System Of A Down: desde 2010, um retorno preguiçoso
Por Igor Miranda
Postado em 25 de maio de 2017
O System Of A Down nunca chegou a encerrar suas atividades. O período de inatividade entre 2006 e 2010 foi um hiato planejado pelo grupo desde que os discos "Mezmerize" e "Hypnotize" saíram, em 2005. Apesar do grupo ter saído de cena justamente em seu auge comercial, a "parada" foi realizada com o consentimento (e sob o desejo) de todos os membros.
System Of a Down - Mais Novidades

Quando o hiato foi anunciado, os integrantes já diziam que se trataria de uma pausa extensa. Em entrevista à revista "Guitar", o baixista Shavo Odadjian afirmou que duraria, pelo menos, três anos. A pausa foi suficiente para que os músicos descansassem e se envolvessem com projetos solo.
Enquanto o vocalista Serj Tankian embarcou em uma carreira solo consideravelmente distante do rock e Shavo Odadjian mergulhou no hip hop com o Achozen, o guitarrista Daron Malakian e o baterista John Dolmayan lançaram o Scars On Broadway - o projeto mais próximo do que era feito com o System Of A Down. No fim de 2010, a banda se reuniu e os projetos solo foram deixados de lado - ou não.

Ainda que o System Of A Down tenha retornado há quase sete anos, a atividade do grupo nesse período não correspondeu nem a um ano dos tempos áureos. Foram realizados cerca de 80 apresentações durante todo esse período, sendo a maior parte em grandes festivais. A banda não sobe a um palco desde outubro de 2015, quando tocaram no México. No mês anterior, fizeram duas performances no Brasil - Rock In Rio, no RJ, e Arena Anhembi, em SP.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Outro detalhe peculiar dessa reunião - e que virou tema de uma reclamação de John Dolmayan - é que o System Of A Down não lançou nenhum disco para sacramentar a sua volta. "Faz 12 anos que não lançamos um álbum. Não sei o que acontece com o System Of A Down. Temos uma turnê agendada na Europa e sei o que todos dizem... 'por que não fazem uma turnê pelos Estados Unidos?' Não sei. Não sei por que não saímos por aí com um novo disco. É desanimador", afirmou ele, em entrevista à rádio X107.5, de Las Vegas.
Ainda que John Dolmayan diga, atualmente, que nenhum dos músicos esteja "travando" o lançamento de um novo disco - ele ainda falou que todos estão se dando muito bem -, Shavo Odadjian disse, em 2013, que a culpa era de Serj Tankian. "Vou ser sincero... Não somos nós, é Serj que não quer fazer um novo álbum! Então por favor, parem de nos incomodar com isso! Nós estamos esperando por Serj! Agora ele pode me odiar por mostrar a verdade, mas eu tinha que fazê-lo", disse o baixista.

Não é de se espantar que Serj Tankian seja o responsável por isso. Com sua carreira solo, ele se mantém mais ativo no meio musical do que seus demais colegas. Foram quatro álbuns lançados solo, além de um registro do projeto Jazz-Iz-Christ e duas trilhas sonoras para filmes, entre outros feitos.
O fato de Serj Tankian estar cada vez mais distanciado do som do System Of A Down em seus projetos solo também pode ser um indício de que ele não esteja tão a fim de lançar um álbum com a banda. Os registros solo de Serj flertam com o rock sinfônico e experimental - o último, "Orca Symphony No. 1", é, basicamente, um álbum de música erudita.

Shavo se mostrou indignado com a situação do System Of A Down em 2013, entretanto, não parece que os músicos tenham feito algo para mudar isso. Nos últimos anos, nenhum integrante do trio instrumental lançou um álbum ou qualquer projeto de grande expressão. Parecem acomodados.
E tal acomodação, em meu ver, se reflete nos palcos. Apesar de muitos fãs terem ficado emocionados ao testemunhar shows do System Of A Down no Brasil, em duas ocasiões durante esta década, é visível que os músicos já não dispõem do mesmo vigor, energia ou até primor técnico de outros tempos. E idade não é desculpa. Na data de publicação deste texto, nenhum deles chegava a ser "cinquentão": o mais velho, Serj Tankian, tem 49, enquanto os demais têm menos de 45.

É estranho ver o System Of A Down, um grupo relativamente jovem e de auge recente, em um eterno processo de retorno. A banda parece cada vez mais preguiçosa e indisposta a trabalhar em algo novo. Resta-nos acompanhar se a situação vai mudar nos próximos tempos.
Comente: O que você acha que acontece com eles?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os astros do rock nacional que contribuíram com disco de Xuxa
Fã joga disco em Eric Clapton e ele abandona show na Espanha
A lenda do rock cuja guitarra é inspirada em Jimmy Page e raça de cavalos rara holandesa
Dimmu Borgir ignorou o "efeito TikTok" e recusou exigência de gravadora
A música do Emerson, Lake & Palmer que melhor representa o trio, segundo Carl Palmer
Jimmy London revela a discussão que fez Matanza acabar: "Isso eu não posso concordar"
O guitarrista que Eddie Van Halen achava ser melhor do que ele, e isto se revelou um problema
A música que engloba tudo o que o Iron Maiden representa, segundo Dave Murray
Greta Van Fleet retoma atividades e mostra trecho de nova música
Empresário do Angra comenta planos para Luis Mariutti e Ricardo Confessori
Alex Van Halen anuncia "Van Halen", nova antologia bibliográfica da banda
Ouça o dueto de Paul McCartney e Ringo Starr em "Home to Us"
A banda de rock nacional dos anos 1990 cujo reconhecimento veio muito tarde
A música de Brian May que Eric Clapton achou horrível: "Me enviaram e fiquei insultado"
Rafael Bittencourt revela que músicas do Angra foram inspiradas por sua esposa
Cinco curiosidades sobre Teemu Mäntysaari, o novo guitarrista do Megadeth
O hit de sua carreira que Paul McCartney disse que "não teve reconhecimento que merecia"
Bruce Dickinson: vocalista revela o seu "Deus do rock" e qual música o iniciou no metal
A banda que não tinha fita demo e acabou se tornando um gigante do rock
10 músicas ligadas ao rock que entraram para o "Clube do Bilhão" do Spotify em 2026
A banda que parecia barulho sem sentido e influenciou Slipknot e System Of A Down
System of a Down emplaca terceira música no "Clube do Bilhão" do Spotify
Os melhores álbuns de metal de cada ano dos anos 2000, segundo a Loudwire
SOAD: garoto de 4 anos surra as peles com "Chop Suey"

