System of a Down está no melhor momento da carreira, diz Serj Tankian
Por João Renato Alves
Postado em 29 de outubro de 2025
Sem as pressões de outrora, o ambiente no System of a Down não poderia estar melhor. Quem garante é o vocalista Serj Tankian. Durante entrevista à Kerrang!, o frontman frisou que os músicos aprenderam a lidar com as diferenças e impuseram limites que contribuíram com o bom convívio.
"Neste momento, estamos vivendo a melhor fase das nossas vidas como banda. Estamos realmente curtindo a companhia um do outro em turnê. É tão acolhedor - estamos muito envolvidos na vida pessoal uns dos outros. É o que eu sempre quis que fosse. Precisávamos voltar para nossos próprios cantos, avaliar as coisas e nos reunir novamente para realmente apreciarmos o que temos em todos os sentidos."
System Of a Down - Mais Novidades

Recentemente, o grupo anunciou uma turnê europeia para o verão de 2026, acompanhado de Queens of the Stone Age e Acid Bath. Será a primeira excursão do quarteto pelo Velho Continente desde 2017.
"Não fazemos muitos shows. Escolhemos o que queremos fazer e conversamos bastante sobre isso. Não fazemos turnês. Simplesmente perguntamos: 'E aí, para onde você quer ir?' Por exemplo, vamos começar por Estocolmo, algo que não tínhamos planejado inicialmente, mas o Daron sugeriu porque ele queria ir. E eu falei: 'Cara, você quer ir para lá? Vamos começar por lá!' Ele respondeu: 'Sério?' e eu: 'Sim! Porque meu amigo quer ir!' Essa tem sido nossa atitude, e tem sido incrível. Nos importamos mais com o que cada um de nós pensa como amigos do que com o que uma banda profissional deveria fazer, o que foi um grande problema quando demos uma pausa. Com certeza para mim, mas também para os outros caras, porque eles também admitiram isso."
O cantor deixou claro que a ideia de seguir fazendo poucos shows será mantida. "Não estamos vendendo bugigangas. Somos artistas e queremos continuar assim. Queremos ser cautelosos e não nos expor demais, por isso somos seletivos. Fazemos de 10 a 15 shows por ano agora, e estamos tocando em estádios em vez de arenas, o que é impressionante para nós. Nunca imaginamos que isso aconteceria em nossas carreiras... É insano. Isso diz muito sobre as pessoas e seus filhos vindo aos shows e o poder intergeracional da música, particularmente da música do System. Ela realmente toca as pessoas profundamente - não sabemos exatamente por que, mas somos muito gratos. Desaparecemos por tantos anos por motivos pessoais, reaparecemos há essa demanda enorme. Estamos simplesmente chocados com isso. Só queremos ser cautelosos e fazer as pessoas felizes com nossas apresentações, mas sem exagerar."
O System of a Down não lança um álbum de inéditas desde 2005, quando saiu a dobradinha "Mezmerize" e "Hypnotize". Aparentemente, o cenário não deve mudar em um espaço tão curto de tempo – se é que se modificará algum dia. No primeiro semestre, a banda passou pela América do Sul. O Brasil sediou cinco apresentações: três em São Paulo, uma no Rio de Janeiro e outra em Curitiba.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
Os dois guitarristas britânicos que dominaram o blues, segundo Slash
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
O melhor álbum de hard rock de cada ano dos anos 2000, segundo a Loudwire
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 1983 e 1985, segundo a Metal Hammer
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
A música que coloca Elton John no topo do Rock in Rio 2026, segundo Estadão

System of a Down ganha primeiro disco de diamante da carreira com "Chop Suey!"
System of a Down e Faith No More farão show no Maracanã em janeiro de 2027
As 40 melhores músicas da história do nu metal, segundo a Louder
"Aerials", do System of a Down, ultrapassa um bilhão de streams no Spotify
A pior faixa de "Toxicity", do System of a Down, segundo a Metal Hammer
SOAD: garoto de 4 anos surra as peles com "Chop Suey"


