Psychobilly: O Power Psychobilly, ou "Powerpsycho"
Por Diego Baldraco
Fonte: Psychobilly Brasil
Postado em 01 de maio de 2016
Por Rocker G.T.
Afaste as crianças, as mocinhas sensíveis e as vovós com pressão alta porque agora vamos partir pra ignorância, vamos falar um pouco sobre o "Powerpsycho"!
Como já estamos cansados de saber, uma das raízes do Psychobilly é o Punk Rock. Alias , entre os amigos ainda não conheci nenhum musico (mas claro que deve ter) que já começou direto na primeira banda tocando psycho, a maioria que eu conheço veio de bandas de punk ou de metal para o lado negro, contribuindo com a questão da diversidade do estilo.
E assim como tem uma galera que vem do Rockabilly e não gosta do som mais porrada também tem aquele outro tipo de gente que sofre de problemas dos nervos e não aguentaria ouvir um CD inteiro de uma banda mais "old school".
Essa galera de pouca paciência é responsável por manter subgêneros do Psychobilly como o Punkabilly, Thrashabilly e Killbilly repleto de bandas mais pesadas que um contêiner de empilhadeiras.
Estamos falando de bandas como Cenobites, Battle Of Ninjamanz, Calavera, Hellbillies, Mad Mongols, Banane Metalic, Barnyard Ballers, Madsin, etc. E algumas que vão ainda além na utilização de elementos do thrash/black nas suas músicas como Sinshifters e Pagan Dead.
Vale lembrar que no powerpsycho o metal é apenas uma influencia que ajuda a definir o peso e a estrutura das músicas mas não agregando mais nada do que se pode definir como Heavy Metal, o "billy" ainda tem que estar lá. A herança é essa, a agressividade e velocidade.
Aqui no Brasil já temos um jeito bem mais agressivo de fazer o psychobilly, talvez por influencia dos Catalepticos, que foi a banda que alavancou o gênero no Brasil inteiro e isso pode ser percebido em qualquer banda que veio depois incluindo bandas como Skizoyds, Frenetic Trio e Skullbillies.
Abaixo alguns exemplos de boas bandas de powerpsycho, começando pelos russos do Meantraitors, banda que esteve no Psychocarnival de 2016 e que vem distribuindo pancada desde 1989. Nesta música abaixo, do álbum Titanic Music o "rabeco" leva mais tapa que todos que o Seu Madruga já levou da Dona Florinda e é um bom exemplo que não só com overdrive se faz um som nervoso:
Nekromantix - Monster Metal:
Esta banda clássica tem uma sonoridade bem característica e distinta, juntando o vocal um pouco mais melódico de Kim Nekroman com uma base influenciada pelo punk/metal:
Numbskulls - The witch
Banda furiosa que contava com o baixista Strangy, da formação original do Klingonz... riffs pesadaços e slap ultra ligeiro:
Cenobites - One of Them
Esta música é do álbum autointitulado de 1997, de lá para cá esta ótima banda vem se aproximando cada vez mais do metal, mas sem deixar de ser Psychobilly:
Barnyard Ballers - Crazy Bastards
Uma das músicas que mais agitam a galera no show dos Barnyard:
Mad Sin - 50 Miles From Nowhere
Uma pancada perfeita para o wreck:
Evil Delusions - Hotrod Hillbillies
Uma ótima combinação de influencias, com riffs de psychobilly e andamento heavy metal:
Super Wood Chuck Zero One - Dinosaurs
As bandas japonesas são sempre mais loucas, esta aqui pegou um clássico porrada da banda Sting-Rays e deixou ainda mais doentio:
The Astounding Roy Gorbinsons - Wet Dreams On Elm Street
Um som pesado para se escutar em um momento de raiva:
Deixando a melhor banda por ultimo, os brasileiros do Catalepticos com Serial Joe:
E aí, quais são as suas preferidas?
Psychobilly - Tudo sobre o gênero
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps