Jimmy Page: parabéns pelo seu aniversário e pela sua obra
Por David Oaski
Fonte: Ideologia Rock
Postado em 09 de janeiro de 2013
Jimmy Page completa hoje 69 anos. Esse genial guitar hero britânico fundador de uma das maiores bandas de todos os tempos, o Led Zeppelin e que brinda ouvidos há décadas com seu talento, habilidade e timbre único, dignos do gênio que ele é.
Além de ser um dos guitarristas mais queridos do público de rock, também é considerado pela crítica especializada um dos melhores no instrumento das seis cordas em todos os tempos, comumente ficando somente atrás de Jimi Hendrix e Eric Clapton, quando muito.
Page iniciou sua carreira como músico profissional no começo da década de 60, participando de inúmeras gravações, sendo que apesar de algumas controvérsias sobre a participação ou não do músico em algumas gravações, é certo que ele colaborou com gente do calibre de Rolling Stones, The Who, The Kinks e Eric Clapton, tendo participado de cerca de 60% (!) das gravações de rock produzidas entre 1963 e 1966. Toda essa experiência como coadjuvante serviu para que Jimmy acumulasse bagagem e para que atingisse o máximo do seu potencial técnico e criativo nos anos seguintes.
Após essa fase, já cansado da rotina de músico de estúdio, Page aceita um segundo convite para entrar para a banda The Yardbirds, que já havia tido em sua formação Eric Clapton e contava com seu amigo Jeff Beck. Apesar da formação cheia de talento, a banda nunca conseguiu grande repercussão comercial e as divergências sobre os rumos sonoros do grupo ocasionaram seu fim. Page então decidiu continuar com o nome da banda, incluindo apenas uma palavra: The New Yardbirds.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Após algumas mudanças em sua formação, o New Yardbirds encontrou a composição que seria a formação clássica do Led Zeppelin, com Page, Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham. Já no primeiro ensaio, resolveram desvincular-se do nome da antiga banda e batizaram com o nome clássico. A química fluiu de imediato e a partir daí toda a experiência e talento de Page encabeçariam de maneira genial as composições da banda.
Auxiliado pelos três excelentes e talentosos companheiros, lançou nove álbuns de estúdio oficiais (sendo o último, "Coda" com sobras de estúdio), incluindo os clássicos "Led Zeppelin IV" e "Physical Graffiti", obras primas do rock. Ao longo de dez anos, foram composições repletas de inspiração, com boas doses de psicodelia em diversos momentos, com influências de blues, rock, reggae, funk, música celta, erudita e tudo mais que pintasse na frente da poderosa banda. Além dos discos, foram infinitas apresentações épicas, com horas de duração e banda e plateia em total sintonia, gerando uma catarse única com o poder das canções chapadas e viajantes da banda. A banda também possuía toda uma áurea misteriosa em torno de si, já que haviam fortes rumores do envolvimento de Page com magia negra, o que até certo ponto é verdade, já que ele realmente demonstrava grande interesse pelo assunto na época.
A banda terminou em 1980, com a morte de John Bonham, sufocado em seu próprio vômito após uma bebedeira. Os integrantes remanescentes concluíram que seria impossível continuar com a banda sem um dos quatro integrantes originais, o que se mostrou uma decisão acertada, pois além do argumento ser verdadeiro, a banda já não se encontrava no auge criativo e com a ascensão do movimento punk rock no final dos anos 70 não se sabe o que aconteceria com a banda. Ou seja, eles pararam na hora certa.
Após o fim da banda, eles se reuniram ocasionalmente em alguns eventos especiais, incluindo uma apresentação que virou DVD no final do ano passado, gravado em 2007, na O2 Arena, em Londres, com Jason Bonham na bateria (filho de John), mostrando que a mágica e a química entre os integrantes sobreviveu intacta ao decorrer dos anos.
Nesse intervalo, Page se envolveu em alguns outros projetos, como os supergrupos The Honeydrippers (formado por Plant com diversos músicos convidados) e o The Firm (que tinha como vocalista, o brilhante Paul Rodgers, ex Free e Bad Company). Além de um disco acústico Mtv ao lado de Robert Plant nos anos 90.
Genial. Não há definição melhor para Jimmy Page. Esse cara nos deixou uma herança eterna através da grande banda que formou, obras como "Stairway to Heaven", "Kashmir" e "Rock And Roll" rodearão para sempre a cultura pop transformando a arte do Led Zeppelin e, principalmente de Page, em eterna. Portanto, apesar dos 69 anos completos hoje, Jimmy Page e seu zepelim de chumbo são eternos.
Parabéns Jimmy Page, não só pelo aniversário, mas também por toda contribuição à cultura da nossa raça humana. Em nome de todas as pessoas que se acalmam e mudam o estado de espírito ao ouvir um solo, um riff ou um acorde seu que seja, eu o agradeço.
David Oaski
Disponível também em:
http://rockideologia.blogspot.com/2013/01/parabens-jimmy-page-pelo-seu.html
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angra confirma mais um show da turnê de 30 anos de "Holy Land", agora em Belo Horizonte
A banda que Jack Black diz que destruiu o rock por ser grande demais
Black Label Society confirma shows no Brasil e apresentação exclusiva do Zakk Sabbath
3 músicas lendárias do metal nacional que são um convite à nostalgia
A única banda que uma criança precisa ouvir para aprender rock, segundo Dave Grohl
Ferraris, Jaguars e centenas de guitarras: quando astros do rock transformaram obsessões em estilo
Ela é vigária, grava com o Dragonforce e quer o Iron Maiden tocando em sua igreja
O guitarrista "bom demais" para ter hit, segundo Blackmore; "jeito muito especial de tocar"
Álbum perdido do Slipknot ganha data de lançamento oficial
Slayer vem ao Brasil em dezembro de 2026, segundo José Norberto Flesch
Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
A atual opinião de Tarja Turunen sobre turnê de reunião com Nightwish e Marko Hietala
Saturnus confirma primeiro show no Brasil; banda tem disco inspirado em Paulo Coelho
Joe Lynn Turner conta como foi se livrar da peruca aos 70 anos
Randy Blythe (Lamb of God) admite que todo mundo tremeu em "Back to the Beginning"
O hit de Ricky Martin que seria resposta a Renato Russo e símbolo da admiração entre eles
A crítica de Lobão a Caetano Veloso por comentário sobre Paulo Ricardo
O dia que Red Hot Chili Peppers se ofendeu com comentário de jornalista brasileiro
O show em que Plant e Bonham perceberam que o Led Zeppelin havia se tornado uma banda gigante
A música que até o Led Zeppelin achou complicada demais para levar ao palco
A banda que o Cream odiava: "Sempre foram uma porcaria e nunca serão outra coisa"
O guitarrista que Ace Frehley considerava "um mago"
A música do Led Zeppelin que começa com um erro; "Vai assim mesmo"
Álbuns clássicos do rock e metal que quase tiveram outros nomes, segundo a Loudwire
Quando, bem antes da morte de Bonham, Plant sentiu que o Led não valia mais a pena
Os álbuns dos anos 1970 que já foram considerados heavy metal, segundo a Loudwire
A opinião de Slash sobre o clássico "Whole Lotta Love" do Led Zeppelin
As bandas seminais de rock que Sting abominava; "eu simplesmente odiava"
Max Cavalera e os detalhes de sua saída do Sepultura, incluindo como e quando aconteceu
Primórdios: O Rock Brasileiro da década de 50
