Ghost: Ritual performático heavy psicodélico
Por Aline Luz
Fonte: Invisible Oranges
Postado em 23 de dezembro de 2012
Um apanhado de tendências e estilos do heavy rock, underground e mainstream.
Banda sueca formada em 2008 que está sendo, com certeza, um dos melhores exemplos de heavy psych e heavy metal tradicional atualmente. Lançaram seu primeiro disco Opus Eponymous em 2010, muito bem aclamado pela crítica.
Com influência de King Diamond e também das bandas de Heavy Metal dos anos 70 e início dos 80, resgatam as origens do estilo sem cair no saudosismo.
A sonoridade da Ghost vem sendo descrita como uma mistura de MERCYFUL FATE com BLUE ÖYSTER CULT, e ainda incluo COVEN e BLACK SABBATH.
O rock psicodélico pesado (vulgo Heavy psych) é um elemento que possui recorrências no trabalho da banda, que vão desde características sonoras e temáticas, até à visualidade retrô apresentada em seu primeiro disco.
Esse é um dos rótulos dados à cena heavy rock ocultista do final dos anos 60 e início dos anos 70, que teria dado origem ao Heavy Metal.

Outra característica forte da banda é a teatralidade e o gosto pela fantasia, herdados também de KING DIAMOND e de outros performers, como ALICE COOPER, DAVID BOWIE, KISS, além do lendário ARTHUR BROWN (procure pelo CRAZY WORLD OF ARTHUR BROWN).
A banda também possui identidade secreta, sendo que 5 integrantes, chamados nameless ghouls, se apresentam totalmente encapuzados e o vocalista, Papa Emeritus, se apresenta com a pintura facial de uma caveira.
Por falar em Suécia, a sua vizinha Noruega é a terra natal do Black Metal, uma cena forte dos países nórdicos. Um dos itens da indumentária do Black Metal é a pintura corporal.

Outra característica do Black Metal é o satanismo e o ocultismo, o que também é o tema das letras da GHOST, assim como o de algumas de suas famosas influências.
Porém, diferentemente do Black Metal e de outras correntes que lidam com temáticas soturnas, a banda GHOST não é brutal e nem difícil de ouvir. Muito pelo contrário, são suave as hell \m/.
Isto de certa forma também é um resgate do início do heavy metal que, obviamente, sempre foi pesado, mas a partir dos anos 80 passamos a conhecer as formas mais extremas do desenvolvimento do estilo.
A banda GHOST é suave, de sonoridade clara, fetichistas, dramáticos e glamourosos. Lembram muito, como já dito, a fase dark e ocultista da bad trip hippie, ocorrida no final dos anos 60.

Além da cena heavy psicodélica, poderiam perfeitamente ter figurado em algum filme underground de KENNETH ANGER ou terem feito parceria com os ROLLING STONES, que estavam em sua época mais soturna (vide o disco "Their Satanic Majesties Request" (1967), e o show em Altamont, no ano de 1969).
A edição japonesa do disco Opus Eponymous, encerra com um cover de "Here Comes the Sun" dos BEATLES, que ganhou uma atmosfera ritualística e sublime, bem à maneira de ANGER, além de ter mantido a aura psicodélica. Obra Prima!
Mais informações:
http://www.popmatters.com/pm/review/132786-ghost-opus-eponymous/
Siga e receba novidades do Whiplash.Net:
Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps