solo da história do thrash metal, segundo guitarrista do Machine Head
Membro fundador do Savatage, baixista Keith Collins sofre de demência
O disco do Judas Priest que Dave Mustaine considera uma das maiores obras do heavy metal
Show do Queen na Hungria em 1986 ganha restauração em 4K
O músico que Lars Ulrich considerava parte insubstituível do Metallica
Uma das melhores canções do Rush para Neil Peart; "Estávamos aprendendo a ser concisos"
Social Distortion confirma dois shows no Brasil em novembro
5 clássicos do rock vítimas do próprio sucesso, segundo a Far Out Magazine


O músico que Eddie Van Halen tentou levar pro Van Halen, mas ele recusou o convite
10 álbuns dos anos 70 abriram caminho para o heavy metal nos anos 80
O hit que Gene Simmons considera o auge do hard rock: "Não existe nada melhor"
A música do Van Halen que Gene Simmons coloca acima até de "Eruption"
Steve Lukather atualiza status de álbum com registros inéditos de Eddie Van Halen
O disco dos anos 70 que David Ellefson comprou por conta da capa
A banda que antecipou o Van Halen e quase virou o Led Zeppelin dos EUA
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
A banda que Ozzy Osbourne disse ter acabado com o Black Sabbath no palco; "nos ofuscaram"
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney


