Terrorizer: a primeira "super banda" da música extrema
Por Leonardo M. Brauna
Fonte: Terrorizer
Postado em 02 de outubro de 2013
Ao contrário do que muitos acreditam, TERRORIZER surgiu em 1986, como banda, não como ‘projeto’. Até a sua primeira dissolução em 1989, os seus membros passaram a dedicar-se às suas outras bandas, no caso, DAVID VINCENT (baixo), que já estava no MORBID ANGEL no corrente ano de 1986; PETE SANDOVAL (baterista) que também foi para o mesmo grupo em 1988; JESSE PINTADO (guitarra) que se juntou ao NAPALM DEATH em 1989 e OSCAR GARCIA (vocal) que em 1987 entrou para a banda NAUSEA.
A banda foi formada em Los Angeles, Califórnia, e apesar dos poucos registros é considerada um dos maiores nomes do ‘Death/Grind’, ou como algumas pessoas preferem, ‘Grindcore’.
Em 1987 sai o primeiro trabalho de estúdio, a demo ‘Nightmares’, no ano seguinte a segunda é lançada com apenas o título da banda, mas que foi gravada também no ano antecedente. Em 1988 um ‘Split’ é lançado com o NAUSEA onde o TERRORIZER registra seis canções de uma apresentação ao vivo. Todos esses registros foram feitos com o primeiro baixista, ALFRED ‘GARVEY’ ESTRADA.
A consolidação da banda no cenário mundial veio com o seu primeiro álbum oficial, ‘World Downfall’ lançado no dia 13 de novembro de 1989. A britânica ‘Earache Records’ cedeu espaço para a banda e a produção ficou a cargo de VINCENT, tendo como engenheiro de som, ‘Scott Burns’. VINCENT, que apareceu no ano de produção, substituiu GARVEY e ainda consta nos créditos do álbum como ‘vocalista’ ao lado de GARCIA. Tal ocorrência foi desmentida anos depois por PET em entrevista à revista ‘Road Crew’ Nº 161: "Vocês estão todos errados, cara! DAVID nunca, nunca mesmo cantou se quer uma palavra em ‘Wolrd Downfall’. Foi uma mentira da gravadora ou algo do tipo. Tudo que ele fez foi tocar baixo em músicas que já tinham sido escritas há anos!" A pesar da declaração, o disco, desde a sua chegada, figura entre os melhores do gênero no que diz respeito à parte musical que sonoricamente beira à perfeição, nos contextos líricos que reflete num mundo de discórdia, revolta e exploração, assim como na arte da capa que representa bem todo os seus temas. Um terço das letras foram migradas do NAUSEA, herança de seu então vocalista, OSCAR. Infelizmente a banda se dissolveu antes mesmo do seu lançamento. Duas faixas tiveram mais atenção em outras ‘camadas’, ‘Fear of Napalm’ entrou como tema do jogo ‘Grand Theft Auto IV: The Lost and Damned’ e ‘Dead Shall Rise’ que foi trilha sonora para outro jogo, ‘Splatterhaouse’.
Em 2003 saiu um ‘Bootleg’ contendo duas sessões de ensaios da banda em 1987, esse disco também vem divido com o NAUSEA e MAJESTY. Ainda referente àquela época saiu ‘Re-animating the Dead’ contendo quatro canções.
Em 2005 ouviam-se rumores de que a formação original da banda voltaria, no entanto apenas JESSE e PETE fizeram o retorno. Com contrato assinado pela ‘Century Media Records’ a banda lança no dia 22 de agosto de 2006, o álbum, ‘Darker Days Ahead’ com ANTHONY REZHAWK nos vocais e TONY NORMAN (MONSTROSITY, MORBID ANGEL) no baixo. Uma semana depois de seu lançamento, a pior de todas as fatalidades, JESSE PINTADO morre aos 37 anos de idade vítima de complicações no fígado. Ele estava internado num hospital na Holanda com ‘coma induzido’ e sofria de um alto grau de diabetes, o seu "exagero" com bebidas facilitou a incidência de ‘insuficiência hepática’ que o levou à morte. O álbum, então não foi recebido com os mesmos méritos do anterior, pois as pessoas esperavam algo na linha antiga, porém o seu conteúdo revelou uma banda mais focada no ‘Death Metal’ que mesmo o ‘Grindcore’.
Em 2009 em seu ‘MySpace’ a banda lança a faixa ‘Hordes of Zombies’ como demonstração do novo álbum. Em junho de 2011 os membros assinam com o selo independente ‘Season of mist’ e passam o restante do ano e o começo de 2012 gravando o próximo ‘Full-length’. KATINA CULTURE, guitarrista que já estava trabalhando com a banda desde 2009, tinha recebido a missão de substituir JESSE PINTADO, DAVID VINCENT retorna mais uma vez ao posto de "baixista" desde 2011, mas apesar dos créditos, PETE SANDOVAL esclarece mais uma vez na já citada entrevista: "Ele (N.R.: David Vincent) foi um músico de estúdio em ‘World Downfall’ e em ‘Hordes of Zombies’. Ponto final. E nunca fez parte do TERRORIZER, antes mesmo de achar que fazia..."
Em novembro de 2012, SANDOVAL anunciou que o TERRORIZER estava escrevendo material para o quarto álbum de estúdio. Esperaremos então essa nova resolução.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
O melhor e o pior disco do Sepultura, de acordo com a Metal Hammer
O clássico do Metallica que fez James Hetfield se encolher: "Aquilo foi ruim"
Morre aos 60 anos Tommy DeCarlo, vocalista da banda Boston
Os 5 álbuns e metal que moldaram Mayara Puertas, vocalista do Torture Squad
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
A música do Thin Lizzy que sempre deixa James Hetfield de bom humor
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O melhor guitarrista dos anos 1980, segundo Ritchie Blackmore: "Ele é absurdo"
Tommy DeCarlo morreu exatamente 19 anos depois que Brad Delp, vocalista original do Boston
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil


Baterista Pete Sandoval (Terrorizer, ex-Morbid Angel) revela diagnóstico de autismo
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal
Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte


