Jimi Hendrix: os anos antes da fama
Por Allan Francisco G. Camilo
Fonte: Rock On
Postado em 17 de agosto de 2015
Em 27 de novembro de 1942 na cidade de Seattle, em Washington nos EUA, nasce JIMI HENDRIX. O nome dado pela mãe, com a qual viveu por pouquíssimo tempo, foi Johnny Allen Hendrix. Algum tempo após o nascimento do garoto, Lucille Hendrix decidiu entregá-lo a familiares e "viver a vida". Seu pai, Al Hendrix, foi à guerra em 1942. Ele retorna três anos depois e vai à casa de sua irmã buscar o jovem Hendrix. Como primeiras e principais providências, o pai aluga um quarto para os dois e registra o garoto como James Marshall Hendrix. Então Lucille volta, fica por dois anos, tem outro filho e em seguida parte novamente. Dez anos depois um telegrama anuncia a sua morte por tuberculose.
Desde pequeno James não tinha jeito para os estudos, mas mesmo assim escrevia poemas retratando a natureza e fantasia. Tocava gaita desde os 4 anos e ao completar 12 ganha uma guitarra elétrica de seu pai. Por volta dos anos 1950, ele tenta reproduzir o que ouve nas rádios, criando seu próprio estilo de tocar. Apesar da ausência da mãe, o jovem estava em contato com os gostos dela, com "o toque da loucura e a sede de excesso". Aos 19, Jimi se junta às forças armadas em Kentucky, atuando como paraquedista no esquadrão de elite Screaming Eagles. Ele não voltaria mais para casa: começaria lá a sua grande jornada.
Permanece no grupo por cerca de 14 meses, e durante esse período tocou guitarra no quartel - fato do qual seus companheiros não gostavam nada. O pai envia-o uma outra guitarra, de segunda mão, acompanhada de um amplificador pequeno e potente, para a qual o guitarrista reservava momentos de solidão para dedilhar. Na época, as rádios tocavam blues e gospel, mas o que predominava era country e Jimi buscava acompanhar esses estilos em seu instrumento. Conhece BILLY COX, um contrabaixista, na 101ª Divisão Aerotransportadora, e logo em seguida ambos juntam-se a um baterista que atuava na mesma divisão de Hendrix. Os três então começam a tocar em festas da base e nos arredores do Fort Campbell.
Declara que atuou em mais de 40 formações diferentes em um período de quatro anos, das cidades de Nashville a Los Angeles, após completar 20 anos (e deixar o exército). Fez parte das caravanas de: JACK WILSON, SAM COOKE, CHUCK JACKSON, SOLOMON BURKE, WILSON PICKETT, JAMES BROWN, OTIS REDDING, ARTHUR CONLEY e JOE TEX. Em Nashville integra à caravana de B.B. KING. Depois de viajar para o Canadá, é reconhecido por LITTLE RICHARD, que em 1963 começa a tocar com ele. Ganhavam pouco, o suficiente para cobrir as despesas com hotéis baratos, sendo que muitas vezes só comiam sanduíches. Logo, Jimi não aguentou e partiu.
Agora em Los Angeles, se junta a Ike e Tina Turner. O grupo só se torna famoso em 1969, quando fazem um tour com os Rolling Stones pelo país. Mas Hendrix não acreditava ser o suficiente, ele queria "SER" o espetáculo por conta própria, por isso parte para Chicago onde encontra MUDDY WATERS, que diz "Vá para Nova York!". Ele segue o conselho.
Algumas vezes foi mal recebido e ganhava pouco. Se não havia dinheiro para um hotel e se não tinha amigos por perto, ele acabava dormindo na rua. No Harlem, continuou com a tradição de fazer poemas, e agora crescia um sentimento de solidão dentro dele. Essas poesias serviram de base para músicas que ia compôr posteriormente na Inglaterra. Ainda no bairro nova-iorquino, começa a tocar no Palm Café. Lá conhece Fayne Pridgeon que o indica para os Isley Brothers. Mais tarde, ele chama-a de Foxy Lady. Ganha mais reputação ao atuar com o grupo, chamando a atenção de CURTIS KNIGHT que leva-o para a banda SQUIRES. Tocavam em Nova York para um público quase totalmente formado por brancos, e agora era mais bem visto, o que faz com que ganhe mais, resultando na aquisição de sua primeira guitarra comprada com o próprio dinheiro: uma Fender Stratocaster.
Mais popular, monta seu próprio grupo no Greenwitch Village, no qual era líder, contudo os demais integrantes não eram fixos. Eles eram conhecidos como JIMMY JAMES AND THE BLUE FLAMES. O "garoto negro" atraiu interessados para o bairro, como o jornalista Al Aronowitz (do Washington Post) e de KEITH RICHARDS. Começa a tocar no Café Au Go Go e mais interessados aparecem: dessa vez os ícones ROLLING STONES, BOB DYLAN e BEATLES. Em seguida, volta à Nova York para tocar no Café Wha, onde conhece o baixista dos ANIMALS: CHAS CHANDLER. Chas torna-se seu empresário e em 1966 os dois vão para Londres tentar a fama. À princípio Jimi pensa duas vezes, mas aceita a proposta de fazer a viagem.
Finalmente em Londres, no final de 1966, adota o nome "Jimi Hendrix".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Masters of Voices, que reúne Edu Falaschi e Tim Ripper, anuncia tour sul-americana
O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
A música subestimada do Metallica que Lars diz ser um enrosco pra tocar ao vivo
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
A banda que Joey Ramone disse que mais o inspirava; "Uma experiência de corpo e mente"
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
Por que Kurt Cobain detestava Phil Collins, Axl Rose e o Grateful Dead
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince adorou quando ouviu
Como Angela Gossow se juntou ao Arch Enemy, de acordo com Michael Amott
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
O gênero musical que nunca será tão relevante quanto o rock, segundo Gene Simmons
As músicas dos Beatles que Eric Clapton não suportava ouvir
O disco clássico que fez Steve Vai começar a tocar guitarra


A lendária banda de rock progressivo que quase anunciou Jimi Hendrix como guitarrista
Jimi Hendrix quase entrou numa banda que viraria o Emerson, Lake & Palmer?
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
O único nome realmente genial do "Clube dos 27", segundo Sérgio Martins
A banda que era "maior do que Jimi Hendrix" para Ritchie Blackmore, e que hoje poucos conhecem
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


