Black Sabbath: 5 músicos que fizeram participações nos discos
Por Igor Miranda
Postado em 21 de junho de 2017
O Black Sabbath contou com diversas mudanças de formação ao longo das décadas. Entretanto, são poucos os músicos de estúdio que colaboraram com o grupo em seus discos.
Os cinco músicos listados abaixo fizeram participações em discos diversos do Black Sabbath. E alguns tiveram colaborações inusitadas.
Veja:
Rick Wakeman
A participação mais curiosa na discografia do Black Sabbath é a de Rick Wakeman. O tecladista do Yes gravou piano e Minimoog na música "Sabbra Cadabra". Ele afirma que recusou pagamento para o trabalho - no entanto, foi compensado com litros consideráveis de cerveja.
Black Sabbath - Mais Novidades
A participação de Rick Wakeman foi antológica por quase ter selado a sua entrada para o Black Sabbath. O tecladista foi convidado para entrar para o grupo, só que a preocupação de Ozzy Osbourne com o possível distanciamento do heavy metal - já que a ideia era ter Wakeman para trabalhar em uma sonoridade mais diversa - impediu a sua entrada.
"Tony Iommi, que até hoje é um grande amigo, me disse uma vez que a banda estava considerando seriamente a possibilidade de me convidar para me juntar a eles pois nos dávamos muito bem e eles estavam pensando em expandir sua sonoridade. Mas Ozzy ficou preocupado, e ele provavelmente estava certo, achava que os fãs de metal não reagiriam bem", contou Rick Wakeman, em entrevista à Classic Rock.
O pai não entrou para o Black Sabbath, mas o filho foi, praticamente, um membro do grupo. Adam Wakeman, que toca com Ozzy Osbourne em sua carreira solo, participou das turnês do Sabbath entre 2004 e 2006 e de 2012 até o fim da banda, em 2017.
Gerald "Jezz" Woodroffe
Por mais que Rick Wakeman não tenha se juntado ao Black Sabbath, a banda acabou contando com um tecladista - só que de forma não oficial. Gerald "Jezz" Woodroffe participou de boa parte das faixas dos discos "Sabotage" (1975) e "Technical Ecstasy" (1976), dois dos registros mais experimentais do grupo.
Inicialmente, Gerald "Jezz" Woodroffe gravaria apenas algumas partes de teclados em "Sabotage". No entanto, o conceito musical do disco se expandiu, com o uso de orquestras e sintetizadores, e "Jezz" foi convocado para excursionar com o Sabbath na época.
A dose se repetiu em "Technical Ecstasy" e sua turnê seguinte. "Jezz" acabou não ficando por tanto tempo e passou a trabalhar como músico de estúdio e de turnê para Robert Plant e Phil Collins, em suas carreiras solo. O músico também integrou a Geezer Butler Band e tocou com o grupo de new wave The Belle Stars.
Don Airey
A conexão inicial entre Ozzy Osbourne e Don Airey ocorreu no último disco do Madman com o Black Sabbath até o seu retorno na década de 2010: "Never Say Die!". Airey registrou teclados e piano em várias faixas do disco.
Entre os músicos de apoio que tocaram com o Black Sabbath, Don Airey foi o que deixou uma marca mais significativa. Há toques de psicodelia e até elementos progressivos e de jazz em algumas canções de "Never Say Die!" que foram bem trabalhados por Airey ao longo de sua participação.
Apesar de Ozzy Osbourne ter sido o principal opositor com relação aos experimentos do Black Sabbath, o Madman gostou de Don Airey e o convocou para tocar em sua banda solo. O músico toca nos discos "Blizzard Of Ozz" (para o qual foi trazido às pressas) e "Bark At The Moon". Ele permaneceu no grupo de Ozzy de 1981 a 1982 e de 1983 a 1985.
Bob Daisley
A conexão entre Bob Daisley e Black Sabbath ocorreu de modo contrário ao caso de Don Airey. O ex-baixista do Rainbow se consagrou ao lado de Ozzy Osbourne, em sua carreira solo, e só depois se envolveu com o Sabbath.
Bob Daisley é co-autor de diversas músicas de Ozzy Osbourne e integrou a primeira formação da banda solo do Madman, ao lado de Randy Rhoads e Lee Kerslake. Entre idas e vindas, Daisley gravou os discos "Blizzard Of Ozz", "Diary Of A Madman" e "Bark At The Moon" com Ozzy até que, em 1985, se desvencilhou de vez do projeto.
No início de 1987, Bob Daisley foi trazido às pressas, pelo produtor Jeff Glixman, para gravar as linhas de baixo do disco "The Eternal Idol", que seria lançado pelo Black Sabbath no mesmo ano. A banda havia acabado de perder o seu baixista, Dave Spitz, que não registrou nada do álbum devido a "questões pessoais".
Além das linhas de baixo, Bob Daisley também co-escreveu, ao lado de Tony Iommi, todas as letras. Contudo, ele não foi creditado por nenhum dos trabalhos: a edição original de "The Eternal Idol" diz que as quatro cordas foram tocadas por Dave Spitz e que a autoria das canções é de Iommi.
Depois dessa breve passagem pelo Black Sabbath como músico de estúdio, Bob Daisley ainda voltou a trabalhar com Ozzy Osbourne em outras três ocasiões: 1988, 1991 e 1994. Ele gravou os discos "No Rest For The Wicked" e "No More Tears" durante esses "flashbacks".
Brian May
O guitarrista do Queen, Brian May, é um grande amigo de Tony Iommi. O músico fez uma participação especial em "Headless Cross", segundo disco do Black Sabbath com Tony Martin nos vocais.
Em sua colaboração, May toca o solo da música "When Death Calls". Com tal feito, Brian acabou se tornando o único guitarrista a participar como convidado especial de um álbum do Black Sabbath.
Como agradecimento pela colaboração, Tony Iommi tocou em diversas músicas do repertório do Queen no Freddie Mercury Tribute Concert, evento filantrópico, realizado no ano de 1992, após a morte do vocalista da banda, Freddie Mercury.
Comente: Sabia que todos estes músicos contribuíram em discos do Sabbath?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os dois gênios da guitarra que, para Neil Young, ajudaram a matar o rock
5 músicas de metal que são vergonha alheia, mas todo mundo ouve mesmo assim
Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
Vocalista de black metal enfrenta acusações que podem lhe render 12 anos de prisão
Os melhores riffs de guitarras de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
Wacken Open Air abre sindicância interna após incidentes relatados pelo público
O clássico do AC/DC considerado por Angus Young "um rock perfeito para um guitarrista"
O melhor álbum e música do Heavy Metal de cada ano dos anos 1980, segundo a Loudwire
O melhor solo do guitarrista Eddie Van Halen, segundo a Classic Rock
A música que tirou o Yes do esquecimento e atingiu o topo das paradas
Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
Duff McKagan revela planos do Guns N' Roses; "Não sabemos tocar no automático"
A música do King Crimson inspirada pela separação dos Beatles
A música do Megadeth que se aproxima do death metal, segundo Dave Mustaine
Roger Taylor levou cinco anos para superar a morte de Freddie Mercury



Por que o heavy metal segue relevante após mais de cinco décadas?
Os melhores filmes de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
Tony Iommi revela a última mensagem que recebeu de Ozzy Osbourne antes da morte
15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
5 músicas que ficaram famosas por motivo diferente daquele imaginado pela banda
Tony Iommi sobre riffs; "É a única coisa que sei fazer, sou inútil para qualquer outra coisa"
O melhor álbum e a melhor faixa do heavy metal de 1980, segundo a Noise Creep
O rockstar que puxou uma faca para Malcolm Young nos anos setenta
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney


