Terrorizer: a primeira "super banda" da música extrema

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Leonardo M. Brauna, Fonte: Terrorizer
Enviar correções  |  Ver Acessos

Ao contrário do que muitos acreditam, TERRORIZER surgiu em 1986, como banda, não como 'projeto'. Até a sua primeira dissolução em 1989, os seus membros passaram a dedicar-se às suas outras bandas, no caso, DAVID VINCENT (baixo), que já estava no MORBID ANGEL no corrente ano de 1986; PETE SANDOVAL (baterista) que também foi para o mesmo grupo em 1988; JESSE PINTADO (guitarra) que se juntou ao NAPALM DEATH em 1989 e OSCAR GARCIA (vocal) que em 1987 entrou para a banda NAUSEA.

Ninguém é perfeito: os filhos "bastardos" de pais famososSeparados no nascimento: Cazuza e Lauro Corona

A banda foi formada em Los Angeles, Califórnia, e apesar dos poucos registros é considerada um dos maiores nomes do 'Death/Grind', ou como algumas pessoas preferem, 'Grindcore'.

Em 1987 sai o primeiro trabalho de estúdio, a demo 'Nightmares', no ano seguinte a segunda é lançada com apenas o título da banda, mas que foi gravada também no ano antecedente. Em 1988 um 'Split' é lançado com o NAUSEA onde o TERRORIZER registra seis canções de uma apresentação ao vivo. Todos esses registros foram feitos com o primeiro baixista, ALFRED 'GARVEY' ESTRADA.

87' demo
87' demo

A consolidação da banda no cenário mundial veio com o seu primeiro álbum oficial, 'World Downfall' lançado no dia 13 de novembro de 1989. A britânica 'Earache Records' cedeu espaço para a banda e a produção ficou a cargo de VINCENT, tendo como engenheiro de som, 'Scott Burns'. VINCENT, que apareceu no ano de produção, substituiu GARVEY e ainda consta nos créditos do álbum como 'vocalista' ao lado de GARCIA. Tal ocorrência foi desmentida anos depois por PET em entrevista à revista 'Road Crew' Nº 161: "Vocês estão todos errados, cara! DAVID nunca, nunca mesmo cantou se quer uma palavra em 'Wolrd Downfall'. Foi uma mentira da gravadora ou algo do tipo. Tudo que ele fez foi tocar baixo em músicas que já tinham sido escritas há anos!" A pesar da declaração, o disco, desde a sua chegada, figura entre os melhores do gênero no que diz respeito à parte musical que sonoricamente beira à perfeição, nos contextos líricos que reflete num mundo de discórdia, revolta e exploração, assim como na arte da capa que representa bem todo os seus temas. Um terço das letras foram migradas do NAUSEA, herança de seu então vocalista, OSCAR. Infelizmente a banda se dissolveu antes mesmo do seu lançamento. Duas faixas tiveram mais atenção em outras 'camadas', 'Fear of Napalm' entrou como tema do jogo 'Grand Theft Auto IV: The Lost and Damned' e 'Dead Shall Rise' que foi trilha sonora para outro jogo, 'Splatterhaouse'.

David Vincent, Oscar Garcia, Jesse Pintado, Pete Sandoval (agachado)
David Vincent, Oscar Garcia, Jesse Pintado, Pete Sandoval (agachado)

Em 2003 saiu um 'Bootleg' contendo duas sessões de ensaios da banda em 1987, esse disco também vem divido com o NAUSEA e MAJESTY. Ainda referente àquela época saiu 'Re-animating the Dead' contendo quatro canções.

Em 2005 ouviam-se rumores de que a formação original da banda voltaria, no entanto apenas JESSE e PETE fizeram o retorno. Com contrato assinado pela 'Century Media Records' a banda lança no dia 22 de agosto de 2006, o álbum, 'Darker Days Ahead' com ANTHONY REZHAWK nos vocais e TONY NORMAN (MONSTROSITY, MORBID ANGEL) no baixo. Uma semana depois de seu lançamento, a pior de todas as fatalidades, JESSE PINTADO morre aos 37 anos de idade vítima de complicações no fígado. Ele estava internado num hospital na Holanda com 'coma induzido' e sofria de um alto grau de diabetes, o seu "exagero" com bebidas facilitou a incidência de 'insuficiência hepática' que o levou à morte. O álbum, então não foi recebido com os mesmos méritos do anterior, pois as pessoas esperavam algo na linha antiga, porém o seu conteúdo revelou uma banda mais focada no 'Death Metal' que mesmo o 'Grindcore'.

Tony Normam
Tony Normam

Em 2009 em seu 'MySpace' a banda lança a faixa 'Hordes of Zombies' como demonstração do novo álbum. Em junho de 2011 os membros assinam com o selo independente 'Season of mist' e passam o restante do ano e o começo de 2012 gravando o próximo 'Full-length'. KATINA CULTURE, guitarrista que já estava trabalhando com a banda desde 2009, tinha recebido a missão de substituir JESSE PINTADO, DAVID VINCENT retorna mais uma vez ao posto de "baixista" desde 2011, mas apesar dos créditos, PETE SANDOVAL esclarece mais uma vez na já citada entrevista: "Ele (N.R.: David Vincent) foi um músico de estúdio em 'World Downfall' e em 'Hordes of Zombies'. Ponto final. E nunca fez parte do TERRORIZER, antes mesmo de achar que fazia..."

Pete Sandoval, Anthony Rezhawk, Katina Culture
Pete Sandoval, Anthony Rezhawk, Katina Culture

Em novembro de 2012, SANDOVAL anunciou que o TERRORIZER estava escrevendo material para o quarto álbum de estúdio. Esperaremos então essa nova resolução.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Terrorizer"


Ninguém é perfeito: os filhos bastardos de pais famososNinguém é perfeito
Os filhos "bastardos" de pais famosos

Separados no nascimento: Cazuza e Lauro CoronaSeparados no nascimento
Cazuza e Lauro Corona

Tatuagens: Homenagens à banda Iron Maiden na pele dos fãsTatuagens
Homenagens à banda Iron Maiden na pele dos fãs

Antes da fama: Atores que apareceram em clipes do Korn, Offspring, Aerosmith e outrosAntes da fama
Atores que apareceram em clipes do Korn, Offspring, Aerosmith e outros

Massacration: saiba quem é o baterista que tocava de verdadeMassacration
Saiba quem é o baterista que tocava "de verdade"

Eyes Of Shiva: por onde andam os ex-integrantes da banda?Eyes Of Shiva
Por onde andam os ex-integrantes da banda?

Metallica: Dave Mustaine queria assistir a banda no Rock in Rio?Metallica
Dave Mustaine queria assistir a banda no Rock in Rio?


Sobre Leonardo M. Brauna

Leonardo M. Brauna é cearense de Maracanaú e desde adolescente vive a cultura do Rock/Metal. Além do Whiplash, o redator escreve para a revista Roadie Crew e é assessor de imprensa da Roadie Metal. A sua dedicação se define na busca constante por boas novidades e tesouros ainda obscuros.

Mais matérias de Leonardo M. Brauna no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336