Guitarras Lendárias: Confira os brinquedinhos mais famosos de Jimmy Page

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Antônio Spiassi, Fonte: Ground Guitar
Enviar correções  |  Comentários  | 

Você já deve ter ido a uma loja de instrumentos musicais e se deparado com dezenas de opções de guitarras de diferentes formatos, marcas e cores. Você pode ter ficado indeciso na hora de escolher o instrumento com melhor sonoridade e visual o que é muito normal já que há tantas opções. Um bom modo de escolher o seu equipamento é se basear em suas principais referencias no mundo da música e saber qual é a guitarra preferida de seu artista preferido.

1882 acessosLed Zeppelin: Dando peso ao trailer de Thor Ragnarok5000 acessosHeavy Metal: os 11 melhores álbuns da década de 70

JIMMY PAGE

1970's Gibson EDS-1275 Doubleneck

A Guitarra lançada em 1963 era, até então, muito pouco utilizada entre a comunidade musical e era fabricada em pequena escala pela empresa Gibson. Porém tudo mudou devido as constantes trocas de instrumentos que Jimmy Page necessitava fazer para tocar as musicas do Zeppelin o que ajudou a tornar esta uma das guitarras preferidas de Page.
Esta guitarra possibilitou ao musico mesclar durante suas apresentações ao vivo o som da guitarra de seis cordas com a de 12 cordas em tempo hábil o que antes só era possível no estúdio.

Esta "obra de arte instrumental" foi utilizada em alguns dos maiores sucessos do Led Zeppelin como: The Rain Song (1973), Celebration Day (1970) e no clássico transcendental Stairway To Heaven (1971).
o corpo em Mogno, braço em maple os captadores humbuckers PAF e o maravilhoso acabamento em Heritage Cherry são imprescindíveis para a sonoridade e o visual deslumbrantes dessa guitarra.

1961 Danelectro 3021/DC59

Guitarra raramente exibida ao vivo por Page porém utilizada nas gravações de Kashmir (1975), e When The Levee Breaks (1971). Com sua sonoridade "metálica" característica e seu design pouco usual (considerado até feio por alguns) ela era constantemente afinada em uma afinação alternativa conhecida domo DADGAD ou afinação celta.

1965 Fender Electric XII

Guitarra utilizada por Page em gravações de estúdio que necessitavam instrumentos de 12 cordas como Living Living Maid (1969), Stairway to Heaven (1971) e The Song Remains the Same (1973). Durante a fase Led Zeppelin no palco era substituida pela Dobleneck anteriormente citada

1959 Fender "Dragon" Telecaster

O que dizer de uma guitarra que foi dada a Page por outra lenda do rock mundial, ninguém mais ninguém menos que o incomparável Jeff Beck que, nos tempos de Yardbirds, substituiu Eric Clapton dividindo os palcos com Page. Foi a Guitarra principal de Page durante seus primeiros anos como musico nos Yardbirds e em sua trajetória nos estúdios ingleses. A pintura desenvolvida pelo próprio Page e mesmo parcialmente aposentado dos palcos durante a fase Zeppelin, foi novamente requerida para a gravação do solo de Stairway to Heaven.

Porém esta bela Guitarra foi alvo de uma tragédia. Um amigo de Page em um ato infantil repintou a guitarra achando que estava fazendo um favor e acabou danificando o som e a parte elétrica.

Posteriormente o braço foi reaproveitado por Page em sua tradicional Telecaster marrom da época do The Firm.

1960 Gibson Les Paul Custom "Black Beauty"

Jimmy adquiriu esse instrumento por volta de 1960 e a usou principalmente durante os seus anos como guitarrista de estúdio sendo ocasional em apresentações ao vivo da Banda.

Este é outro dos instrumentos do lendário guitarrista que sofreu um fim trágico, sendo roubada em abril de 1970 durante a turnê americana do Led Zeppelin. A gravação mais famosa feita com essa guitarra foi a da musíca Whole Lotta Love (1969). Recentemente Page recuperou a guitarra.
Seu corpo construído em mogno, a escala em Ébano e os surpreendentes três humbuckers contribuem para um som ainda mais encorpado e límpido que a Les Paul comum.

1959 Gibson Les Paul Standard “Number One”

Talvez esta seja a guitarra mais associada a Jimmy até mais do que sua característica Doubleneck. Comprada por Page de Joe Wash (The Eagles) tornou-se a substituta da Fender "Dragon" Telecaster deteriorada e a mais usada por page ao vivo.

O músico realizou uma seria de modificações para tornar sua aparência ainda mais b ela e seu som ainda melhor. Jimmy lixou a parte de traz do braço tornando-o mais suave, trocou as tarrachas originais da Kluson por outras banhadas a ouro. Os captadores foram alterados inúmeras vezes passando pelos originais humbuckers PAF, T-Top humbuckers manufaturados depois da turnê australiana de 1972 que permaneceram durante toda a era Zeppelin sendo modificados somente na década de 90 por humbuckers da Seymour Duncan. Atualmente Page voltou a utilizar os captadores PAF (que cara indeciso).

O acabamento na cor Cherry Sunburst tornou essa guitarra a mais classica entre o catalogo da Gibson

1959 Gibson Les Paul Standard “Number Two”

Após a turnê americana de 1973 Page sentiu a necessidade de possuir uma guitarra reserva da Número 1 porém que mantivesse o mesmo modelo e cor para que a troca fosse imperceptível. Essa guitarra cumpria o papel da Danelectro nas apresentações ao vivo sendo afinada na Afinação Celta ou DADGAD o que confere a ela um som similar a uma cítara.

Na década de 80 foram instalados potenciômetros push-pull que transformavam os dois captadores humbuckers em 4 Single Coils (Como os de uma Stratocaster).

Seu acabamento é ligeiramente diferente da N°1 sendo esse mais amarroado (Tobacco Sunburst).

1969/70 Gibson Les Paul “Number Three”

Esta guitarra, ainda que não muito associada ao Page dos tempos áureos do Zeppelin (!968-!980), foi amplamente divulgada quando tocada no histórico show na O2 arena em 2007 (Registrado no DVD e no Álbum Celebration Day). Foi vislumbrada primeiramente em estúdio em 1970 e em poucos shows em 1971 e 1972. Sua estrada até a notoriedade começou em 1979 durante as ultimas turnês do Zeppelin.

Espero que vocês tenham gostado dessa pequena lista em breve farei mais listas relacionando as guitarras clássicas de outros grandes nomes da música

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Steve VaiSteve Vai
A música que o fez querer ser guitarrista

1882 acessosLed Zeppelin: Dando peso ao trailer de Thor Ragnarok673 acessosEduarda Henklein: tocando e cantando "Immigrant Song" do Led1132 acessosDinamarca: garotinha de 10 anos ganha programa tocando Led e RATM0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Led Zeppelin"

Heavy MetalHeavy Metal
25 bandas que fizeram o gênero ser o que é

Robert PlantRobert Plant
Músicos adoram tocar no Brasil por causa da galera

MulheresMulheres
10 músicas que ajudarão a conquistá-las

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 16 de maio de 2016

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Instrumentos"0 acessosTodas as matérias sobre "Led Zeppelin"

Heavy MetalHeavy Metal
Os 11 melhores álbuns da década de 70

GuitarrasGuitarras
Você é capaz de reconhecer cada uma delas?

USA TodayUSA Today
As 20 maiores de todos os tempos nos Estados Unidos

5000 acessosFotos de Infância: Ozzy Osbourne5000 acessosMax Cavalera: A opinião de Lemmy, Kiko Loureiro, Vinnie Paul e outros5000 acessosSlipknot: veja a evolução das máscaras de cada integrante da estreia aos dias atuais5000 acessosAxl Rose: o processo contra a Activison por causa de Slash4252 acessosChildren Of Bodom: Alexi não se atreveria a tocar Dire Straits5000 acessosIgor Cavalera: Max e eu acreditamos que o Sepultura não faz mais sentido

Sobre Antônio Spiassi

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online