Lord Sutch: o Shock Rock Pré-Alice Cooper
Por Karoline Rodrigues
Fonte: Estronho
Postado em 21 de dezembro de 2012
Screaming Lord Sutch, foi um dos primeiros a usar cabelo comprido no meio do Rock N' Roll, isso mesmo, antes dos Beatles. Lord Sutch era um cantor performático voltado ao horror, que iniciou sua carreira nos anos 60! Ou seja, o cara já praticava um Shock Rock (rock’n’roll com performances teatrais assustadoras) quase uma década antes de Alice Cooper, que para mim era o pioneiro desse tipo de apresentação.
Com sua banda The Savages, ele aprontava muitas macaquices no palco, com direito a caixão, fantasias, facas, gritos e diversas outras doideiras, sob o som tradicional da época. Confira aí dois momentos ao vivo, para ter uma ideia:
E não pense que era qualquer Zé Mané que o acompanhava na banda, não! Entre os músicos que fizeram parte das diversas encarnações do The Savages, Lord Sutch já teve nomes como Jimmy Page e Ritchie Blackmore! Page inclusive escreveu canções e produziu álbuns de Sutch.
Screaming Lord Sutch aprontou muito por aí, e entre seus feitos podemos destacar:
- Foi um dos primeiros artistas cabeludos, antes mesmo dos Beatles;
- Criou a Radio Sutch, uma rádio pirata;
- Fundou o National Teenage Party, partido político através do qual tentou se eleger para fazer parte do parlamento britânico por mais de três décadas, sem sucesso;
- Teve seu disco "Lord Sutch and Heavy Friends" eleito o pior de todos os tempos, em uma pesquisa da BBC.
Em 1999 o lorde gritador se enforcou na sua residência em Londres. Sutch, então com 58 anos, deu cabo de sua vida em uma das inúmeras crises de depressão que tinha de tempos em tempos. Foi-se, mas deixou muita história para ser contada.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
A capa de álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson acha constrangedora
A música solo que Ozzy Osbourne não curtia, mas que os fãs viviam pedindo ao vivo
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
A pior música do pior disco do Kiss, segundo o Heavy Consequence
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
O clássico do Queen que Elton John achou título péssimo: "Vocês vão lançar isso?"
A música do Led Zeppelin que para Joe Perry tem o maior riff de todos os tempos
Queen: a história por trás da canção "I Want to Break Free"
O grande nome do Rock que recusou chance de tocar no Woodstock; "Não gosto de hippies"

Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton
Black Sabbath: os vocalistas misteriosos da banda



