Guitarras Lendárias: Confira os brinquedinhos mais famosos de Jimmy Page
Por Antônio Spiassi
Fonte: Ground Guitar
Postado em 15 de maio de 2016
Você já deve ter ido a uma loja de instrumentos musicais e se deparado com dezenas de opções de guitarras de diferentes formatos, marcas e cores. Você pode ter ficado indeciso na hora de escolher o instrumento com melhor sonoridade e visual o que é muito normal já que há tantas opções. Um bom modo de escolher o seu equipamento é se basear em suas principais referencias no mundo da música e saber qual é a guitarra preferida de seu artista preferido.
JIMMY PAGE
1970's Gibson EDS-1275 Doubleneck
A Guitarra lançada em 1963 era, até então, muito pouco utilizada entre a comunidade musical e era fabricada em pequena escala pela empresa Gibson. Porém tudo mudou devido as constantes trocas de instrumentos que Jimmy Page necessitava fazer para tocar as musicas do Zeppelin o que ajudou a tornar esta uma das guitarras preferidas de Page.
Esta guitarra possibilitou ao musico mesclar durante suas apresentações ao vivo o som da guitarra de seis cordas com a de 12 cordas em tempo hábil o que antes só era possível no estúdio.
Esta "obra de arte instrumental" foi utilizada em alguns dos maiores sucessos do Led Zeppelin como: The Rain Song (1973), Celebration Day (1970) e no clássico transcendental Stairway To Heaven (1971).
o corpo em Mogno, braço em maple os captadores humbuckers PAF e o maravilhoso acabamento em Heritage Cherry são imprescindíveis para a sonoridade e o visual deslumbrantes dessa guitarra.
1961 Danelectro 3021/DC59
Guitarra raramente exibida ao vivo por Page porém utilizada nas gravações de Kashmir (1975), e When The Levee Breaks (1971). Com sua sonoridade "metálica" característica e seu design pouco usual (considerado até feio por alguns) ela era constantemente afinada em uma afinação alternativa conhecida domo DADGAD ou afinação celta.
1965 Fender Electric XII
Guitarra utilizada por Page em gravações de estúdio que necessitavam instrumentos de 12 cordas como Living Living Maid (1969), Stairway to Heaven (1971) e The Song Remains the Same (1973). Durante a fase Led Zeppelin no palco era substituida pela Dobleneck anteriormente citada
1959 Fender "Dragon" Telecaster
O que dizer de uma guitarra que foi dada a Page por outra lenda do rock mundial, ninguém mais ninguém menos que o incomparável Jeff Beck que, nos tempos de Yardbirds, substituiu Eric Clapton dividindo os palcos com Page. Foi a Guitarra principal de Page durante seus primeiros anos como musico nos Yardbirds e em sua trajetória nos estúdios ingleses. A pintura desenvolvida pelo próprio Page e mesmo parcialmente aposentado dos palcos durante a fase Zeppelin, foi novamente requerida para a gravação do solo de Stairway to Heaven.
Porém esta bela Guitarra foi alvo de uma tragédia. Um amigo de Page em um ato infantil repintou a guitarra achando que estava fazendo um favor e acabou danificando o som e a parte elétrica.
Posteriormente o braço foi reaproveitado por Page em sua tradicional Telecaster marrom da época do The Firm.
1960 Gibson Les Paul Custom "Black Beauty"
Jimmy adquiriu esse instrumento por volta de 1960 e a usou principalmente durante os seus anos como guitarrista de estúdio sendo ocasional em apresentações ao vivo da Banda.
Este é outro dos instrumentos do lendário guitarrista que sofreu um fim trágico, sendo roubada em abril de 1970 durante a turnê americana do Led Zeppelin. A gravação mais famosa feita com essa guitarra foi a da musíca Whole Lotta Love (1969). Recentemente Page recuperou a guitarra.
Seu corpo construído em mogno, a escala em Ébano e os surpreendentes três humbuckers contribuem para um som ainda mais encorpado e límpido que a Les Paul comum.
1959 Gibson Les Paul Standard "Number One"
Talvez esta seja a guitarra mais associada a Jimmy até mais do que sua característica Doubleneck. Comprada por Page de Joe Wash (The Eagles) tornou-se a substituta da Fender "Dragon" Telecaster deteriorada e a mais usada por page ao vivo.
O músico realizou uma seria de modificações para tornar sua aparência ainda mais b ela e seu som ainda melhor. Jimmy lixou a parte de traz do braço tornando-o mais suave, trocou as tarrachas originais da Kluson por outras banhadas a ouro. Os captadores foram alterados inúmeras vezes passando pelos originais humbuckers PAF, T-Top humbuckers manufaturados depois da turnê australiana de 1972 que permaneceram durante toda a era Zeppelin sendo modificados somente na década de 90 por humbuckers da Seymour Duncan. Atualmente Page voltou a utilizar os captadores PAF (que cara indeciso).
O acabamento na cor Cherry Sunburst tornou essa guitarra a mais classica entre o catalogo da Gibson
1959 Gibson Les Paul Standard "Number Two"
Após a turnê americana de 1973 Page sentiu a necessidade de possuir uma guitarra reserva da Número 1 porém que mantivesse o mesmo modelo e cor para que a troca fosse imperceptível. Essa guitarra cumpria o papel da Danelectro nas apresentações ao vivo sendo afinada na Afinação Celta ou DADGAD o que confere a ela um som similar a uma cítara.
Na década de 80 foram instalados potenciômetros push-pull que transformavam os dois captadores humbuckers em 4 Single Coils (Como os de uma Stratocaster).
Seu acabamento é ligeiramente diferente da N°1 sendo esse mais amarroado (Tobacco Sunburst).
1969/70 Gibson Les Paul "Number Three"
Esta guitarra, ainda que não muito associada ao Page dos tempos áureos do Zeppelin (!968-!980), foi amplamente divulgada quando tocada no histórico show na O2 arena em 2007 (Registrado no DVD e no Álbum Celebration Day). Foi vislumbrada primeiramente em estúdio em 1970 e em poucos shows em 1971 e 1972. Sua estrada até a notoriedade começou em 1979 durante as ultimas turnês do Zeppelin.
Espero que vocês tenham gostado dessa pequena lista em breve farei mais listas relacionando as guitarras clássicas de outros grandes nomes da música
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps