Guitarras, sintetizadores e gaitas de fole: bandas alemãs com influência medieval
Por Karen Batista
Fonte: Alternativo Alemão
Postado em 25 de outubro de 2015
Na Alemanha, uma das cenas mais fortes é a das bandas de Mittelalter Rock, ou rock medieval. Atraindo um público bastante variado - de góticos e metaleiros a famílias com integrantes de todas as idades - essas bandas unem instrumentos de uso multicentenário a diferentes níveis de influências do rock, do metal e até mesmo da música eletrônica (quando os sintetizadores predominam sobre as guitarras, aplica-se o rótulo folktronica ou electro-medieval).
Como existem muitas bandas do gênero dignas de menção, esta passa a ser uma outra série de artigos, paralela à série "Além do Rammstein: destaques recentes da cena alemã", e as bandas que porventura não aparecerem aqui aparecerão em futuros artigos da série.
O TANZWUT surgiu a partir da já tradicional banda CORVUS CORAX - o Corvus Corax ficou estabelecido como a banda para eventos medievais, e o Tanzwut, como a banda para festivais de rock e metal.
O Tanzwut apela para uma estética bem mais sombria, além da influência fortíssima do metal industrial. Contudo, o elemento medieval continua presente nas gaitas de fole, na temática das músicas e claro, no personagem mais popular do período medieval: o Diabo, devidamente representado pelo vocalista TEUFEL, sempre caracterizado com seus "chifres".
Um tema muito popular na idade média era a Dança Macabra - uma alegoria representando a morte como uma dança, da qual ninguém estava livre de participar. É com o nome em latim desta alegoria que se apresenta uma das mais importantes bandas da cena Mittelalter: o SALTATIO MORTIS.
O Saltatio Mortis, contudo, não parou na idade média: a banda brinca livremente com anacronismos, como a mistura do medieval com o circense, o moderno, o futurista e o vitoriano no mais novo trabalho dos caras, lançado neste ano:
E por fim o HEIMATAERDE, que une música eletrônica dançante ao som de uma gaita de fole e apresentam-se caracterizados como cavaleiros templários.
Possivelmente, são a banda que apresenta o contraste de elementos mais forte dentre as bandas com influência medieval.
Em futuros artigos, outras bandas alemãs de rock medieval assim como de vários outros gêneros serão apresentadas aos fãs brasileiros germanófilos. Por enquanto, para aqueles que ainda não conferiram as matérias anteriores com os destaques recentes da cena alternativa alemã, confiram os artigos da série publicados até agora:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Dave Lombardo comenta lenda dos 33 minutos de "Reign in Blood"
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Metallica jogou fora o manual do heavy metal, segundo James Hetfield
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
Guitarrista de Michael Jackson mudou a vida de Nita Strauss
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
Iron Maiden se manifesta sobre apagão em show de Paris
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
Queen + Adam Lambert acabou? O próprio vocalista responde
As 20 músicas mais subestimadas do Iron Maiden, em lista da Classic Rock
A opinião de Mark "Barney" Greenway, do Napalm Death, sobre Lemmy e o Motörhead


Téléphone: A banda que revolucionou a música francesa
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney


